A Caminho do Incra

Professora Marcivânia, que assumiu por alguns meses a vaga de deputada federal, deve assumir em breve o cargo de superintende do Incra do Amapá, indicada pelo Diretório Nacional do PT.

Mas pode ficar no cargo somente alguns meses, pois segue candidatíssima à Prefeitura de Santana.

  • E segue a política do loteamento de cargos entre os partidos políticos. Nao sei qual a formacao da prof. Marcivania, ela tem capacidade tecnica na area e conhecimentos sobre gestao????

    • A professora Marcivânia é formada em Letras e acadêmica de Direito… Independente da formação, ela tem algo que é maior que isso: vontade de fazer e sensibilidade para saber o que tem que ser feito! É complicado julgarmos as pessoas só pelo fato de estarmos desacreditados em decorrência de tantos situações que temos passado… Também sou formada em Letras, mas atualmente atuo na área da assistência social. Posso dizer que a minha dificuldade é a de todos: financeira. Entretanto, tento fazer o que me proponho e atender às famílias da melhor forma possível. Corro atrás para que as coisas funcionem. E tenho certeza de que a área, seja qual for, em que a professora Marcivânia seja indicada, ela fará um trabalho ímpar. Ela também já atuou no social. Foi secretária dessa pasta. E conseguiu fazer o que muitos não conseguiram. E deu um olhar novo ao social aqui em Santana. Desejo a ela muito sucesso neste novo desafio! As oportunidades aparecem e não podemos deixá-las escapar. Cabe a nós sabermos aproveitá-las ou não!

      • Vem por ai uma greve dos servidores publicos federal, e o desgaste que terá de enfrentar podera minar seu futuro politico. Tem coisa melhor para po futuro dela em outro local sem necessitar correr risco

  • Essa senhora para eleger-se gastou um mundão de dinheiro, não se sabendo de quem e de onde veio. Deveria – se não fosse o anacrõnico perfil político brasileiro – voltar para a sala de aula e ganhar seu salário com altivez.Aliás, as escolas públicas necessitam de professores em sala de aula – pelo menos os noticiários assim apregoam.Infelizmente assim caminha a politicagem brasileira.

  • Se você for a Santana, verá todo o trabalho do PT, ruas, escolas, obras acabas, lavador de carro ficando milionário, o chefe de gabinete e Marido da prof. Marcivânia colocando toda a prefeitura para trabalhar para ela, isso é Amapá, Brasil,,,,,,,vejam como está Santana e Macapá, e ainda tem gente que acredita nesses politicos….. em papai noel, coelho da pascoa,,,,,,,,,

  • O problema é o PT apoiar ela pra ser candidata, ela tem potencial e o PSOL tá de olho nisso, se o PT não quiser o PSOL e Randolfe estão de braços abertos pra apoiá-la nessas eleições.
    Vamos ver é cedo pra prever algo concretamente.

  • O problema é se o PT vai apoiá-la, pois o preferido é Zé Roberto. Se o PT não quiser Randolfe e PSOL estão de braços abertos.
    Mas ainda é cedo para prever algo concretamente.

    • Não sou do PT, mas se fosse militante torceria pela indicação da Marcivânia, pois se mostrou boa de briga na última eleição! Esperemos…

  • Acho que se Marcivania quiser ser Prefeita, deve ir pro PSB. Caso contrário, nao terá apoio do PT e o PSOL nao tem $$$$$ pra bancar sua candidatura.

  • Parabéns à professora Marcivânia. Ela tem mostrado ser uma grande lutadora e com certeza vai fazer um bom trabalho no Incra. Quanto à candidatura dela a prefeita, o povo de Santana com certeza vai abraçar a causa, que Santana está precisando de alguém que faça a reconstrução do município. Antes que me critiquem, não foi o PT que destruiu o município, foi o senhor Nogueira.

    • Com a ajuda do marido da professora Marcivânia e da propria marcivânia que era secretaria em uma das pastas da prefeitura. Amigo eu não tenho memória curta…..helloouuuu.

  • Então vai ver que os quase 13 mil eleitores que votaram nela na eleição passada teriam sido comprados e não votaram nela porque reconheceram na sua capacidade de gestão e articulação uma grande perspectiva pra Cidade… É uma pequena/GRANDE Mulher e nosso município precisa dela…Parabéns Marcivania, boa sorte no novo desafio e conte conosco: a cidade lhe apóia!

  • Então vai ver que os quase 13 mil eleitores santanenses que votaram nela nas últimas eleições que caminharam e votaram nela nas últimas eleições foram todos comprados?? O que se viu, na verdade, é que aderiram à sua campanha porque perceberam nela uma pessoa de grande capacidade política, humana e boa gestora. Por isso a campanha foi tão apaixonante e vibrante… Boa Sorte professora, sentimos orgulho de você!Que Deus lhe acompanhe em mais esse desafio e conte sempre conosco… A cidade de Santana lhe apóia !

  • Tive a grata satisfação, de conhecer e conviver por alguns dias, com a professora Marcivânia, em março deste ano. Sua simplicidade e disposição em servir, aliada a uma sensata e muito bem definida posição ideológica político partidária, deixou-me com a certeza de que vivemos sim um tempo de mudança no Amapá. Desejo-lhe sucesso no Incra.

  • Sinceramente, não lembro de uma grande trajetória da Marcivania na política (nem mesmo em Santana). Apesar de ter suas qualidades (das quais confesso não conhcer), também não consigo citar nenhum serviço de relevância aos santanenses por parte da mesma. Acho um exegero dizer que ela é a salvação de Santana. Sem nenhum despeito, acho que ela tem uma carreira a construir, pois não fosse a máquina do mandato do Nogueira, nomes como o do agora Vereador Richard e da própria Marcivania nem seriam lembrados. Diferente de Zé Roberto que sempre correu por fora e tem densidade eleitoral real, assim como o Verador Zé Luiz que apesar de ser irmão do atual Prefeito tem seu eleitorado cativo. Então vamos botar as coisas no lugar! Se é pra ser prefeita por que assumir um cargo (INCRA) pra nem esquentar a cadeira? No meio tempo isso era carreirismo…

  • Concordo com a Paula, também desconheço trajetória polítca significante e algum serviço de relevância prestado pela Marcivânia ao povo amapaense e santanense (fora o fato de ser servidora da educação claro!). Acho até ingênuo tentar passar imagem de grande liderança, pois isso se desmonta facilmente no debate político. Acredito que ela deve aproveitar sua boa performance eleitoral para dar starte na sua carreira já que sabe articular bem o discurso (e ainda pode melhorar!), até por que sua visibilidade é sim resultado do apoio infraestrutural do Governo Nogueira. Por exemplo, na eleição de 2008 (sua estréia pública) ficou em terceira da coligação que reelegeu nogueira, atrás de Zé Roberto e Zé Luiz, derrota essa também fruto da falta de informações sobre biografia. Em 2010 ganhou de fato a simpatia do eleitorado com a federal de santana (estratégia semelhante a do vitorioso nogueira em 2002), mais o sucesso sempre traz problemas. Como sua candidatura a Federal cresceu em popularidade em santana pareceu que ela era a candidata majoritária. Suas placas estavam combinadas com quase todos candidatos estaduais e a governador, o que pode ter deixado de salto alto a militância e sua coordenação (pois parecia que santana era o próprio estado), além de deixar com certeza aquela pulga de desconfiança na orelha do PSB. Mesmo sendo a única candidata federal do PT de Santana, não conseguiu aglutinar todas as lideranças do PT santanense em seu palanque, o que deu margem para Dalva Figueiredo melhorar sua votação no município e praticamente tirar a vaga de Marcivância na sua própria casa, já que a votação de Dalva em Santana foi quase o mesmo número de votos de sua vantagem sobre a marcivânia (cerca de 1300 votos). Apesar de buscarem passar a idéia de auto suficiência, Marcivânia sempre fica dependendo de algo ou alguém: Para ser candidata federal precisou do aval do nogueira, depois para ser eleita precisava derrotar Dalva e Janete, em seguida foi diplomada mas precisava que Janete não brigasse pela vaga que era sua, agora sendo ou não indicada para o INCRA precisa da maioria do PT santanense para ser candidata á prefeita, ou seja, volta pra primeira condição (precisa de novo do apoio do hoje desgastado nogueira!). Ir por INCRA na verdade é uma tábua de salvação, pois sem o mandato de federal, não sabemos se manterá a indicação da Secretaria Estadual de Turísmo depois de criticar e espernear tanto para não perder o mandato que era por conscidência da mãe do governador. Então que venha os próximos capítulos dessa novela…

  • Todos mordidos com o sucesso da nossa eterna Deputada santanense…Vá em frente, os 13 mil eleitores seus (só de Santana) e acidade toda quer vc capitaneando nossos destinos… Boa Sorte!!!

    • Nunca disse que não quero o sucesso de Marcivânia!Se vc entendeu assim então deve ser daqueles que só sabem aplaudir! Apenas disse que ela pode sim ter um futuro promissor na política desde que entenda que tem muito por fazer, pois reafirmo que lhe falta curriculum político. Aliás dos eleitos, Marcivânia é tão estreante quanto Vinícius, pois é óbvio que os votos que conquistaram não são fruto de uma grande biografia pública. Vinícius é fruto do poder econômico da família (comprou o mandato!) e Marcivânia é resultado de uma boa estratégia (apelar pela imagem de federal de santana como fez nogueira em 2002), assim como pelo suporte da máquina do governo nogueira que lhe renderam um bom palanque e bons programas eleitorais (o que daria uma boa apresentação a quaisquer um!). Tentar associar a imagem de grande quadro político à Marcivânia soa como arrogância, até por que a história não mente, pois quase toda população amapaense nunca ouviu falar de Marcivânia antes da eleição passada e me arrisco a dizer que, parte de Santana só a conhecia pela fato de ser professora e esposa do arrogante escudeiro do Nogueira (Odair Freitas), pessoa que não conheço pessoalmente mas que até quem é do PT confessa que o homem tem um rei na barriga. Entretanto penso que se Marcivânia deixar de ouvir mesmos puxa-sacos que a fizeram acreditar que só Santana lhe garantiria a eleição de federal, assim como criar um antídoto para melhorar o ego do marido, com certeza vai fortalecer sua personalidade na política e construíra um belo futuro! P.S: Peço que se e for pra responder minhas análises que seja menos apaixonados (pra não dizer baba-ovo!) Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *