ATENÇÃO CHEFS E COZINHEIROS DE TODO O ESTADO DO AMAPÁ!

ATENÇÃO CHEFS E COZINHEIROS DE TODO O ESTADO DO AMAPÁ!

Estão abertas as inscrições para o Concurso ENCHEFS AP que irá escolher 01 (um) dos 03 (três) Chefs indicados do Amapá ao Prêmio Nacional DÓLMÃ 2016 que acontecerá no estado do Amazonas.

Enchefs

O Concurso

O concurso I ENCHEFS AP 2016 tem como tema “Origem e originalidade na culinária amapaense”. Nele será definido 01 (um) Cozinheiro ou Chef de Cozinha para ser o finalista que participará do Encontro de Chefs do Brasil – ENCHEFS BR e ocupará uma das 03 (três) vagas destinadas aos concorrentes do Amapá ao Prêmio Nacional Dólmã 2016, o prêmio máximo da gastronomia brasileira, que esse ano será realizado no estado do Amazonas no período de 21 a 24 de outubro de 2016.

O tema desta primeira edição tem como inspiração o Festival Brasil Sabor AP: “Origem e originalidade na culinária amapaense”, que ocorrerá no período de 30/06 a 02/07 no SEBRAE Amapá e abrigará esta seleção dos chefs que atuam no Amapá.

O Festival visa promover a culinária amapaense através da apresentação das tradições e manifestações “tucujus” por meio da degustação de pratos a base de produtos e ingredientes da Amazônia, comercializados a preços acessíveis, ampliando assim, um leque de oportunidades de consumo de alimentos à população local e turistas, que além da programação do I ENCHEFS AP, conta com o Circuito Gastronômico com 20 (vinte) opções de pratos, o Cozinha Show com 09 (nove) apresentações de curiosidades de pratos já conhecidos e pesquisas recentes com os chefs de cozinha renomados na região, além de uma variada programação cultural.

REGULAMENTO

O concurso definirá 01 (um) dos 03 (três) Cozinheiros ou Chefs de Cozinha, que ocuparão as indicações do Estado de Amapá para o Prêmio DÓLMÃ 2016.

Para participar do Concurso Gastronômico ENCHEFS AP é necessário:

1) Ter ou completar 18 (dezoito) anos até a data do início do concurso (26/05//2016);

2) Ser Amapaense ou residir no estado há pelo menos 02 (dois) anos;

3) Ser cozinheiro profissional, podendo ou não ter formação em curso profissionalizante, técnico superior, ou superior na área de Alimentos, Cozinha ou Gastronomia.

4) Ter pelo menos 02 (dois) anos de experiência profissional, comprovado através de Curriculum Vitae (com endereço eletrônico e número de celular ou de contato inclusos).

  1. a) O candidato responde com a desclassificação do concurso por qualquer informação inverídica.

5) O candidato devera ter perfil pessoal na rede social facebook.

6) O candidato deverá apresentar 01 (um) prato de sua autoria ou com releitura de qualquer prato da cozinha regional amapaense.

  1. a) Cada candidato só concorre com 01 (uma) única receita (prato);
  2. b) A receita deve conter ingredientes da culinária regional Amapaense;
  3. c) O candidato deverá descrever ao final da receita, o porquê da escolha dos ingredientes;

7) O candidato deverá enviar seu Curriculum, a receita e a foto do prato escolhido, digitalizado, no período do dia 26 de maio a 10 de junho de 2016, até às 23h, para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]

  1. a) Serão desclassificados quaisquer e-mails após o horário estabelecido. O candidato receberá e-mail confirmando sua participação.

8) A comissão julgadora independente, que será formada por personalidade de relevante conhecimento/experiência da área, escolherá seis finalistas com base nos critérios apresentação, harmonização e paladar.

  1. a) A Comissão julgará a receita sem saber quem são os autores, para evitar decisões e/ou opiniões tendenciosas.
  2. a) A Comissão avaliará a receita bem como justificativa da escolha dos ingredientes e a foto do prato;

9) Os finalistas receberão a notificação oficial, por e-mail em dia após a realização da programação oficial.

  1. a) Serão desclassificados os concorrentes que tornarem público, via redes sociais, sua classificação, a receita e a foto do prato concorrente, observando o critério de imparcialidade da banca examinadora adotado por essa comissão.
  2. b) Cada finalista deve levar seus utensílios, instrumentos e pequenos materiais (processador, faca elétrica, liquidificador e panelas para placa de indução). E deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora para validar seu material complementar.
  3. c) Cada finalista terá 45 (quarenta e cinco) minutos para executar seu prato.
  4. d) Os finalistas poderão levar os grãos (feijão, grão de bico, lentilha, etc) demolhados.
  5. e) A demonstração do tema imposto deverá ser apresentada em 04 (quatro) pratos individuais, sendo: 01 (um) para foto e apreciação do público e 03 (três) para degustação do Júri.
  6. f) Todos os elementos contidos no prato deverão ser comestíveis, decorativos ou não.

10) Os finalistas deverão arcar com todos os seus insumos e pratos decorativos para a preparação e apresentação dos mesmos, para avaliação de júri especializado.

11) Os finalistas deverão estar trajados conforme definido pela Comissão Organizadora: calça preta, sapato preto e dólmã (viabilizado pela coordenação).

12) Todos os classificados receberão um certificado de participação no concurso ENCHEFS AP 2016.

Coordenação Estadual AP:

Aline Silva Lobo Moutinho

Luíz Fernando Pinto Garcia Júnior

Sandro Bello Barriga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *