A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou os serviços da rede pública de saúde do município com a implantação de mais uma especialidade. A Semsa já está disponibilizando atendimento na área de endocrinologia, que vai oferece aos usuários portadores de Diabetes, atenção especializada no controle e tratamento da doença.

Neste primeiro momento o local de referência para consultas é na Unidade Básica de Saúde Raimundo Hozanan. O serviço já está em funcionamento de segunda a sexta-feira, na parte da manhã (07:30 horas) e serão disponibilizadas 14 vagas por dia. Para primeira consulta, o usuário deverá apresentar um encaminhamento de um clínico ou pediatra (no caso de criança).

Com a chegada do médico especialista, o atendimento e as ações realizadas pelo Estratégia Saúde da Família (ESF) e pela Coordenação do Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da prefeitura ganha um reforço importante na execução de ações da atenção básica, visando identificar e prevenir complicações decorrentes da diabetes e na prática, será possível viabilizar o cadastramento dos portadores da enfermidade, para que recebam tratamento, medicação e orientações sistemáticas.

“Estamos investindo na saúde pública do município, esta nova especialidade nos permite dimensionar e planejar melhor o atendimento aos portadores de diabetes, possibilitando a redução dos fatores de risco e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirma o Secretário de Saúde, Eduardo Monteiro de Jesus.

Diabetes – É uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresenta a doença, principalmente no Brasil.

Sintomas – Os principais sintomas da diabetes, que é caracterizada, principalmente, por níveis altos de glicose no sangue, são: urina em excesso, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.(Janine Cruz –Ascom PMM)