Repiquete no Meio do Mundo

Um blog feito na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador, no Amapá.

Usina de Ferreira Gomes

Alcilene Cavalcante em 28 de fevereiro de 2010

Por Charles Chelala

Está em processo de licenciamento ambiental a construção de uma nova usina hidrelétrica no rio Araguari, a qual foi objeto de três audiências públicas realizadas na semana passada nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Macapá.

Se licenciada, a nova usina tornará o Amapá auto-suficiente de energia hidrelétrica, inclusive com possibilidade de exportar eletricidade para outros Estados por meio do linhão de Tucuruí. A obra terá investimentos de R$ 1,32 bilhões, gerará 2.500 empregos diretos e 7.500 indiretos e será altamente eficiente, com um reservatório relativamente pequeno (17,72 Km2) para gerar 252 MW/h de potência (três vezes mais que a usina do Paredão).

Integrei a equipe que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental, sob a responsabilidade da empresa amapaense Ecotumucumaque, o que é um grande avanço em relação a estudos anteriores realizados por consultores vindos de longe e pouco familiarizadas com as especificidades do Amapá.

O EIA-RIMA que está sendo analisado por uma equipe interinstitucional composta por membros da SEMA, IMAP, COEMA e Ministério Público, entre outras instituições, é uma peça  com mais de 2 mil páginas, dotada de inúmeros dados, a maior parte coletado em campo, referentes aos meios físico, biótico e socioecon�?mico da região adjacente ao empreendimento. Boa parte das informações é inédita e representa o conhecimento mais aprofundado existente atualmente sobre aquela área. É lisonjeador, como pesquisador amapaense, revelar que os estudos receberam elogios da Empresa de Pesquisa Energética e da Agência Nacional de Energia Elétrica, entre outros.

Ressalte-se igulamente a transparência do processo de licenciamento conduzido pela SEMA e pelo IMAP, bem como a participação vigilante do Ministério Público e atenta do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Um exemplo de inovação foi a realização de quatro reuniões prévias que antecederam as audiências públicas, nas quais foram apresentados os estudos para grupos de interesse como empresários locais e moradores a serem atingidos pela obra. Destaque também para a ampla participação nas audiências públicas.

Nada semelhante com licenças de um passado não muito distante, concedidas sem o mesmo rigor no cumprimento dos ritos.

Assim, além da importância para o desenvolvimento local, o Aproveitamento Hidrelétrico de Ferreira Gomes pode representar a maturidade no licenciamento ambiental no Amapá, tanto por parte dos pesquisadores quanto dos licenciadores.

Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e professor

74 Comentários

  1. Cjunior disse:

    O planeta “treme” de Norte a Sul. Mas em nome do progresso ou do bem estar da população”Humana”, degrada-se e modifica-se a biodeversidade (Altera-se em muito o habitat natural de especies que não pediram o progresso=DEGRADAÇÃO)Vejo em seu texto, que os dados coletados no que se refere aos meios fisicos , bióticos e socioeconomico da região afetada recebeu os maiores elogios da Empresa de Pesquisa Enérgitica / Agência Nacional de Energia Elétrica. Como principal interessada vai dizer NÃO!( É o mesmo que um policial perguntar ao bandido preso em flagrante, se foi ele quem roubou o objeto..)R$ 1,32 bilhões, gerará 2.500 empregos diretos e 7.500 indiretos(fora as propinas e acertos governamentais)o Estado vai estar bem, pois a carencia de emprego vai pras cucuias, é emprego pra Deus e o Mundo!
    -
    O que posso lhe dizer Mestre Charles Chelala (Economista, Professor e Msc:. em Desenvolvimento Regional) é: “A hidrelétricas vai provocar o aumento de preço dos alimentos, desaparecimento das melhores áreas de terra, o deslocamento de milhares de famílias, liberação de gás metano, aumento do aquecimento da terra, destruição de famílias, comunidades e Floresta, a morte de animais e o fim de muitas espécies de peixes.” VIVA O PROGRESSO! Só espero que os milhares de Brasileiros que virão para o Estado atrás deste MILHARES de empregos (muitas vzs só com a passagem de vinda,,como aconteceu com as mineradoras do “PROGRESSO” em Serra do navio e Pedra branca)e não encontrem a placa de “Não há vagas”. Ai sim teremos o progresso da Violência, da prostituição (a infantil está no meio), drogas, desemprego…

  2. julio cesar disse:

    quero fazer do meu comentário, o comentário do cjunior e acrescentar que: o professor Chelala professor, mestre e blá blá blá, com certeza ta ganhando uma boa grana junto com o dr. Marco Chagas da ecotumucumaque, e que essa energia com certeza não é para alimentar a casa daqueles invisíveis que moram nas áreas afetadas, me decepciono com essa visão imediatista desses senhores que juntam-se ao poderosos e ajudam a degradar seu próprio estado em nome de um progresso e do dinheiro que só destrói a amazônia.

  3. Engº de Produção disse:

    Muito bom saber que existe esse potencial hidroelétrico no estado do amapá… Porém, mais triste fico ao saber que ainda existem pessoas que querem que o nosso Amapá fique no atraso, acredito que é porque não sabem o quão grande é carência de geração de energia em nosso estado, não sabem que o aumento da população demanda mais energia, a vinda de empresas para a geração de emprego e renda só acontece se houver energia disponível. Com relação aos impactos ambientais, estes Sempre vão ocorrer, até porque já dizia LAVOISIER “NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA”. Logo é necessário a realização dos estudos de impactos ambientais (EIA-RIMA) para as devidas ações de mitigação dos mesmos. Assim, acredito que a hidrelétrica é muito bem vinda para o nosso estado, mas deixo claro que o licencimanto deve ser feito com toda a lisura e profissionalismo, pois o nosso passado nos condena quando falamos em licenciamento ambiental no estado do Amapá.
    P.s. só pra informar para aqueles que em tudo veem puxa-saquismo, jabazismo (essa é nova), que não conheço ninguém da Ecotumucumaque, nem o prof Charles Chelala. O que escrevo aqui é a minha humilde opinião de quem ainda acredita no verdadeiro desenvolvimento sustentável do estado do Amapá.

    • Cjunior disse:

      Coitado falou bobagem!!Vai estudar rapa!!Se para progredir na economia energética, onde só o poderosos irão ganhar( pois caso vc não saiba imbecil! quem vai pagar a conta, é vc, EU e toda a população do Amapá) com a destruição da Biodiversidade, eu prefiro ficar no atraso a ver o impacto=DESVASTAÇÃO que tudo isso irá causar no Estado.
      Lisura e profissionalismo nos licenciamentos???kkkkkkkkkkkkkkk…Foi pra rir foi!!babaca!! tu não conhece os profissionais que temos!!
      E por fim, ao citar:LAVOISIER (Advogado por formação e QUÍMICO por opção.) “NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA”. Gostaria de te dizer que na natureza voce pode e deve CRIAR um ambiente propicio para sua sobrevivencia, Agora se tu pensar como o “QUÍMICO LAVOISIER”, vais TRANSFORMAR
      o meio ambiente em MERDA. Espero que vc esteja presente quando esta transformação acontecer.

      • Engº de Produção disse:

        Cjunior…
        Cara, se tu achas que a economia energética do amapá só agrada os poderoros, pq tu não se candidata e muda essa história? po! tu só fica nessa tua poltrona de melancolia nesse teu carginho público reclamando de tudo!! se tu achas que não temos profissionais competentes, por tu naum estudas pra fazer melhor que eles? e quem és tu pra falar de preservação? se tu lava teu carro, tua moto (se tu tiver, não sei) com água da torneira? de que adianta se tu ainda usa lâmpada incandencente pra “alumiar” a tua casa? ENTENDEU?…

        • Cjunior disse:

          Pra mudar a história de nosso estado eu preciso me candidatar? Me tornar um animal como tu? Qnto ao aproveitamento dos recursos, sejam eles hidricos ou não, Voce não me conhece, use com racionalidade aquilo que a natureza te dar e teras um habitat bem preservado!
          -
          E qnto a vc continuo te achando um completo imbecil…vai “alumiar” as tuas idéias bucéfalo!

          • Engº de Produção disse:

            Calma tigre!
            Não precisa baixar o nível xingando os outros de animal, imbecil etc, é só expor as idéias. Vamo lá!
            vc tem mais uma chance de falar oq pensa sobre o assunto do post…

          • Alcilene Cavalcante disse:

            Calma menino.

          • Jane disse:

            Pessoas que usam palavras baixas para fazer seus comentários, usam-as justamente porque não tem argumentos para as suas justificativas e apelam para esses termos chulos.

          • Malta disse:

            Será que o Cjunior utiliza energia em sua residência? acredito que sim….mas será que ele sabe exatamente de onde ela vem?
            Acredito que não, e espero que este blog seja realmente frequentado por pessoas que saibam ouvir a opinião dos outros, mesmo que não concordem com ela. Lamentavelmente existem pessoas que não querem que determinadas regiões se desenvolvam, e sabem que com energia elétrica o desenvolvimento se torna possível.
            Existem impactos? Claro que sim; mas existem medidas mitigadoras e compensaórias previstas em Lei
            e aconteceu a Audiência Pública, onde a comunidade em geral teve a oportunidade de conhecer e questionar o projeto.
            Continuo achando o blog um excelente instrumento de discussão, mas que seja saudável, informativa e amigável. Ofender pessoas que não se conhece, sem motivos reais, não é nada inteligente.
            Saudações a todos.

  4. Aguinando disse:

    Pronto! Elogiou alguma coisa no EStado lá vem os chiitas capiberistas meter a porrada no professor Chelala.
    Não adianta. Eles não mudam. E povo continua não querendo mais eles. Exatamente por isso.

  5. Charles Chelala disse:

    Amiga Alcilene,
    Quero agradecer pela publicação e comentar as opiniões aqui postadas.
    Nós, amazônidas, temos muito receio das hidrelétricas por conta dos desastres anteriores de Balbina, Samuel e Tucuruí, entre outras. No entanto, não podemos jogar fora a água suja da bacia com a criança dentro.
    O AHE Ferreira Gomes não irá encarecer alimentos e não fará desaparecer as melhores terras do Estado. Um dado: o total de área inundada representa apenas 1% das terras com plantação de eucalipto e pinus no Amapá. Serão apenas trinta propriedades atingidas, a maior parte delas são terrenos utilizados como lazer.
    Quanto ao aquecimento global, não haverá liberação expressiva de metano, pois se prevê retirada da vegetação. Pelo contrário, espera-se a redução das emissões com a desativação das usinas a óleo diesel.
    Quanto ao risco de piora de indicadores sociais decorrente da migração, este é um impacto esperado que pode ser minimizado com as ações previstas nos programas de absorção local da força de trabalho e com a atuação do Estado.
    Por todos estes e demais dados, além da qualidade do estudo e da lisura do processo de licenciamento, eu desconheço a existência de algum outro aproveitamento hidrelétrico que seja mais viável sob os pontos de vista econômico, social e ambiental do que o de Ferreira Gomes.
    A alternativa para suprir a demanda nacional de energia é continuar a queimar óleo diesel para produzir eletricidade subisidiada com o nosso dinheiro ou, pior, erguer usinas a carvão mineral como as que estão em andamento pelo país. Será que defender estas matrizes poluidoras é uma postura de ambientalista?

    • Cjunior disse:

      Mestre obrigado por suas considerações!

      Mas veja só:

      * Como amazônida o meu receio não se dar somente nos desastres que ocorreram com as UHEs de Balbina, Samuel e Tucuruí, mas tambem com: Belo monte, Rio madeira, Xingu, Barra Grande, Pai-Querê, Porto Primavera, Santo Antônio…Na primeira fase da obra da UHE de Jirau a podridão e a fedentina causadas pela mortandade dos peixes era de tal magnitude que os funcionários da Madeira Energia improvisaram máscaras,então não precisa ser ambientalista para ficar chocado, revoltado e indignado com o Crime Ambiental!

      * “o total de área inundada representa apenas 1% das terras com plantação de eucalipto e pinus no Amapá.”…(1% DA EMPRESA QUE EXPLORA CAVACO, SERÁ MUITO BEM RECOMPENSADA)…”Serão apenas trinta propriedades atingidas, a maior parte delas são terrenos utilizados como lazer.”( VAMOS REVER ESSA CONFERÊNCIA DE DADOS).

      * Aquecimento Global..sem gás metano. Vão derrubar a floresta e deixar campo aberto..hummmm isso não aquece!!?? usinas a óleo diesel, nunca deveriam ter vindo ao Estado. Acho que ninguém aqui conhece Energia Heólica.

      * MINIMIZAR (PALAVRA BONITA)..”com as ações previstas nos programas de absorção local da força de trabalho e com a atuação do Estado.( DO ESTADO??!!??)foi o senhor quem escreveu algo sobre a economia de contra-cheque aqui no Estado??
      -
      Faço minha as palavras de Telma D. Monteiro, da ATLA – Associação Terra Laranjeiras…”Não se trata aqui de ser contra ou a favor da usina, mas de enxergar o óbvio ululante: com perdão do trocadilho infame, algo não está cheirando bem nesta obra.A situação é ainda mais revoltante porque os responsáveis pelo crime ambiental consideram normal a..” DEVASTAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

  6. Eduardo Costa disse:

    Eu não sei por que no Brasil alguns técnicos da área de energia insistem em querer construir hidrelétricas para suprir a demanda de consumo da mesma, mesmo eles sabendo que, “com todos os cuidados tomados para minimizar o impacto hambiental, os danos são maiores que os benefícios”. Porque não se busca alternativas para suprir essas necessidades? A energia heólica está aí pra quem quizer ver, em plena expansão no mundo civilizado, é uma energia limpa e de qualidade, e o principal, não degrada o meio ambiente. Esse meu comentário, é somente a opinião de um leigo no assunto aberto a maiores esclarecimento sobre o tema que é de extrema relevância para nós amapaenses.

  7. Eduardo Costa disse:

    Erro digitação: Onde consta “hambiental” Lê-se “anbiental” obrigado!

  8. Zé Augusto disse:

    Esse Cjunior ataca todo mundo no blog que tenha idéia divergente da dele. É mal educado e não está disposto ao debate.
    Apesar de tudo isso a Alcilene não modera os comentários desairosos dele.
    Não esqueça que a qualidade do blog deve-se muito aos seus frequentadores e seus comentadores. Mas é inadimissível deixar o Cjunior jogar o nível lá embaixo.
    Abs.

  9. alex kosta disse:

    a energia hidreletrica é a mais viavel e barata ao povo brasileiro e da amazonia. os impactos ambientais na usina sao inevitaveis, cabe aos responsaveis minimizar tal acontecimento. temos q desligar a termo de santana pois alem de ser muita cara (compra de oleo), polui excessivamente o meio. precisamos ser auto suficientes em energia eletrica e acabar com o bicho papao do apagao…

  10. Costa Paredão disse:

    OS FERREIRENSES, COMO OS AMAPAENSES ATINGIDOS PELOS GRANDES PROJETOS AMAZÔNICOS (SERRA DO NAVIO, JARI, ETC), ESPERAM HOJE EMPREGOS. POREM, NÃO CONSEGUEM VER A DEGRADAÇÃO DE SUA PEÓPRIA TERRA NO FUTURO. É UMA PENA, POIS, BOA PARTE DA CIDADE É BAIXA E GRANDE PARTE DELA JÁ É INVADIDA PELAS ÁGUAS NAS CONDIÇÕES ATUAIS. “COMENTAR DADOS TEÓRICOS É MUITO IMPORTANTE, MAS, CONHECER A REALIDADE DO POVO FERREIRENSE TAMBÉM É VÁLIDO”.

  11. Felipe disse:

    O interessante é que ninguém fala sobre a repotenciação de Coaracy Nunes, onde o estrago já está feito…

    Os tais iluminados que enfiam o “progresso” goela abaixo do amapaenses tb não fala sobre o desastre economico que a Odebrecht causou no Equador com sua moderna tecnologia de construção de barragens.

    Ninguém fala que a empresa que ganhar o leilão não tem obreigação nenhuma de vender a energia ser produzida para o Amapá (o prof. Chelala deixa a brecha quando fala em exportar energia através do linhão de Tucuruí).

    Ninguém fala, tirando os absurdos como Balbina, Tucuruí, são partes de processos mais amplos (Zona Franca de Manaus e Projeto Grande Carajás). Será que essa energia é pro povo amapaense ou pra enriquecer meia dúzia de magnatas?

  12. Jonhny River disse:

    Enche dágua!!!

  13. J Pessanha disse:

    Trabalhei no projeto de Ferreira Gomes,e fiquei cinco
    meses morando nesta cidade.Ferreira Gomes é uma cidade
    muito pobre e cheio de carências, faltando saneamento
    e sua população se alimentando de açaí com farinha.
    Quando começar os trabalhos surgirão oportunidade de
    emprego para boa parte da população de F.Gomes.

    • N.S.P disse:

      No meu Município não se toma somente açai,comemos carne de gado,peixe,frango e outros alimentos, veio ganhar dinheiro e ainda fala besteira paciencia, sabera como deve ser o lugar onde você mora em.

    • juarez.. disse:

      kkkk com certeza vc nunca passo nem de avião por ferreira gomes.., Ferreira Gomes é muito bonito pessoal… este cidadão esta faltando com a verdade.

  14. alessandro reis da silva disse:

    quero saber sobre salarios na area da mecanica,e de solda raio x,mig tig

  15. bianca borghetti damke disse:

    ola…gostaria de saber quando a obra vai começar a contratar encarregado de concreto. muito obrigada

  16. Mohamed Al disse:

    Quem souber do email para encaminhar o currículo ( na área de Segurança do Trabalho,com experiência em Barragens ),para alguma empresa,que vai,participar do Consórcio da construção,da Usina de Ferreira Gomes ,fineza me informar.

    (31) 9932-7007
    Mohamed Al

  17. Missao Tanizaki disse:

    Barragens das Hidrelétricas Brasileiras & AGUAPÉ

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    A Equipe BR do AGUAPÉ a ler a matéria (Link abaixo), entre outras, percebe rapidamente que muitos PESQUISADORES são demasiadamente PONTUAIS e por essa razão NÃO PERCEBEM os seus ERROS quando se fala do nosso AGUAPÉ.

    http://www.xinguvivo.org.br/2011/01/18/a-usina-hidreletrica-de-belo-monte-em-pauta/

    Chegaram mesmo a declararem que se tratava de uma PRAGA que causa PROBLEMAS às Navegações nas Hidrovias.

    Em muitos Blog’s há comentários apresentando CRÍTICAS, mas Propostas de SOLUÇÕES ninguém ou poucos apresentam – a Equipe BR do AGUAPÉ atua de Forma Diferente, com os PÉS no CHÃO e por isso tem a apresentar o que segue.

    Podemos / devemos atuar para reconstruir a IMAGEM DENEGRIDA das BARRAGENS, basta que se INVISTA POLITICAMENTE no FOMENTO da Produção & Industrialização do AGUAPÉ.

    Que as Emissões dos GEE seja 1 ou 30 %, citado na matéria (Link abaixo), com a nossa Produção & Industrialização do AGUAPÉ podemos retirar o Gás Carbônico da Atmosfera e Matérias Orgânicas / Minerais que estão causando a POLUIÇÃO em nossas ÁGUAS em todas as Regiões do BRASIL – ALERTAMOS que não há necessidade de RECURSOS FINANCEIROS / TECNOLÓGICOS, mas requer Empenho de Esforços ÉTICOS.

    Abrindo as PORTAS ÉTICAS para a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, estamos certos que surgirão rapidamente alguns Milhares de Interessados pelo AGUAPÉ dispostos a Colherem / Controlarem o EXCESSO da Produção do AGUAPÉ que já causou alguns PROBLEMAS de NAVEGABILIDADE nas HIDROVIAS do BRASIL e em outros Países.

    Tudo pode ser realizado à CURTO PRAZO & SEM Demanda Financeira, mas será necessário estabelecer uma POLÍTICA ÉTICA de Soma de Esforços (UNIÃO) na Sociedade Brasileira que deve partir ou ser iniciada pelo MMA, MAPA, entre outras Instituições Públicas.

    Lembramos aqui que estamos convictos que a Produção & Industrialização do AGUAPÉ tem POTENCIALIDADE para substituir toda Produção Mundial do PETRÓLEO, entre outros, e no futuro se tornará a Matéria Prima VERDE (BIOMASSA) da Química VERDE

    Com o exposto acima a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda uma profunda REFLEXÃO e fica aguardando as MANIFESTAÇÕES dos Cidadãos Brasileiros ÉTICOS (e-mail: missao.tanizaki@gmail.com).

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  18. EAS Florestal disse:

    percebo que a maioria das pessoas que aqui comentam falam dos projetos colocando todos no mesmo saco, sem conhecer as especificidades de cada um. balbina, tucurui e outras usinas citadas foram projetos desastrosos porque não houve estudo ambiental nem tampouco uma PBA a ser implantado durante a execução da obra. |Esta UHE é um ótimo projeto, com baixo impacto e muita energia, para se ter ideia serão aproximandamente 1500 hectares de lago sendo que as tais balbina, tucurui e mesmo barra grande ficam na faixa acima de 5000 hectares. E mais com toda a gama de projetos ambientais a serem desenvolvidas na UHE fica garantida a capacidade de mitigar os impactos ou naqueles inevitáveis garantir uma compensação em nível adequado. O projeto é serio isso posso garantir porque conheço usinas hidrelétricas, acompanho EIAs RIMAs e PBAs e o que se ve na UHE Ferreira Gomes e uma grande investimento na área ambiental. Um dos maiores que já vi , só em programas esta estimado em mais de 30m milhões para sereem aplicados coisa que nas usinas citadas não chegou a 10% disto.

  19. Missao Tanizaki disse:

    Nem TUDO requer Enormes Investimentos

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    Por devemos COMEÇAR com o AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado mostrar à Sociedade Brasileira por onde se deve começar quando se BUSCA / LUTA, visando estabelecer o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Percebemos que os ESFORÇOS são de MUITOS, porém observa–se que a RESULTANTE tende a ser NULA porque não está ocorrendo um DIRECIONAMENTO SÁBIO – FORÇAS em Direções Opostas se ANULAM & RECURSOS acabam indo para o RALO, como tem ocorrido com o BIODIESEL (Um TIRO no PÉ) ! ! ! ! ! !

    No Governo Passado muitos acreditavam que a Mamona seria a Matéria-Prima para o BIODIESEL e hoje sabemos que foi um ERRO INFANTIL. Também afirmamos que a GLICERINA poderia se tornar um Grande Poluidor porque não teria onde utilizá–lo.

    Acertamos & Continuar Acertando ! ! ! ! ! !

    Aqui deixamos mais um Importante ALERTA:

    A Sociedade Brasileira precisa aprender a SOMAR ESFORÇOS, caso contrário Muito RECURSO vai para o RALO e isso não pode mais ser aceito, pois os outros PAÍSES CONCORRENTES não admitem isso já a um Bom Tempo, certo que é um FREIO para o próprio DESENVOLVIMENTO.

    A maioria das Tecnologias e Matérias–Primas atualmente utilizadas são POLUIDORAS por isso a HUMANIDADE começou a passar a investir na Química VERDE – aqui neste PONTO a Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado deixar outro ALERTA: é preciso estabelecer primeiro as Matérias–Primas que apresentam características apropriadas que possam ser importantes para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade – todas as matérias–primas que vem sendo objetos de Estudos e / ou Pesquisas apenas absorvem o Gás Carbônico – na visão da Equipe BR do AGUAPÉ, todos estão cometendo um Novo Grave ERRO, pois não estão focando os Demais POLUENTES que poderá se tornar FATAL para toda Biodiversidade do Planeta Terra.

    A Equipe BR do AGUAPÉ adotou a Planta Aquática (O AGUAPÉ) porque ELA própria se revelou DESPOLUIDORA das ÁGUAS. Sempre preocupamos com a POLUIÇÃO e sempre soubemos que ELA vai parar nas ÁGUAS – A ÁGUA é a BASE da VIDA, portanto é fácil perceber que é FUNDAMENTAL dar PROPRIDADE na Preservação / Conservação das ÁGUAS de todo o Planeta TERRA.

    Escolhemos o AGUAPÉ, também, porque os NÃO – ÉTICOS levaram Mudas / Sementes dessa Nossa Espécie VEGETAL e depois passaram a denominá – la de PRAGA. Trata– se de mais uma “Mentira que quiseram transformar em VERDADE”, mas LUTAMOS para desfazer a IMAGEM DENEGRIDA e acreditamos que a tornaremos no Mais Importante VEGETAL Brasileiro que a NATUREZA nos deixou para promover o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem, com muita persistência, afirmado que o AGUAPÉ tem de IMEDIATO algumas APLICAÇÕES ao ALCANCE dos Pequenos Produtores que podem torná–los altamente COMPETIVOS, requerendo baixo ou nenhum Investimento Financeiro.

    Os Pequenos Produtores podem utilizar o AGUAPÉ como Adubo VERDE / Adubo ORGÂNICO (BioFertilizantes) na substituição da sua Agropecuária CONVENCIONAL pela Agropecuária ORGÂNICA, compensando / neutralizando todas as suas antigas POLUIÇÕES e contribuindo para promover VIDA mais SAUDÁVEL à toda Sociedade Brasileira. Podem , também, fazer uso do AGUAPÉ no preparo / formulação das RAÇÕES de menor CUSTO.

    Porque os nossos Pequenos Agricultores e mesmo os PESQUISADORES não ousam iniciar a utilização do AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita que a Sociedade Brasileira apresenta uma série de Vícios / Crendices / Traumas de Difíceis Soluções. A Sociedade Brasileira precisa estabelecer Novas Somas de Esforços para Reduzir / Eliminar esses Gravíssimos PROBLEMAS, pois se trata dos fatores ESCRAVIZANTES da Sociedade Brasileira, uma vez que tem comprometido o Desenvolvimento Pessoal, Profissional, entre outros, da maioria dos Nossos Cidadãos Brasileiros.

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Equipe BR do AGUAPÉ:
    1. Adriane Alves / Prof.POA
    2. Amadeu Elizeu Ribeiro Neto / MAPA
    3. Antônio Ugattis / SP”
    4. Ayrton Jun Ussami / MAPA
    5. Bernardo Sayão / MAPA
    6. Celso Cordeiro Silva / MAPA
    7. FENDEL
    8. Kleber Souza dos Santos / Orgânicos / MAPA
    9. Lázaro Cabral da Costa
    10. Marcus Fonseca
    11. Miguel Nicolau
    12. Missao Tanizaki
    13. Motezuma
    14. MT JR
    15. Murilo Carlos Muniz Veras
    16. RENNER
    17. Rodrigo Batista de Paula
    18. Rogério Lellis
    19. Sylmar / CATI

  20. luiz pires disse:

    sou morador de ferreira gomes a 26 anos, eu a descreveria como uma cidade fantástica. tem uma das três maiores festas de toda a região, uma grande biodiversidade e o melhor balneário entre os municípios com banho opcional entre cachoeiras e aguá parada, e uma vasta opção de alimentos como peixe, carne,e comidas tipicas.vale a pena conhecer.

    • Malta disse:

      Boa tarde, Luiz…desculpe a intromissão…eu reiso em MG, bem distante de sua cidade, a qual ainda não tive o prazer de conhecer, mas aqui neste blog já postaram algums informações dizendo que em seu município o grau de pobreza é muito grande, onde a maioria das pessoas se alimenta de açaí com farinha ( não sei se é verdade ). Se assim for, um empreendimento do porte da UHE não deveria ser visto como uma oportunidade de melhoria de vida das pessoas? entendo que o meio ambiente tem que ser respeitado e que as “melhores festas, bidodiversidade e balneário,etc…etc..” não podem superar a oportunidade de mudança de qualidade de vida para as pessoas…creio que o que se precisa é apenas uma maior fiscalização de órgãos públicos e principalmente ONGs para exigirem que os impactos ambientais causados pelo empreendimento sejam realmente mitigados/compensados…grande abraço

      • Malta disse:

        desculpe o erro…leia-se “resido”, na primeira linha…obrigado.

        • josivan disse:

          estava lendo os comentarios e reforço que vc malta esta precisando conhecer mesmo o quanto antes nosso municipio de ferreira gomes para evitar que tenha esta visão grotesca de nosso municipio ok desculpa se me expressei mal malta tenho um colega mineiro e o que ele me relatou de ferreira gomes e totalmente o contrario do seu ponto de vista, vale ressaltar que açai com farinha e muito saboroso!! se um dia vc tiver este prazer de visitar nossa cidade me avise! pois tenho referencias boas de sua cidade e vou ter o prazer de conhece-la.

        • ivanilce disse:

          engraçadinho da mesma forma que em algum lugar do brasil tomam água quente com folha verde, aqui tomamos uma vitamina muito tradicional que faz parte da nossa cultura, se você tiver a sorte de conhecer, nunca mas vai fala o que não tem certeza… sou de macapá e moro em uma montanha na serra do navio onde esta sendo explorada ouro e minério nossa cidade é muito rica, onde
          melhor se paga educação segurança e saúde.

  21. alan disse:

    DE QUE ADIANTA TANTAS PESQUISAS,ESTUDOS E RELATÓRIOS DOS IMPACTOS CAUSADOS POR ESSA UHE?!?? NEM QUE SE PROVE OS PIORES IMPACTOS DO PLANETA ESSA UHE DEIXARÁ DE SER IMPLANTADA, POIS OS ESTUDOS E AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SÃO FORMAS DE MASCARAR A REALIDADE, VISTO QUE O INTERESSANTE MESMO É A CONSTRUÇÃO DESSE “EMPREENDIMENTO” QUE SÓ BENEFICIARÁ OS DETENTORES DO PODER!!!

  22. Evi pereira disse:

    nada do que falam de nos ferreirense é verdade

  23. Edmar Damião disse:

    Sou soldador profissional,trabalhei na mmx,mpba,anglo ferrus,e no momento gostaria muito de colaborar com o desenvolvimento desta usina hidreletrica em ferreira gomes,tenho disponibilidade a testes deste já agradeço e aguardo informação,vou deixar o meu contato/96-9161-2645 ou 96-9144-6234.

  24. kennedy humberto da silva disse:

    sou técnico em segurança no trabalho e gostaria de informações de serviços na referida usina; tenho 23 anos de experiencia em usinas hidreeletricas.
    Tel. 67 8120 8761

  25. Marcio disse:

    CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE FERREIRA GOMES
    CURSO DE CALDEIREIRO EM MANAUS
    PELOS FONES 9331-7220 INICIO 30/05/2012

  26. Ada disse:

    Prezado, O senhor citou o lado bom,porém o senhor não levou em consideração o fator históico do local, a biodiversidade e principalemte a quantidade de poluição que este empreendimento vai fazer na atmosfera deste local. Sinceramente eu sou do norte estou me especializando em Gestão Ambiental, e falo, em lucro e super interessante, em termos de meio ambiente isto e muito triste.

  27. ah….mas uma coisa mala..opps; malta vai aprender a escrever.biodversidade nao bidooddiveersidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  28. CALDEIREIRO disse:

    SOU CALDEIREIRO E ESTOU FAZENDO PARTE DA FABRICAÇÃO DA HIDRELÉTRICA EM MANAUS, GOSTARIA DE FOTOS DOS LUGARES DA HIDRELÉTRICA, SE ALGUEM TIVER PASSA AI BLZ

    • fernando disse:

      to trabalhando na construção da hidreletrica de ferreira gomes no amapá me envia um email que te passo fotos beleza!

      • Flavio da silva paiva disse:

        Bom dia amigo sou o flavio traballho na construçao usina belo monte a 1ano,sou operador trator de lamina pode me informar quais empresas estao construindo a obra ai,sabe a faixa salarial dai se souber me responda no email obrigado.

  29. andy. disse:

    ola, quais são as empresas que construirão a uhe ferreira gomes? quem fara a montagem metal mecanica.e se solda? quem souber favor informar no e-mail andersongaucho2005@yahoo.com.br
    se tiver telefones melhor.agradeço.

  30. DENNIS disse:

    Boa tarde,suo lixador e tenho expeiencia,gostaria de saber se vão contratar lixador e apartir de quando,e como fasso para deixar meu curriculo .OBS:moro na cidade mesmo em Macapá!

  31. DENNIS disse:

    vc poderia me responder se estão contratando lixador no momento ,pois estou em Penambuco e estarei voltando nesce final de semana.

  32. Paulo César disse:

    Sempre sonhei trabalhar na construção de uma hidrelétrica. Sou formado desde 1984 como técnico de Segurança do Trabalho(experiência: Jari Celulose, Minasgás, Estaleiro Rio Maguari, Bunge). Atualmente estou desempregado. Se houver oportunidades me coloco a disposição.
    Obrigado.

  33. Francisco sousa disse:

    Sou lider de solda 069 81026320

    • helena espontan gomes disse:

      helena espontan gomes disse:
      17 de agosto de 2012 às 14:43 ola eu to desempregada eu quero arumar um emprego na ferreira gomes tenho esperiencia
      em ferramentaria de equipamentos
      tenho curso de solda se estiver precisando esta duas areas por favor me chama meu
      telef. (66)99135263 ou (66) 81299651
      eu aguardo

  34. Nelcinéia Colares Rebelo disse:

    Nelcinéia Colares Rebelo
    Solteira, 03/08/73
    E-mail: nelci.rebelo@hotmail.com Cel: (93) 9132-2323
    Carteira Nacional de Habilitação Categoria B
    OBS: Disponibilidade para mudança de cidade
    ESCOLARIDADE

     Curso: Técnico em Segurança do Trabalho- CEPES – conclusão 1º semestre de 2012
     Curso: Bacharel em Administração – IESPES – conclusão 2º semestre de 2008
     Curso: Técnico em Administração – Fundação Esperança – conclusão 1º semestre de 2001

    QUALIDADES
     Pró-ativa, bom relacionamento interpessoal, determinada, perfeccionista.
    EMPRESAS TRABALHADAS
     A IDEAL TECIDOS- Santarém- Pará
    Cargo: Operador de caixa
    Atividades relacionadas: Atendimento a clientes, fechamento de caixa, abertura de cadastros de clientes, consultas SPC e Serasa, controle de recebimentos dos pagamentos e cobrança de débitos em atraso.
    Data de admissão: 16 de Junho de 2010 – Saída: 05 de Fevereiro de 2011
     E.L. VASCONCELOS (VARIG)- Santarém- Pará
    Cargo: Atendente de Vendas e Caixa
    Atividades Relacionadas: Contas a pagar e receber, fechamento de caixa, emissão de Notas Fiscais, atendimento a clientes, emissões de passagens aéreas, vendas (empresas e clientes em geral).
    Data de admissão: 01 de Outubro de 2003 – Saída: 18 de Janeiro de 2005
     CONSÓRCIO SETAL- Porto Trombetas- Pará
    Cargo: Arquivista Técnica
    Atividades Relacionadas: Plotagem de desenhos técnicos no AutoCAD, Excel e cadastramento.
    Data de admissão: 02 de Janeiro de 2002 – Saída: 26 de Agosto de 2002
     MASTERCOPY COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA – Porto Trombetas – Pará
    Cargo: Auxiliar de Escritório
    Atividades Relacionadas: Atendimento ao público, contas a pagar e receber, fechamento de caixa, operação de máquinas reprográficas, emissão de notas fiscais.
    Data de admissão: 06 de Novembro de 2000 – Saída: 25 de Dezembro de 2001
     SHOPPING BINGOS ASS, CÔNSUL E GEREN. LTDA- Fortaleza- Ceará.
    Cargo: Recepcionista
    Atividades Relacionadas: Atendimento ao público
    Data de admissão: 07 de Março de 1995 – Saída: 05 de Maio de 1995
    CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO/OUTROS
     Informática: Windows, Word, Power Point, Excel
     Noções básicas de Inglês
     V Seminário de Estágio – IESPES
     Atendimento Diferenciado – VARIG
     Conscientização para Qualidade, Gestão de Qualidade Total-Mineração Rio do Norte.
     Assistente Administrativo – Microlins
     Motivação e Atendimento no Século XXI – PHD Vídeo
     Treinamento 5S – Mineração Rio do Norte
     Treinamento selo de Gestão da Qualidade- ACES

  35. oi meu nome é dalvanfernando e tou desempregado no momento moro em macapá e to precisando muito de uma vaga de soldador pra trabalhar na uhe ferreira gomes meu email e(dalvan_157@hotmail.com) si tiverem precisando me mandem uma msg meu tel pra contato é (96) (3224-3221) vo aguardar soldador eletrodo revestido

  36. estou aprocura de trampo de soldador em porto grande gostaria de saber os numeros de firmas que estao pegando soldador la si alguem tiver os numeros de alguma por favor meu amail e bolmes1@hotmail.com fone 3599092425 obrigado

  37. ILSON ANDRE disse:

    QUERO MUITO TRABALHAR NESTA GRANDE OBRA QUE ESTA APENAS NO COMESO E ENTRAR PARA A HISTORIA COMO MAS UM NESTA LISTA DE PESSOAS PREVILEGIADAS DE TRABALHAR NA COSTRUSAO DESTA GRANDE USINA SOU ENCARREGADO DE ELETRICA TRABALHEI NO CONSOCIO CARAGUATATUBA SP CONSTRUINDO A BASE DE GAS HOJE TRABALHO NA ILCON
    CONSTRUTORA E SERVISO.OBRIGODO PELO ESPASO.

  38. ILSON ANDRE disse:

    QUERO MUITO TRABALHAR NESTA GRANDE OBRA QUE ESTA APENAS NO COMESO E ENTRAR PARA A HISTORIA COMO MAS UM NESTA LISTA DE PESSOAS PREVILEGIADAS DE TRABALHAR NA COSTRUSAO DESTA GRANDE USINA SOU ENCARREGADO DE ELETRICA TRABALHEI NO CONSOCIO CARAGUATATUBA SP CONSTRUINDO A BASE DE GAS HOJE TRABALHO NA ILCON
    CONSTRUTORA E SERVISO.OBRIGODO PELO ESPASO.

  39. Rudson Monteiro mafra disse:

    Ola sou soldador estou procurando trabalho. meu telefone de contato 09691472928

  40. Rudson Monteiro mafra disse:

    Ola sou soldador estou procurando trabalho. meu telefone de contato 09691472928 .sou de manaus.

  41. vic♥solove. disse:

    pow eu nao sei do q vcs falao tant ai.
    mais nao me entereça
    eu so vim pra falar q tem um homem q eu amu muit
    i eli trabalha ai.
    o nome deli e francisco i eu farua qualqer coisa pra eli voltar pra ca pra roraima.
    bjzzz.

  42. Jackson Carneiro dos Santos disse:

    Ola tudo bem, sou Engenheiro Agrimensor, trabalhei com Cota Batida na Usina Santo Antonio em Porto Velho Rondônia, em cota batida na Usina Santo Antonio do Jari, em Laranjal do Jari, formei tem pouco tempo mas tenho uma boa experiencia na área de Georreferenciamento de imoveis rurais.

  43. ola gostaria muito de trabahar na uhe coracy nunes -usina santo antonio do jari-sou encarregado de carpintaria, (98)9170-6778-(98)9112-7916

  44. Evaldo Oliviera disse:

    Oi sou, Técnico em segurança do Trabalho e estou a procura de emprego, meus contatos são (96)9175-2645 e 9112-6967…

  45. Anderson oliveira disse:

    Oi!! gostaria de Trabalhar na UHE Ferreira Gomes,no momento estou desempregado,tenho o conhecimento e habilidades de operar maquinas pesadas,tenho CNH AB sei operar escavadeiras hidrulicas,rolo compactador,caminhão articulado e caminhão fora de estrada,trabalhei UHE Belo Monte e na Buriti emprendimentos imobiliarios,meu telefone para contato é (94)81333881 ou (94)92627183 desde ja sou grato pela sua Atenção…

  46. fernando disse:

    ola amigos amapaenses se deus quiser e abencoar estarei conhecendo esta bela cidade e costumes da regiao em breve.

  47. fernando disse:

    ola amigos amapaenses se deus quiser e abencoar estarei conhecendo esta bela cidade e costumes da regiao em breve.

  48. Cleyson Sales disse:

    Boa noite pessoal, estou também interessado em trabalhar na Usina de Coaracy Nunes, tive lendo os comentários sobre a Usina… Eu já trabalhei em todas as Termelétricas do Estado do Amapá exceto a Térmica da Eletronorte, estive na montagem de várias Usinas no Estado…
    A discussão sobre impactos ambientais vai perdurar por vários anos, mas minha opinião e podem acreditar a UHE agride menos que as UTE, então ou de acordo quanto a construção de UHE, pois o impacto é local e não mundial. Acreditem meus amigos quando falo que uma UTE polui muito e agride muito mais que uma UHE. Sou Técnico em Eletrotécnica e Engenheiro de Produção, sei o que falo pois minha especialização é na área energética….
    Obrigado e Boa noite a todos!!

  49. Louvaner Camilo disse:

    Da uma olhada Alcineia na grotesca vergonha que e o reservatório de agua construido para UHE de Ferreira Gomes, sem falar que você tem que dirigir bem ou então mesmo nos, conduzindo nossos fuscas TEMOS que tomar cuidado para não cair no imenso precipício antropico, pois; deixaram de colocar barreiras fixas de ferro nos acostamentos da via pavimentada do paredão. Outra coisa Alcineia, sei que você estuda Meio Ambiente que nem eu, talvez você consiga descobrir quando da supressão das vegetações para a construção da HUE, Cade a madeira? O que fizeram com as nobres, tipo Maçaranduba e piquia? Sera que foram para as grandes serrarias de Porto Grande, acho Alcineia; que a Ferreira Gomes Energia deve ter essa resposta, pois sei; desculpa eu acho – certamente o IMAP deve fiscalizar “certinho” a reposição florestal dessa empresa, que certamente tem pouco compromisso com o meio ambiente do nosso estado. Se duvidam do que eu digo, e só investigarem o que eu coloquei no blog, além do mais pessoal; vocês lembram quando da emissão da Licença de Operação para Ferreira Gomes Energia, foi no salão nobre do setentrião do Estado no Governo Passado com direitos a coca cola e a muito foguetes, uma festa para o novo progresso no Amapá que nem energia aqui vai deixar.
    Att. Camilo

  50. Manoel Medeiros disse:

    Gostaria muito de trabalhar nesta hidreelétrica Coaracy Nunes (Usina Santo Antonio do Jari)- Sou Supervisor de Montagem Elétrica/Instrumentação – Tel 22-2643-5403 – 27-8889-5753- Muito obragado Medeiros

Deixe o seu comentário!