Audiência Pública vai discutir a situação atual da Zika, Febre Chikungunya e Dengue no Amapá

*Graziela Miranda

O deputado estadual Dr. Furlan (PTB) realiza no dia 19 de fevereiro (sexta-feira) na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) a audiência pública que tem como tema “O combate ao Aedes Aegypti no Estado do Amapá: situação atual da Zika, Febre Chikungunya e Dengue”. A sessão está marcada para as 9h.

O evento visa entender os mecanismos de transmissão da Zika, os principais sintomas e o tratamento desta doença, além de traçar o perfil epidemiológico, da Febre Chikungunya e da Dengue no Brasil e no Amapá, que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A audiência também terá como objetivo saber qual é a estratégia de combate ao Zika vírus na Guiana Francesa e a situação atual da endemia naquele país.

Para isso, a audiência pretende reunir o coordenador da Vigilância em Saúde para falar sobre o cenário hoje no Amapá, o Exército, representantes do governo da Guiana Francesa, onde foram confirmados vinte casos de Zika vírus, e entomologistas, que irão expor a atual realidade do Aedes Aegypti.

Como desdobramento, a audiência pública pretende propor a criação de medidas integradas entre estado, municípios, instituições militares, ministério público para o combate ao Aedes Aegypti, como forma de prevenir a Zika e as outras doenças.

“Precisamos conscientizar a população e as autoridades constituídas e de organizações civis da gravidade que é este problema hoje a nível de mundo. Temos que conscientizar a população da importância de limpar os quintais e os arredores das nossas casas. Então por isso é muito importante que a população compareça e participe desta audiência, onde serão tiradas dúvidas sobre os sintomas da Zika e a relação dela com microcefalias, por exemplo” explicou o deputado Dr. Furlan.

Assessoria de Comunicação Dr. Furlan
Graziela Miranda
(96) 9 8133.2821

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *