Profissionais da saúde passam por capacitação básica em Libras

 

Dentro do ambiente na área da saúde, a comunicação do profissional com o paciente é de extrema importância na formação do vínculo com este usuário e seus familiares. Para que essa comunicação aconteça de maneira eficaz quando se trata de alguém surdo, há a necessidade de um profissional capacitado para evitar que ocorra barreiras que dificultem a linguagem.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira, 7, à oficina de Libras, voltada aos profissionais que trabalham nas recepções das unidades básicas, para que estejam preparados para o acolhimento do usuário surdo e que os direitos das pessoas com deficiência sejam efetivados.

“Os serviços de saúde, bem como as equipes de profissionais, devem estar preparados para atuar de forma a garantir um atendimento digno e de qualidade à saúde dos deficientes, visando sempre à qualidade de vida dos mesmos. Melhorar o acolhimento e atendimento aos usuários surdos das instituições de saúde do município de Macapá é nosso principal objetivo”, declarou a coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência, Thalyta Ferreira.

 

Além de gerar informação, a oficina busca também sensibilizar os profissionais das instituições de saúde do município acerca do atendimento ao usuário surdo devido à importância da inclusão, empatia e atendimento humanizado dentro dos serviços. “Além de agregar mais conhecimento, podemos garantir um atendimento especial ao público com deficiência auditiva, garantindo a ele uma assistência de qualidade, e nos tornando também pessoas melhores na percepção das diferenças”, disse a recepcionista da UBS São Pedro, Thainara Valente.

 

A oficina acontece em parceria com a Faculdade Estácio Seama, que disponibiliza o espaço físico para as aulas, e da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou a instrutora para o curso, que irá acontecer até sexta-feira, 11 de outubro. Após a conclusão, novas turmas serão formadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *