Dobrar o valor do contra-cheque. Melhorar relacionamento familiar, social e profissional. Aumentar as vendas na empresa. Perder alguns quilos. Ter um emprego melhor. Fazer a viagem dos sonhos. Deixar o emprego e abrir o próprio negócio. Todos nós temos sonhos e objetivos na vida, mas como alcançá-los? O que fazer para realizá-los?

Essa é uma tarefa para o coach. Palavra em inglês que significa técnico, o Coach surgiu nos Estados Unidos na década de 60 para desenvolver atletas de competições esportivas e chegou ao Brasil vinte anos depois, adaptado ao mundo dos negócios para auxiliar executivos e funcionários, com objetivo de melhorar o desempenho e aumentar os lucros nas empresas.

Coaching é um processo de melhoria contínua que visa aumentar a performance dos indivíduos, buscando resultados positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas desenvolvidas por um profissional (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).

Coaching é assessoria, direcionamento, processo, melhoria contínua que auxilia as pessoas a alcançar seus objetivos e sonhos. O processo de coaching pode ajudar a melhorar seus resultados na empresa, no trabalho, profissão, na vida pessoal, pode ajudar a definir melhor suas metas e objetivos e traçar um plano de ação para alcançá-los ou ainda pode ajudar a conquistar um novo trabalho, aumentar sua renda, conseguir aquele cargo tão sonhado. O coaching pode ainda auxiliar na remoção de limitadores como “Eu não posso”, “ Eu não consigo”, “ Eu sou assim mesmo”, etc. No coaching o cliente tem uma visão mais clara de suas potencialidades e oportunidades a sua frente, bem como analisar seus pontos fracos e melhorá-los.

O assessoramento de coaching pode ajudar o cliente a responder a estas perguntas: O que você quer? Quais são seus sonhos? O que é importante pra você? O que está fazendo para alcançá-los? O que o impede de realizá-los? Quais são seus limitadores e sabotadores? Como você gostaria que as coisas fossem diferentes?

Diferentemente da terapia, o coaching trata do presente para transformar o futuro, ou seja, é um processo de parceria com o cliente para que ele mude seu comportamento e promova as mudanças que são necessárias para realizar seus sonhos, para ser feliz.

ANTONIO CARLOS LIMA JR.

Administrador e consultor de empresas, pós-graduado em gestão empresarial, Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, em São Paulo.

Contatos:[email protected]

Fone: 8124-8419