Repiquete no Meio do Mundo

Um blog feito na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador, no Amapá.

Sobre o aumento do funcionalismo, o governo esclarece:

Alcilene Cavalcante em 18 de maio de 2011

O Governo do Estado concedeu um aumento linear de 3% para todo o funcionalismo público estadual. O governo chegou a esse índice após exaustiva análise do seu impacto nas contas públicas considerando o endividamento do Estado. O governo sabe que o funcionalismo merecia mais. Até porque, a perda total do período que vai de 2003 a 2010, da maioria das categorias, somam mais 58,05%. Neste período, o governo concedeu reajustes abaixo do IPCA ou não deu reajuste algum. Foi criada uma comissão composta pelos sindicatos e pelo governo para elaborar um plano de reposição das perdas salariais a partir do próximo ano. Quanto a data-base, o governo informa que não houve modificação.

 

Reajustes salariais – 2003 a 2011 – Governo do Amapá
Ano Grupos IPCA (%) %
2003 Reajuste de 3%, para todos os grupos 15,47 3,00
2004 Reajuste de 2,84%, para todos os grupos 5,89 2,84
2005 Sem reajuste 7,29 0
2006 Reajuste de 5%, para todos os grupos 5,20 5,00
2007 Reajuste de 7%, para todos o grupo magistério 2,92 7,00
2008 Sem reajuste 4,63 0
2009 Sem reajuste 5,47 0
2010 Reajuste de 5,17%, para os grupos, exceto grupo gestão superior 5,05 5,17
2011 Reajuste de 3%, para todos os grupos 6,13 3,00

Fonte: SEAD, Governo do Estado do Amapá.

 

50 Comentários

  1. jonh o malcovit disse:

    Na realidade o que veremos nestes 4 anos de governo camilo, sera reclamação geral, culpa do governo ? não, apos estes 8 anos de roubo, a expectativa em cima do atual governante e muito grande, sem contar a turma da harmonia trabalhando contra, se o amapa nao virar a terra do leite e do mel, da felicidade suprema, vai ser aquela velha balela de sempre os capiberibes sao isso, sao aquilo, o camilo vai fazer igual ao pai, e por ai vai. tem bastante gente torcendo para tudo dar errado nestes 4 anos, Os borgias
    familia que controla grande parte da midia local principal lema falar mal dos capiberibes. e muitos outros politicos que vieram do governo anterior como aquele que controla a Maracutrama, tem grana e poder para infernizar a vida do governante, no fundo 75% dos nosso politicos não valem um vintem furado. a culpa de tudo isso e deles, alias e nossa que os colocamos la.

  2. enedita Maria disse:

    Decepcionada. O governo do Camilo só corre atras. Só apaga incêndio. Que comunicação é essa que Camilo arranjou pra ele? Estou desconhecendo Camilo..Que equipe incompetente Camilo tá colocando no governo

  3. André Pereira disse:

    (………..) Sec. Juliano, sou professor do Estado e tivemos um reajuste entre 2003 e 2010 de 43%, é verdade que algumas vezes com muita briga, mas tivemos. Vc vem divulgar esses números. Decidi votar no Camilo quando ele dizia que não se deveria andar olhando pelo retrovisor. Me diz o que vcs fazem agora? O pior é que além de olhar pelo retrovisor ainda enxergam errado!

    • Lorena Vidal disse:

      É pq dinheiro tinha.. faltava era gestão!! kkk

    • jesu marcio disse:

      Caro professor, que tipo de reajuste voce fala dentro desses 43%? Porque nesses 43% estão: progressão e promoção. Nós estamos falando de reajuste em relação a perda salarial decorrente da inflação de nossa moeda. Quem você acha que calculou errado? Me tire essa dúvida.

    • ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA MELO disse:

      Caros professores, é triste saber que os professores estão mais uma vez sendo manipulados pelos sindicatos. Sou a favor da greve por melhores salários. Só não digam que o Talwez foi bom para os professores, é assinar atestado de burrice. Compare o salário de enfermeiro, agente penitenciário ( nível médio), delegado, biólogo, engenheiro, auxiliar fiscal, bioquímico, nutricionista, compare o salário deles com o dos professores, verão como foram maltratados pelo Talvez

  4. Alves disse:

    SUBSTITUIÇÃO: sai a turma da Harmonia, entra a turma da Transparência. DETALHE: quero ver manter a transparência com mais de 3 bilhões de reais como orçamento, mas olha, tem que ser centavo a centavo, foi isso que foi vendido.

  5. Alencar disse:

    Passou na propaganda do GEA,
    Em 100 dias de governo o governodor reformou 76 que não tinham condições de funcionamento. Se isso for verdade não temos um governador, temos um mágico, um fenômeno…

  6. DAVID disse:

    Ao Prof. Andre, parabenizo esse professor. pois enquanto seus colegas receberam 16% ele recebeu 43%, ou vc fazia parte da quadrilha da harmonia ou vc é professor de magica.

    • André Pereira disse:

      Calcule quanto era o salário base do professor em 2003 e quanto terminou em 2010 e diga que o reajuste nesse período foi de 16%. Não sou mágico nem vidente, mas não é difícil prever o quanto vamos sofrer nesse governo que eu ajudei a eleger.

  7. Amapaense disse:

    Reclamam do aumento que esta sendo dado de 3% (que por sinal é muito pouco)…e não recordam que um certo ex-governador dobrou o salário dos delegados…uma medida que esta totalmente fora da realidade do estado e do Brasil. E foi um desrespeito com todas as classes que fazem greve por aumento e pouco conseguem.

    • Celito disse:

      Muito Bem lembrado Amamapaense! E para contribuir Olha esse extremo: Um delegado pode ganhar até 12 mil reais por mes, enquanto um agente com o mesmo tempo de serviço tem que se virar com 2500 reais por mes. Mas é isso mesmo, o ex-gov tinha que deixar a casa pronta!

  8. Mario Augusto disse:

    Cara Alcilene,

    Sou Professor.
    tem um boato correndo que o governo tem um projeto para retirar as férias de janeiro de nossa categoria.
    Pediria a vc fazer o favor por nossa classe que averiguasse junto a Secretária de Educação, se possível.
    Atenciosamente,
    Mário

    • Alcilene Cavalcante disse:

      Camilo esclareceu isso em nota logo abaixo…

      • Adriano Lima disse:

        Alcilene,
        quanto a mensagem que colarei abaixo, vc disse que Camilo esclareceu em nota logo abaixo mas não encontrei.
        vc poderia enviar para meu email?é muito importante para nós, pois andam dizendo que irão cortar essas férias.
        Irei repassar para a classe da educação o esclarecimento do governador,se vc repassar.
        Atenciosamente,
        Adriano Lima
        ________________________________________________________________________________________
        Cara Alcilene,
        Sou Professor.
        tem um boato correndo que o governo tem um projeto para retirar as férias de janeiro de nossa categoria.
        Pediria a vc fazer o favor por nossa classe que averiguasse junto a Secretária de Educação, se possível.
        _________________________________________________________________________
        Mário
        Responder
        Alcilene Cavalcante
        18 de maio de 2011 às 12:15
        Camilo esclareceu isso em nota logo abaixo…

        • Alcilene Cavalcante disse:

          Leia no post ” Sobre aumento dos servidores”…Tem um texto do próprio governador postado no facebook e twitter onde esclarece inclusive esses boatos…Procure aqui no blog mesmo. Estou vijando e sem tempo pra passar email

  9. joao disse:

    Só existe aumento real quando este é superior a inflação. O dinheiro com o tempo desvaloriza. O que se comprava com mil reais ano passado não se compra esse ano. Na prática o salário diminuiu. Muitos não enxergam isso.

  10. Lutiano disse:

    EU JA SABIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    PENA QUE QUEM SOFRE COM ESSE DESRESPEITO É O PROPRIO POVO QUE MAIS UMA VEZ FEZ ESTA PÉSSIMA ESCOLHA.
    ESPEREM SÓ MAIS TRES ANOS EMIO, JÁ VAI PASSAR.

  11. Macapaense-AP disse:

    Vale lembrar que o atual governo esta tabalhando com o orçamento já aprovado no ano passado, orçamento foi aprovado pela ahntiga presidncia da Assembleia Legislativa.

  12. Rildo disse:

    Vejo o trabalho da Auditoria Geral do Estado quando não fez nada pra fechar esse “RALO” que levou nosso dinheiro nos últimos anos.
    Fico triste quando vejo os comentários em rede nacional perguntando “Como a população deste Estado consegue agüentar em silencio tanta robalheira”
    Eu mesmo já vi inúmeras auditorias demonstrarem que as contas de determinados órgãos envolvidos na Operação Mãos Limpas estavam corretas.
    ISSO É UMA VERGONHA, UM CRIME DE LESA-PÁTRIA.

    • ELÁDIO SOUZA disse:

      Rildo! Vamos ampliar essa visão: – Além da auditoria, por quê o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual, que levam uma “grana preta” do orçamento, não fizeram nada para fechar o ralo?

  13. Elson disse:

    Tudo isso que estamos presenciando, infezlimente,é Amapá é Brasil.
    A lei que é pro xico, não é pro Francisco…
    Mas não vamos esmurecer, vamos à luta trabalhadores.

  14. Elson disse:

    em todo Brasil é assim, a lei que é pro xico, não é a mesma pro Francisco…
    pobre do povo que sofre por ter politicos bandidos.
    vamos à luta !!!

  15. OSOMBRA disse:

    MINHA GENTE VAMOS PARAR COM A HIPOCRISIA O CAMILO ENTROU UM DIA DESSE E AI JA QUEREM QUE O CARA FAÇA MILAGRES EI PORQUE QUE A CLASSE NUNCA COBROU ESSAS REIVIDICAÇOES NA GESTAO DO SENHOR WALDEZ GOES PELO CONTRARIO TODO MUNDO SE CALOU ATE MESMO ESSA IMPRENSA MARROM QUE SEMPRE COLOCAVA O POVO NA MORDAÇA E MINHA GENTE ISSO E QUE E IPOCRISIA POR PARTE DE ALGUNS SEGMENTOS.
    MAIS TENHO CERTEZA QUE O CAMILO VAI AJEITAR SIM O ESTADO APESAR DAS DIFICULDADES FINANCEIRAS QUE VEM PASSANDO DEVIDO TER RECEBIDO O ESTADO FALIDO OPR QUEM GOVERNOU O ESTADO DURANTE OITO ANOS.

  16. Marcos disse:

    Tem professor batendo lata agora, mas durante muito tempo ficou ganhando o seu salário (base abaixo do teto) durante 8 anos. Agora teve que voltar pra sala e encontrou um bom motivo pra ganhar sem trabalhar novamente: vamos paralizar.
    Sou funcionário público do estado. Odiei esse aumento, mas sei que tem muita gente com saudade dos Papudos (os presos da papuda)e que ficam falando asneira agora.
    Sou a favor de se abrir processo adminsitrativo para essas pessoas e demissão. São tão corruptos quanto os papudos.

    • Carla disse:

      Muito acertada suas colocações Marcos,agora que voltaram p/as salas de aula e teem que TRABALHAR p/fazerem jus aos seus salários,estão criando esta celeuma toda.Camilo é GOVERNADOR e não MÁGICO ou CRISTO, que fez a multiplicação de peixes e pães.Policia tem que estar nas ruas,professor em salas de aula,profissionais da saúde nas suas áreas e por ai vai,deixem de chororo.Tá ruim o giló(???),pior sem ele.

  17. Max disse:

    Vai ser difícil conviver com um governo que justifica a falta de respeito e incompetência, sempre se comparando com o governo que já passou. Já são cinco meses de enrolação, muito lero, blá, blá, blá e muita propaganda – que por sinal não se sabe quanto está custando aos cofres públicos – pouca atitude para melhorar a vida dos amapaenses. Até quando, governador, o seu governo vai continuar a olhar pelo retrovisor, culpando o governo passado para justificar a falta de gestão da sua equipe no governo? Arregasse as mangas e cumpra as promessas de campanha que levaram milhares de amapaenses a se enganarem e acreditarem nessa farsa. Aos meus colegas servidores públicos fica a volta de um passado que foi recheado de perseguições e desreipeito a nossa classe, voltamos a ser a bola da vez.

    • jonh o malcovit disse:

      O engraçado e que o Governo Talvez, estava no ultimo ano de mandato 2010 e ainda falava do governo passado que estava a 10 anos atras, o governo capi e deixou em caixa algo em torno de 80 milhoes na epoca, a harmonia deixou um saldo de -1 bilhão e meio no minimo, haja diferença hein…o que falta e dar tempo para o governo…não se conserta desmando de 8 anos em 5 meses…nem magico faz isso….e deem graças a Deus ja pensou se o PP ou Ananajas chegam a ser governo..ninguem saberia destes roubos e quando a ficha fosse cair, nem vendendo o amapa as dividas seriam pagas. vamos deixar de ser hipocritas e cobrar mas de forma justa… vendo a herança que foi deixada, e dar um tempo e caso o governo não resolva ou seja incompetente..não votamos mais nele.

      • Max disse:

        Caro Jonh, o problema é que o tempo voa, passa em um piscar de olhos, quando percebemos nada foi feito. O Camilo falava em seus discursos políticos que tinha dinheiro e faltava gestão, agora que ele chegou a tão cobiçada cadeira do setentrião não vemos o discurso sendo colocado em prática. Cadê a gestão? Eles estão mais perdidos que cego em tiroteio. Ele se dizia mágico, sim, porque resolveria todos os problemas do Estado, mais na verdade setores como saúde, segurança e educação estão um caos, cada dia pior, pelo menos são essas as notícias que acompanhamos diariamente nos meios de comunicação (jornais escritos e levevisivos). Joga-se milhares de pedras no governo da Harmonia e até agora o governo da TRANSPARÊNCIA e da MUDANÇA não disse para o que veio. Até quando teremos que esperar? Quando acabar os quatro anos e ele começar pedir voto para a releição alegando não ter tido tempo?

  18. Pedro Santos disse:

    Quando Camilo Capiberibe assumiu o governo, ele sabia de todas as dificuldades que iria enfrentar. Apesar de nós sabermos do quanto esse Estado tem sido alvo de verdadeiros assaltos aos cofres públicos praticados pelos governos anteriores, não dá para ficar inventando desculpas para não atender as reinvindicações justas dos trabalhadores da Educação. A secretária de educação vai a imprensa mentir quando diz que os trabalhadores nunca levantaram a voz contra o governo Waldez: onde ela estava nas greves realizadas contra o governo passado? O que ela estava fazendo que, talvez ela, não tenha ido pra frente do Palácio reinvindicar melhores condições de trabalho e melhorias salariais? Não dá pra querer transformar o movimento grevista num simples movimento político contra o governador, apesar de nós sabermos que dentro desse movimento existem diversas motivações, inclusive políticas sim; assim como haviam pessoas do PSB envolvidas no movimento, quando o governador era Waldez, com a simples intenção de querer tirar proveito. Porém, a grande maioria, com certeza absoluta, são de trabalhadores que querem apenas garantir os seus direitos. Quanto à questão de serem apenas quatro meses, isso não tira a responsabilidade do governador de criar políticas que apontem no sentido de melhorias da categoria. Se os professores resolveram parar agora, é porque sentiram que os caminhos que o governo começou a trilhar agora são, no mínimo, “duvidosos” e é bom deixar bem claro pra ele que ninguém vai aceitar pacificamente qualquer atitude que fira o que julgamos digno para a nossa classe. Por que esperar quatro anos para questionar o que julgamos errado? Temos sim que marcar terreno e lutar, assim como todas as classes, pelos nossos direitos.

    • jonh o malcovit disse:

      Eu conheco no minimo uns 6 professores que nos ultimos 8 anos estavam desempenhando outras funções e ouvi da boca de um deles, que não iriam voltar para a sala de aula, que isso e perseguição. professor e pago para dar aula, policial para ser policial.. tem muita gente e não querendo perder as regalias.

    • Carla disse:

      Concordo que não se deve esperar 04 anos p/se reinvindicar melhorias,mas a maioria dos chorões esperaram 08 caladinhos pq estavam no “bem bom”,fora das salas de aula,pronto falei.

  19. Carlos Picanço disse:

    “Dos seres ímpares ansiamos prole. Para que a flor do belo não se extinga”
    Uma imagem gravada na lembrança: Manifestação da CEA e CAESA em frente ao CRDS, CAPI estava visitando a escola e, contrariando seus seguranças e assessores, atravessou a rua e foi conversar com os manifestantes… Não sei o teor da conversa pois acompanhava a distância… Esperamos que a flor, o belo e o espírito democrático dêem prole…

  20. Vasconcellos disse:

    É evidente que há diferenças entre o atual governador e o aloprado Waldez. Camilo se elegeu com a bandeira do socialismo e fazendo o trabalhador acreditar na mudança. O socialismo é uma bandeira que promove o bem-estar e trata o ser humano com mais dignidade. Waldez passou e deverá sofrer rodas as ações penais e administrativas pelos seus inúmeros delitos contra a gestão pública. Sua não eleição para o senado, é um sintoma de que sua carreira política vai para o lodo.

    Ao tratar o trabalhador do setor público com descaso e negligência, dando uma esmola de 3%(três por cento), o sr. Camilo dá muito combustível para a oposição se rearticular e tentar construir uma alternativa de governo para 2012(prefeitura de Macapá). Tá agindo com criancice e ingenuidade ao tentar jogar a opinião pública contra os trabalhadores do setor público.

    É evidente que tá mal assessorado. Aqui é Macapá e não o Canadá. Ao sucatear o salário do servidores público com essa miséria(3%), o sr. Camilo é mais um que contribui para gerar desigualdades salarias e deixa o trabalhador numa intranquilidade e insegurança atroz. Agora eu afirmo que no atual governo FALTA GESTÃO e a inexperiência e a falta de tirocínio do atual governador pode quebrar a paz social estagnar nossa economia, refletindo nas questões sociais.

    Sugestão ao sr. governador para satisfazer o trabalhador e fugir da crise. Faça o escalonamento desse percentual de reposição das perdas de 6,31%:(3% agora; 2% em agosto; 1,31% em outubro).

    • Elson Correia Filho disse:

      Tai uma boa alternativa! Aliado a isso, que tal diminuir o número de assessores,muitos dos quais que não fazem p… nenhuma, além de onerar a folha de pagamento,,, Fica a dica de um eleitor, não de um viúvo da harmonia…

  21. Otavio Santos disse:

    Quem foi o governador que aumentou em 100% o salario dos delegados (sua esposa), e onde estavam os lideres sindicais reivindicando os reajustes proporcionais para cada categoria?

  22. Rosi disse:

    Muitos perguntam sobre onde os professores estavam quando a PF prendeu o Secretario de Educação e toda quadrilha de larápios da operação Mãos Limpas em setembro passado. POsso responder: A MAIORIA ESTAVA NAS ESCOLAS PEDINDO VOTO PARA O CAMILO E SOFRENDO A PRESSÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS. E vejam o que estamos sofrendo! ME SINTO TRAÍDA.

  23. ralph disse:

    Interessante q qualquer um q comentou aqui foi pra famosa politicagem… ninguém analizacom uma visão de administração. É sempre assim: empregado vai sempre defender empregado. Vamos pensar um pouco..será q o Camilo não dá logoo aumento por pura birrm? Será q o povo aceitaria perder sua aposentadoria, merenda nas escolas, remédio nos hospita?

  24. Professor disse:

    INTERESSANTE, aqui alguns comentários postados simplismente somem, POR QUÊ?

  25. armando rocha disse:

    Cara Lorena Vidal, só para lembrá-la o governo que deu aumento de 100% aos delegados, jamais deu aumento de 100% à nossa regência, visto que já tínhamos 70% deixada pelo ex-governador Capi, pai do atual Camilo. Por tanto o desgoverno deu apenas 30% em oito anos de desmandos principalmente na educação. Agora se queres comprovar procure o nosso sindicato que você comprovará a veracidade do que digo. Profª Reinilda Viana (Novo Horizonte-Mcp)

  26. Adelmo Caxias disse:

    Revisão salarial ou reposição salarial, se linear, acaba fulminando apenas os servidores que ganham menos e premiando os que ganham mais, especialmente os que receberam polpudos reajuste nos últimos anos. Deveria haver um critério por quadro de carreira. Seria mais justo!

  27. Jessyleno Guedes disse:

    É interessante o efeito que a luta de classes causa na sociedade por falta de informação. Os meios de comunicação dificilmente vão ao centro das informações e acabam divulgando de forma embaçada. Então vamos a alguns esclarecimentos. No dia 13/05/2011 foi sancionada pelo governador do Estado a lei 1540/11 que em seu art. 6º dá o aumento linear de 3% para os servidores estaduais, porém em seu art.3º são deduzidos ganhos do exercício anterior (2010), pior: em seu art. 10º é revogada a lei 0663/02 que trata da data base com base no ipca. Com relação a educação, existe a lei 11.738/08 que regulamenta o piso salarial para o magistério e que o atualiza, atualmente em R$ 1.187,97. Infelizmente, em todos os movimentos sindicais os governistas sempre tentam confundir a opinião pública. Então vale relembrar que os movimentos sempre estiveram presentes. 1994 durante governo Barcellos (pfl), 1996,1998 e 2001 no governo do psb, 2002 no governo Dalva (pt), 2004 e 2007 no governo (pdt)Waldez, 2010 Pedro Paulo (pp) e agora em 2011 Camilo (psb).Existe uma nota de esclarecimento sendo divulgada onde consta os percentuais dados aos servidores públicos no período 2003 a 2010. Estranho! Onde estão os índices que vão de 1991 (primeiro governador eleito) até 2002(Período psb/pt)?

  28. Marcos disse:

    Solicito a postagem da lei 1540/11. obrigado

  29. Almira disse:

    Solicito que alguem me envie a tabela do aumento em março que já procurei no diário e não consegui encontrar. Agradeço

Deixe o seu comentário!