Projeto Pixinguinha: Patrícia Bastos, Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes lançam CDs em Macapá e Ferreira Gomes

Patrícia Bastos, Joãozinho Gomes e Enrico Di Miceli  lançam  CDs na  quinta-feira, 3 de setembro. Eles abrem o mês cantando novas canções no Teatro  das Bacabeiras através do Projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional das Artes ( Funarte), que inaugura o novo formato. A partir deste ano os artistas recebem o incentivo financeiro para produzir suas obras durante seis meses e após esse período devem apresentar o trabalho para o público em três shows, um na capital e dois no interior.

Mesmo sendo um dos maiores projetos de incentivo à cultura do país, do Amapá apenas seis artistas concorreram ao patrocínio de R$ 90mil, para cada projeto. O edital anuncia que o artista contemplado tem que gravar um CD com tiragem de 1.000 cópias, sendo que 200 devem ser enviadas para a Funarte. Patrícia Bastos vai lançar o CD “Eu Sou Caboca” e  Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes mostram o resultado do trabalho em equipe no “Amazônica Elegância”. As composições que estão nos dois    CDs têm como características o regionalismo amazônico e têm a participação de parceiros de vários lugares do país: Rafael Autério e Celson Viáfora, de São Paulo, o poeta amazonense Thiago de Melo,  o paraense Nilson Chaves e  Zeca Baleiro.

A música que nomeia o disco de Patrícia Bastos ganhou novos arranjos e o que era um sambinha virou um gostoso marabaixo. “Eu Sou Caboca” vai levar em 14 faixas para todo o Brasil os ritmos amazônicos, como lundu, carimbo, batuque e marabaixo. Patrícia regravou também a composição Natureza, da sambista Leci Brandão e Rosinha de Valença. Amazônica Elegância é o fruto puro da união do poeta Joãozinho Gomes e do músico Enrico Di Miceli. A base do trabalho são os ritmos do marabaixo e batuque, mas que, assim como o “Eu Sou Caboca”, traz outros sons do Norte do Brasil.

No dia 3 de setembro o lançamento vai ser no Tetaro das Bacabeiras, com entrada franca. Os produtores e artistas cumprem o que diz a Funarte e levam o mesmo show para a orla de Ferreira Gomes no dia 5. Já está confirmada a presença de Leci Brandão, Celso Viáfora, do mineiro  Dante Ozeti e do Grupo Voz. A produção dos CDs e dos shows é de responsabilidade dos produtores Cláudio Silva e Clícia Vieira, da Bacabeiras Produções. (Mariléia Maciel – Assessora de Comunicação)

papatriciajoaoenrico