Plantas ornamentais compõem cada vez mais os espaços da cidade de Macapá, em especial logradouros públicos, como praças, canteiros, que ganham ares coloridos com diferentes espécies. Um trabalho de arborização e paisagismo feito pela prefeitura.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) estão concentradas no paisagismo de rotatórias. Os serviços já foram concluídos nas da Av. Hildemar Maia e Pedro Lazarino, e estão em fase de conclusão na rotatória da Av. 13 de Setembro, no bairro Buritizal.

Organizar espaços públicos para embelezá-los é um trabalho que mobiliza dezenas de profissionais, equipamentos e, claro, habilidade técnica; e tem custo para o Município. Por isso, é importante que a população, e não somente a prefeitura, seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar, resguardando o patrimônio público.

Técnicos da Semam vêm registrando frequentes furtos de mudas de plantas. Na Av. 13 de Setembro, onde a espécie cróton foi plantada, dez mudas foram furtadas. “Infelizmente, não iremos utilizar mais essa espécie, que é uma planta ornamental muito bonita. Devido ao fato, trocaremos por uma mais comum, a Agave, que possui folhas com pequenos espinhos. Pedimos à população que seja vigilante, que cuide desses lugares, pois a cidade é de todos”.

A Prefeitura de Macapá dará continuidade ao trabalho de paisagismo. As próximas a receberem os serviços são as rotatórias da Jovino Dinoá, no bairro Araxá, e a do distrito de Fazendinha.

Aline Brito

Assessora de Comunicação/Semam