Prefeitura dá início à nova campanha de vacinação contra sarampo

A Prefeitura de Macapá deu início nesta segunda-feira, 7, à nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, a campanha é destinada a dois grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos; e jovens adultos entre 20 e 29 anos. O primeiro a ser imunizado é o grupo das crianças que têm até 25 de outubro para receber a vacina. Para a vacinação dos menores, o Ministério da Saúde enviou 38 mil doses. Eles também terão um dia D de vacinação, em 19 de outubro, onde as salas de vacina funcionarão até as 17h.

“Pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma e não deixar a vacinação para o último dia. Os menores de cinco anos estão mais suscetíveis às complicações da doença, por isso, devem receber três doses. De posse da caderneta da criança, os profissionais das salas de vacina verificam se o esquema vacinal está completo, e, caso não esteja, é realizada a atualização”, explica a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

Na última campanha, o Município vacinou 32.932 crianças, 98,84% da meta. Mesmo não estando em situação de surto da doença, a intensificação é necessária e quanto maior for a cobertura vacinal, mais o município fica longe de casos positivos. “Precisamos manter a vigilância, ampliar e fortalecer a vacinação, para evitar que venhamos a sofrer o surto de uma doença que se pode evitar por meio de uma vacina, que é disponibilizada em todas as UBS’s gratuitamente”, declarou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Após os menores, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta em dia. Eles terão de 18 a 30 de novembro para se vacinar. A única contraindicação para a vacina contra o sarampo é para crianças vacinadas contra a doença há menos de 30 dias. Somente após esse período é que poderá receber uma nova dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *