Sarney dá sinais ao Planalto de que pode deixar o cargo

deu em o estado de s.paulo

Sarney dá sinais ao Planalto de que pode deixar o cargo

Lula teme que ele renuncie, deixando Senado sob comando da oposição

De Vera Rosa:

O governo recebeu informações de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já avalia que sua sobrevivência política pode depender do afastamento do cargo. Alvejado por denúncias que vão da contratação de aliados e parentes por atos secretos a desvio de dinheiro destinado pela Petrobrás à Fundação Sarney para um cipoal de empresas fantasmas, o senador disse, em conversas reservadas, que não pretende suportar calado o ataque à sua honra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff – pré-candidata do PT ao Planalto, em 2010 -, estão preocupados com a reação de Sarney. Temem que ele não resista ao bombardeio e decida renunciar, para não correr risco de cassação, antes de um acordo entre o PMDB e o PT. O pior cenário para o governo é ver o Senado em guerra e sob comando da oposição, mesmo que por poucos dias, em plena CPI da Petrobrás.

Sarney poderá optar pelo caminho seguido por Renan Calheiros (PMDB-AL), que em 2007 renunciou à presidência do Senado para fugir da cassação, se concluir que a permanência no cargo contribuirá para piorar a situação de seu filho, o empresário Fernando Sarney. Investigado pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica, Fernando foi indiciado em quatro crimes: tráfico de influência, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

O presidente do Senado queixou-se com Lula dos vazamentos de diálogos gravados pela Polícia Federal. “Eu acho que o senador tem razão de reclamar porque ocorreu aí uma divulgação dolosa, fora da Polícia Federal, quando foi aberto o segredo de Justiça”, amenizou o ministro da Justiça, Tarso Genro.

  • O melhor p/o país seria a cassação desse infeliz,mas duvi-de-o-dó que isto aconteça,ainda mais se tratando da velha raposa.Lula apreensivo….,claro,já esta em campanha 2010,apesar da proibição eleitoral.Vergonha este Brasil dos politicos descompromissados.

  • Não para de bamburrar noticias escabrosas sobre o “fofo” e com isto,já estão tb aparecendo todos os rabos presos. “conselho de ética”,pois sim,70% envolvidos em escandalos.Melhor mesmo é fechar o Congresso.TIK!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *