Arte, cultura e alegria pra festejar Macapá, Cidade Jóia da Amazônia

Com o tema “Cidade Jóia da Amazônia”, a Prefeitura de Macapá comemora o aniversário da cidade entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. A programação prevê a ocupação de paradas de ônibus com grupos de samba, sarau na Praça Veiga Cabral, oficina gratuita de contação de histórias, mostra de teatro de rua e show de lançamento do CD comemorativo com músicas regionais.

 

A programação inclui diversos segmentos culturais, que tiveram suas participações garantidas por meio de seleção pública, ou a convite, da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). As comemorações encerrarão no Largo dos Inocentes, com a posse do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, no dia 4 de fevereiro.

Palhaços-IMG_0372

 

Programação

 

30 de janeiro (quinta-feira)

 

Samba nas Paradas de ônibus

Ao todo, 10 pontos de ônibus serão ocupados com o projeto “Samba nas Paradas”. Artistas e grupos como Lady Púrpura, Celine Guedes, Lula Gerônimo, Jorginho do Cavaco, Grupo Se Liga Aí, Trio Dilan Rocha, Trio Samba Lá, Guto Trio, Trio do Samba e Trio Marcelinho do Cavaco estarão, simultaneamente,  nos pontos de ônibus, a partir das 17h30.

 

31 de janeiro (Sexta-feira)

 

Sarau de 40 anos da Banca do Dorimar

 

Em atividade desde 1974, na Praça Veiga Cabral, a tradicional Banca do Dorimar completa este ano 40 anos, e a comemoração inicia com o aniversário da cidade. As homenagens ao pioneirismo contam com sarau na Praça Veiga Cabral, que receberá Exposições de Artes Visuais, Marabaixo, intervenções poéticas, apresentações musicais e Dança em estilos diversificados.

01  de fevereiro (Sábado)

 

Oficina de Contação de Histórias

 

A sequência de atividades foi idealizada para propiciar uma experimentação entre artistas interessados em produzir trabalhos na área da Contação de histórias. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada na Fumcult, aonde os interessados devem entregar o histórico de suas atividades na área artística. A oficina será ministrada por Adriana Cruz e Sandra Perlim (atrizes, contadoras de histórias e mestrandas em artes pela UFPA).

01 de fevereiro (Sábado)

 

Mostra de Teatro de Rua da Cidade

 

Quatro grupos de teatro de rua participarão da mostra que terá como palco a Praça da Rodovia do Curiaú, localizada no Bairro Jardim Felicidade I.

01 de fevereiro (Sábado)

 

Palco de Rock

 

Localizado na Praça da Bandeira, o Palco receberá, a partir das 19h, as bandas Vannecy, Stéreo Vitrola, Lord Galla Hell e Samsara Maya.

 

02 de fevereiro (Domingo)

 

Festa de Iemanjá

 

Dentre outras manifestações de matriz africana, rodas de capoeira com a União de Capoeiristas do Amapá (Unicap) e o Grupo Energia Pura serão realizadas a partir das 17h, em frente ao Trapiche Eliezer Levy. A programação é coordenada pelo Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e encerrará às 23h.

 

02 de fevereiro (Domingo)

 

Palco de Louvor

 

O palco da Praça da Bandeira volta a ser ocupado a partir das 19h, com grupos de dança e atrações musicais de louvor.

 

02 de fevereiro (Domingo)

 

Show de lançamento do CD Macapá 256 anos

 

A Prefeitura apresenta o show musical com a participação de 12 atrações que relembram composições que exaltam a cidade de Macapá. O evento será realizado na Praça da Caixa d’água do Buritizal.

03 de janeiro (Segunda-feira)

 

Macapá Eu Cuido

 

Em todo País, a participação de agentes privados em questões públicas tem sido amplamente discutida e várias empresas e profissionais liberais de diversas áreas já começaram a encontrar formas de disseminar a cidadania empresarial e pessoal, ou seja, a atuação da empresa e de pessoas individualmente com responsabilidade social. Nas comemorações dos 256 anos de Macapá, a Guarda Municipal receberá eco-bikes, doadas por uma empresa que atua no mercado local, já o Parque Zoobotânico, será presenteado com um orquidário. A solenidade acontecerá na sede da Prefeitura Municipal, tento a abertura com a música de Helder Brandão, às 17h.

 

 

Exposição Viva Orla

 

Em parceria com a Associação Macapaense de Artesãos e Artistas (Amaarte) a Prefeitura de Macapá apresenta a exposição “DNA (Parte I) /Direção Norte das Artes”, trabalho que tem como matéria prima madeiras e troncos retirados do Rio Amazonas em setembro do ano passado, durante ação integrada da PMM, que cuidou, com diversas ações, da Orla do Santa Inês.

 

vernissage acontecerá às 20h, com a música instrumental de Nonato Leal, no hall do Shopping Amapá Garden. As 30 peças permanecerão em exposição por quinze dias. De acordo com Jansen Rafael, presidente da Amaarte, o objetivo da parceria com o Projeto Orla Viva, coordenado pela Prefeitura, é divulgar o conceito de arte sustentável e de obras com a inclusão do grafismo e iconografias Maracá e Cunani. “A exposição mostra ao público amapaense o conceito renovável de arte sustentável, a partir da matéria prima retirada do Rio Amazonas”, destacou Jansen.

 

04 de fevereiro (Terça-feira)

 

Programação da Confraria Tucuju

 

No dia em que, oficialmente, se comemora a fundação de Macapá, a Confraria Tucuju realizará o encerramento da programação, no Largo dos Inocentes. Na ocasião, acontecerá também a posse do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O ato solene, previsto para iniciar às 14h, será um marco para as políticas de resgate e preservação da memória e do patrimônio cultural macapaense.

 

 

Paulo Rocha – Asscom Fumcult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *