​Deputado Camilo pede relatório do ONS para ações legislativas contra novos apagões

Brasília, 25/11/2020 – O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) solicitou ao Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, que lhe seja fornecido o relatório elaborado pelo órgão sobre o apagão que assolou o Amapá por 21 dias.

Camilo quer registrar o relatório na Câmara dos Deputados, além de, com base nele, propor medidas legislativas que visem coibir ocorrências tão negativas no futuro.

Relatório – Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o apagão foi resultado de uma sequência de falhas. O jornal O Valor Econômico e o Jornal Nacional publicaram pontos do relatório do ONS, revelando que, logo após o primeiro apagão, no dia 3 de novembro, o Operador Nacional do Sistema não conseguiu contato com a equipe de plantão da Companhia de Eletricidade do Amapá e que o evento foi resultado de contingência múltipla, ou seja, várias falhas em todo o sistema: só dois dos três transformadores da subestação Macapá estavam funcionando, um deles estava em parado desde dezembro de 2019; chovia forte; houve um curto-circuito no primeiro transformador, explosão e incêndio; o desligamento desse transformador, causou sobrecarga no outro e o  desligamento em sequência das unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes, causando o colapso total das cargas do sistema Amapá. Outros órgãos do setor de energia, governo federal e empresas vão incluir suas considerações no relatório, antes que seja entregue à ANEEL. O resultado das investigações deve estar pronto em 9 de dezembro, segundo afirmou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Com informações do Jornal Nacional e do Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *