A pedida gastronômica do feriado prolongado é sem dúvida o pescado, culturalmente consumido com maior frequência nesse calendário religioso. A sugestão do blog em parceria com a Abrasel para um jantar um pouco mais leve, é da chef de cozinha Odete Belo, da Versátil cozinha industrial.

Peixe Crispe Tropical

Ingredientes

1 kg de filé de peixe (pode ser pescada ou tilápia)
4 dentes de alho
Sal a gosto
Suco de limão
5 colheres (de sopa) de maionese (pode ser a light)
3 pães francês (eu usei o francês integral)
2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva
Manga
Abacate
Salsa

Modo de Preparo

Se você usar filé de peixe congelado (como eu), deixe descongelar bem. Depois com a ajuda de papel toalha seque os filés (isso é necessário porque eles ficam com muita água), comprei o meu nas feiras de peixe popular por R$ 10,00 o kg. Coloque em um recipiente e acrescente suco de limão, o alho e o sal, deixe descansar por uns 30 minutos. Enquanto isso vamos preparar a farinha de pão. Corte o pão em rodelas, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio até dourar, vai virar torrada. Depois retire do forno, deixe esfriar e amasse as torradas com as mãos, esmigalhando para fazer uma farofa com flocos. Acrescente o queijo ralado, misture bem e reserve.

 

Acrescente a maionese ao peixe temperado, misture bem. Pegue cada filé lambuzado de maionese e passe pela farinha de pão. Empane muito bem. Unte uma assadeira com azeite (seja generoso na quantidade) e vá arrumando os filés de peixe já empanados. Leve ao forno médio até eles dourarem (no meu forno ficou mais ou menos 30 minutos). Com a ajuda de uma espátula retire os filés e sirva imediatamente. Sugere-se servir com cubos de manga, abacate e salsa.

Bom apetite e feliz Páscoa a todos!