São Jorge é festejado no Laguinho com marabaixo, ladainha e baile

Conhecido como o Santo Guerreiro, São Jorge é o santo homenageado neste sábado, 23, pela família Prazeres, no bairro do Laguinho. Durante o dia inteiro a família da Tia Geralda recebe devotos e curiosos que participam de programação que inicia às 06:00 e termina às 4:00 do dia seguinte. Matriarca da família Prazeres, dona Geralda, falecida, festejava  todos os anos o santo com orações e passou a tradição religiosa para filhos e netos que hoje organizam o Marabaixo da Tia Geralda que se apresenta especialmente na homenagem.

O santo é festejado em diversas partes do mundo por fiéis católicos e praticantes das religiões de matriz africana. Em Macapá, a festa segue as tradicionais homenagens aos santos realizadas em todo o Estado, unindo o profano ao lúdico, com marabaixo, fé católica, distribuição de caldos e gengibirra e baile dançante. A programação inicia às 06:00 com alvorada de fogos, o mastro de São Jorge é levantado às 07:00 e logo após tem a missa. Às 09:30 será servido o café da manhã.

Durante todo o dia os festeiros, família, amigos e colaboradores organizam a programação noturna com a preparação de caldos,  gengibirra e ornamentação. Às 20:00 é realizada a ladainha em latim e logo após, grupos de marabaixo convidados se apresentam  até meia-noite, quando começa o baile com som mecânico. A organização garante segurança e policiamento. A casa da família Prazeres fica na avenida são José esquina com Nações Unidas, no Laguinho.

Padre Paulo e cantadeira Danni

Mariléia Maciel

Assessora de Comunicação