A Fundación MAPFRE anunciou os ganhadores de seus Prêmios 2017, distinções de caráter internacional cujo objetivo é reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que contribuem com seu trabalho diário para melhorar a vida da sociedade em áreas relacionadas ao compromisso social, à pesquisa, saúde, prevenção de acidentes e seguro.

A verba global dos prêmios é de 150.000 euros e serão entregues no dia 14 de junho em uma cerimônia presidida pela Sua Majestade a Rainha Sofía, e que será realizada no Cassino de Madri.

Na edição deste ano, recebeu-se um total de 844 candidaturas procedentes da Europa, dos Estados Unidos e de países ibero-americanos. Dentre todas elas, o Projeto Dentista do Bem, da organização social brasileira, Turma do Bem vai receber o Prêmio para a Melhor Iniciativa em Ação Social.

O coordenador responsável pelo projeto Dentista do Bem na cidade de Macapá é a Dra. “DAIZ NUNES”, que também comemora a premiação junto com a ONG, já que faz um maravilhoso trabalho em Macapá.

Os premiados em outras categorias são: Vicente Del Bosque prêmio para toda uma vida profissional, a Organização de Bombeiros Americanos (OBA), a Fundação Enlace Hispano Americano de Saúde (EHAS) e a Universidade da Pensilvânia (EUA).

Mais Informações

PREMIOS FUNDACION MAPFRE

MAIS DE 17.000 DENTISTAS VOLUNTARIOS ATENDEM A 71.000 JOVENS SEM RECURSOS DE 14 PAÍSES

O projeto Dentista do Bem, da organização social, Turma Do Bem, recebe da Fundação MAPFRE de Melhor Iniciativa de Ação Social, como prêmio, ganhará 30.000 euros.

No Brasil, 40 milhões de pessoas não tem acesso ao dentista por falta de recursos econômicos.

A Rainha Sofia presidirá o ato de entrega dos prêmios internacionais no próximo 14 de junho, em Madrid.

O Dentista do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo e o principal projeto da organização social Turma do Bem (TdB), que ao final dos anos noventa foi criada pelo Dr. Fábio Bibancos. Seu objetivo é contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos com escassos recursos econômicos através de tratamentos odontológicos que são proporcionados de forma gratuita por 17.100 dentistas que formam a rede de Dentistas do Bem.

O atendimento que essas pessoas recebem, 71.000 beneficiários – até hoje – é de caráter curativo, preventivo e educativo, e se realiza nos consultórios dos próprios dentistas voluntários. A Turma do Bem também realiza o acompanhamento de todos os envolvidos no projeto: beneficiário e dentista.

O programa acontece em 1.500 municípios do Brasil, Portugal, Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Os pacientes, triados em escolas públicas e organizações sociais, são selecionados através de critérios como pobreza, problemas odontológicos mais graves e mais velhos (próximos do primeiro emprego).

Desde 2002 trabalhando pela saúde bucal dos adolescentes

Atualmente, um total de 2.400 milhões de pessoas no mundo sofrem problemas dentais causados principalmente por caries não tratadas. Estima-se que a cada ano surjam 190 milhões de novos casos. No Brasil, em concreto, 40 milhões de pessoas não tem acesso ao dentista por falta de recursos econômicos.

A origem do projeto surgiu através do livro que o Dr. Fábio Bibancos, publicou em 1995 com o título, “Um Sorriso feliz para seu filho”, focado na prevenção de problemas odontológicos. Após as palestras realizadas nas escolas públicas, as mães falavam que entendiam tudo, mas que a prevenção já não era suficiente e mostravam as bocas das crianças em condições terríveis de saúde bucal. Então ele começou a atender no Instituto Bibancos de Odontologia, mas eram muitas crianças, então ele pediu a ajuda de 15 colegas dentistas para atender gratuitamente e assim nasceu o projeto Dentista do Bem.

A Turma do Bem também conta com outros projetos, como o criado em 2012, que oferece tratamento odontológico para 750 mulheres vitimas de violência domestica.

Os Prêmios internacionais Fundação MAPFRE, reconhecem o trabalho de instituições e pessoas que contribuem com seu trabalho cotidiano para melhorar a vida da sociedade em áreas relacionadas ao compromisso social, pesquisa, saúde, prevenção de acidentes.

Entrega de prêmios:
Quinta-feira, 14 de junho de 2018. C