A batalha do Amapá pelo FPE

Batalha do FPE prossegue com esforço para a aprovação da “emenda Amapá”

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (09), o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA), com novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). No texto do substitutivo aprovado hoje, o Amapá perderá 25.69%.

Na reunião de líderes, realizada antes da votação no plenário, com muita pressão, Randolfe (líder do PSOL), conseguiu melhorar o texto do substitutivo e reduzir as perdas para o Estado.

 

No plenário, as articulações e a pressão continuaram. Para aumentar os ganhos do Amapá, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP), apresentaram uma emenda. Batizada durante a votação como “emenda Amapá”, se aprovada representa um aumento de recursos para Estado e mais 13 unidades da federação.

A proposta será votada nesta quarta-feira (10), com o apoio de bancadas como a do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima. Além da “emenda Amapá”, mais 16 emendas referentes ao substitutivo serão votadas amanhã. (Gisele Barbieri)

Senador Randolfe Rodrigues postou no twitter o seguinte:

“Olá Amigos! Depois de um dia intenso passando aqui para atualizar as Informações sobre a Luta por Justiça na Partilha do FPE

Hoje invertemos o jogo a favor do Amapá.

Na proposta original do Sen. Pinheiro perdíamos 23% do nosso FPE…

No que foi Votado no Plenário conseguimos reduzir as perdas para 11%.

Hoje foi votado somente o Texto principal ficando os destaques postergados para amanhã..(hoje)

Nos destaques apresentamos Emenda que zera as nossas perdas. Este texto está recebendo apoio da maioria dos Estados.

Bem… Mas, o jogo é jogado. Amanhã iremos para batalha final e definitiva. Como diz o Hino, Eia Povo Destemido! Boa Noite a Todos”.

E na coluna Radar, da revista Veja On Line.

Vem conosco, Sarney

 

Camilo Capiberibe, governador do Amapá, despencou-se rumo a Brasília hoje para acompanhar a votação das novas regras de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Mas a missão de Capiberibe vai além de marcar presença e é mais árdua do que a anunciada: lembrar José Sarney de que ele foi eleito senador pelo Amapá, não pelo Maranhão, estado governado por Roseana Sarney.

Durante a discussão do FPE na semana passada, Sarney defendeu veementemente que o projeto fosse colocado em votação o quanto antes, embora seus colegas de bancada brigassem para adiar a apreciação.

Lógico, nos moldes propostos, o Amapá perderá receita e o Maranhão ganhará.

Por Lauro Jardim

 

  • E realmente não vemos na foto aquele Senador que caiu aqui de para-quedas nos anos 90. Ah povinho q colocou esses Sr no Senado iludido que ele faria muiiito pelo Amapá!

  • E realmente não vemos na foto aquele Senador que caiu aqui de para-quedas nos anos 90. Ah povinho q colocou esse Sr no Senado iludido que ele faria muiiito pelo Amapá!

  • Sarney? Que isso pesoal? Sarney ta sempre aqui no Amapá. Exemplos: Cirio de Nazaré, Festa de São Jose. Ih acabou!!!! E uma vergonha pro nosso Estado ter politicos assim, vem no Estado no maximo 3(tres) vezes ao ANO, isso só pra constar que ele foi eleito por aqui. Se alguem souber de alguma coisa boa que este sr. fez para o Amapá, coloque nos comentários. Aí Sarney, quer fazer uma coisa boa pro Amapá? Vaza, rasga , dá o pira, te arranca, te espoca daqui.

    • Faltou o famigerado “PEGA O BECO!!!”, imortalizado pelo Genival Cruz (PSTU)nas últimas eleições municipais!!! rsrsrs… E falando em Sarney… Seria engraçado (se não fosse trágico), pois tem jornalista por aí que vive comentando sobre o que pensa ou deixa de pensar esse senador com a maior naturalidade do mundo, como se fosse um acessor de comunicação dele (o que na prática é…)e pior, quando o tal senador pisa em solo amapaense então… Só falta estender um tapete vermelho pra ele, como foi a duas semanas atrás!!! Certa vez disse, quando questionado sobre o trabalho deste senador: “Na verdade o povo do Amapá é que não sabe aproveitar a influência que ele tem…” É BRINCADEIRA??? Votem nele de novo…

    • Que bom! Que bom! Mais dinheiro para o Amapá. A bandidalha agradece apenhorada esse esforço.
      Afinal, não é a toa que o Amapá é o paraiso da bandidagem.

  • Pro Sarney vir pra cá, precisa ele colocar na agenda dele. É mole? Ano que vem, farei campanha contra esse sujeito.

  • Que esse posicionamento de Sarney sirva de exemplo para os seus puxa sacos aqui em Macapà refletirem, ou vocês acham que ele votaria contra o Maranhão.

  • Sejamos honestos, fora a IDEOLOGIA RR, esses senadores são só vida boa. Aqui eles são ”expressões políticas”, lá no CN, são uns excluídos, sem poderes, exceção o Sarney; o Capi, esse mesmo não sabe o q faz lá. No tocante, estamos na roça. (ahh, não estou defendendo X nem Y, apenas o meu ponto de vista).

  • O povo, burrinho, jamais será vencido! O povo, vendido, jamais será vencido! O povo, mindinho, jamais será vencido! O povo, extorquido, jamais será vencido! O povo, cupincha, jamais será vencido! O povo, do polvo, jamais será vencido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *