Pessoal. É o seguinte!

A situação do Amapá é muito grave.

O governador está preso. O ex-governador está preso. A ex-primeira-dama está presa. O secretário de Segurança está preso, entre outras autoridades e gestores.

Muitas outras autoridades estão sob suspeição e foram levadas em “condução coercitiva” para prestar depoimento na Polícia Federal.

As investigações levaram a uma verdadeira teia de aranha de corrupção em várias frentes. A operação foi deflagrada pra estancar um pouco a sangria que estava demais, e muita coisa ainda vem por aí.

O estado ainda está atônito, com os acontecimentos de ontem.

O blog está acompanhando o caso e postando as matérias da imprensa nacional.

Comentários

Vou retirar agora parte dos comentários do blog. E editar outros.

Tá valendo elogiar a operação, desabafar sua revolta, debater os fatos, defender os presos. Porém não é legal tripudiar em cima dos que foram pegos.

Não vamos permitir os comentários que tripudiem e nem os comentários ofensivos a qualquer candidato, de qualquer lado. Principalmente daqueles que não tem coragem de assinar o que escrevem.

Já levei processo nessa campanha por causa de comentários postados.

  • se eles podem roubar dinheiro das nossas criancas, se eles podem roubar o conhecimento humano, nos podemos tripudiar sobre eles sim! minha opiniao!

  • Achei digna a atuação da Policia Federal e acho merecida a prisão de cada um desses bandidos. Finalmente paira no ar um sentimento de esperança. Que Deus ajude-nos a ser sábios nesta eleição e que o povo retorne ao poder para assim voltar a ser valorizado como todo cidadão merece.

  • apoiado rafa… qualquer adjetivo por mais chulo que seja, e degenerativo é pouco pra qualificar essas pessoas… abaixo a corrupçao…

  • O que me surprendeu,quando vim do Sul para Macapá,não foi a quantidade da roubalheira(isto é assim até no meu RS)mas,sim, a ignorancia do povo que não vê o estado melhorar e continua votando nos mesmos em troca de “micharias”.Dizer que vai melhorar porque alguns foram presos é pensar pequeno.Isto tudo só mudará quando tivermos educação e vergonha na cara.Sim,vergonha, pois sem ela não se vive.E “Viva o Zé”.

  • Isso so vai mudar quando o povo parar de ser ignorante e votar nas pessoas certas isso e que dar vender o voto por micharias ou por um emprego mesquinhos tem que exercer o direito de cidadao e pensar mais no proximo que digo nos filhos dou outros que precisam ter uma educaçao de qualidade ou umam saude decente para todos e temos masi eu que acabar com essa ipocrisia mesmo de todo o tempo passar a mao na cabeça dessa gente que nao tem se quer o respeito pelo povo se tivessem respeiuto nao tariam presos concerteza na policia federal.

    • Interessante sua observação. Há uma grave distorção social, pois pessoas muito honestas não sentem sua moral afetada quando recebem pequenos prêmios por um simples apoio a um amigo, vizinho ou a alguem importante. Porém, algo pode estar acontecendo por baixo dos panos que ela não faz a mínima idéia. Me entristece muito, por exemplo, ver um monte de candidatos anedotas que se expõem ao ridículo para aumentar a cota de votos aos partidos, beneficiando muita gente que constam no listão da PF.

  • Oi, Alcilene.
    Sua atitude é correta. Ainda há pouco fiz um comentário nesse sentido no blog de sua mana. Há uma frase que o pessoal usa muito: “muita calma nessa hora”. Vou citar os versos de Paulinho da Viola, na canção “Argumento”:
    “Faça como o velho marinheiro
    Que durante o nevoeiro
    Leva o barco devagar”.
    É importante, realmente, não tripudiar. Nem se envergonhar, porque o Amapá pode estar servindo de motivo de chacota. Até porque, tudo isso é retrato das mazelas humanas, que acontecem em todo o país. É só lembrar de um fato recente em um determinado município do sul do país, que infelizmente não lembro do nome agora: a cidade ficou sem prefeito, vereadores, presidente da câmara municipal; todo mundo preso por motivos semelhantes.
    Embora alguns discordem, penso que, ao invés de vergonha, deveríamos estar orgulhosos por esses fatos estarem vindo à tona. E quem sabe (tomara), abrir os olhos do eleitor.
    Um abraço.

    • A cidade referida não é no Sul e,sim,no centro oeste.O nome é Dourados-MS.Quanto a vergonha,sim,continuo pregando que devemos te-la.Abs

      • Olá, Jorge.
        Obrigado pela informação quanto à cidade e retificação quanto à região. Mas a questão da região é relativa, pois muitas vezes usa-se a expressão centro-sul, para todos esses estados, e norte, envolvendo os estados da Bahia pra cima.
        Quanto à vergonha, quem deveria ter é agiu errado. No nosso caso (sou amapaense, mas eleitor paraense), a nossa vergonha deveria ser por não termos escolhido bem os candidatos em quem votamos, ou por não fiscalizarmos os parlamentares eleitos.
        Pensando bem, Jorge, acho que devemos ter vergonha pelo nosso comodismo, pela nossa omissão. Quando eu digo nós, me refiro a todos os cidadãos e eleitores brasileiros. Converse com quem mora em condomínio, pergunte se participa das reuniões convocadas pelo síndico, se fiscaliza os atos do síndico, se analisa os balanços. Ampliando isso, pensemos nos vereadores, deputados, prefeitos, governadores. Pois é. A vergonha deveria ser pela nossa omissão que favorece todos esses desmandos e desvios. Em suma: os maus triunfam, se dão bem, porque os bons se acomodam, se omitem.
        Quanto a divulgação, que bom que temos uma imprensa livre, embora combatida e perseguida, mas que divulga os erros dos governantes, seus servidores e representantes.
        Un abraço.

        • Aloisio
          Sim,somos acomodados mas,isto, é,muitas vezes,provocada pela nossa falta de educação.Só para teres uma idéia disso,hoje,as mães largam os filhos na escola e deixam tudo nas costas dos professores.Na realidade,na escola tu recebe instrução,educação deve vir de casa.E o que acontece?Todo mundo só pensa na lei de Gerson,e os professores fazem de conta que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem.Resultado;um monte de “cabeça de bagre” tentando uma faculdade.Mas,a vergonha, sim, deve ser como o ar que respiramos.Ah,olha a lista dos que foram “passear em brasilia:Eis a relação completa:
          Pedro Paulo Dias de Carvalho
          José Júlio Miranda
          Waldez Góes
          Aldo Alves Ferreira
          José do Espírito Santo Galvão Veras
          José Adauto Santos Bittencourt
          Alexandre Gomes de Albuquerque
          Rui Santos Carvalho
          Francisco Odilon Filho
          José Orlando Menezes Ferreira
          Josiel Fernandes da Silva
          Rui Tork de Castro
          Raimundo dos Santos Cardoso
          Erick Sobrinho de Lucena
          Laerte Silva
          Marília Góes
          Lívia Bruna de Melo
          Karla Góes da Costa
          Abs

          • Olá, Jorge.
            É verdade que somos acomodados, mas considero que a causa maior é o nosso egoísmo.
            Quanto à educação, gostaria de lhe pedir para não generalizar. Muitos pais largam seus filhos na escola e entendem que a educação é obrigação da escola. Mas existem pais que se preocupam com a educação de seus filhos, acompanham sua vida escolar, verificam seus rendimentos, vão às reuniões de pais e mestres etc.
            Quanto aos professores, existem professores e professores, assim como médicos e médicos, taxistas e taxistas, policiais e policiais, e por aí vai. Nem todo mundo é igual. Existem os profissionais conscientes e os inconscientes. E os que fingem que recebem e os que fingem que pagam. Mas tudo isso, meu amigo, é do caráter de cada um.
            Os alunos que você denomina de “cabeça de bagre” e que ficam tentando entrar na faculdade, são aqueles que desperdiçam as oportunidades que recebem, muitos nem fingem que aprendem, e depois, despreparados, correm atrás do prejuízo.
            Sobre o Gérson, me lembro da propaganda que ele fazia dos cigarros Vila Rica, num tempo em que isso era permitido na na mídia, onde ele dizia que fumar dessa marca era levar vantagem. Mas depois se arrependeu quando a frase “levar vantagem” foi generalizada como “lei do Gérson” para qualquer situação em que os espertos que usam a inteligência de forma equivocada passaram a adotá-la.
            A lista realmente é grande, dá pra ter uma idéia da extensão do dano aos interesses da população amapaense.
            Um abraço.

  • Alcilene, primeiramente parabéns pela atitude, pessoalmente sinto vergonha por estarmos passando por esse constragimento a nível Nacional, mas infelismente teremos que amargar a divulgação dos fatos por um bom tempo e o erro de escolhermos pessoas comprometidas somente com seus interesses em detrenimento aos interesses do povo Amapaense.
    Tripudiar e achincalhar os envolvidos não nos levará a nada, temos que repensar nossas atitudes e tirar lições para que esses absurdos não voltem a ocorrer.
    Vamos dar o trôco nas urnas.

  • Finalmente um pouco de esperança nessa cidade cheia de corrupção, já estava na hora de prender essa quadrilha de ladrões que tem corajem até de roubar a merenda de crianças na escola, pessoas sem escrupúlos algum, tomara que sejam julgadas e paguem por todos esses crimes contra a sociedade, espero sinceramente que a nossa população depois de tudo isso pare de vender seus votos por micharias, e pense mais no próximo, principalmente nas crianças que passaram e ainda passam fome nas escolas e não possuem uma saúde digna e sequer oportunidade de ter uma perspectiva de vida.

  • Quer dizer que eles podem roubar o dinheiro publico e nós não podemos ficar revoltados? Nós somos o povo, é o nosso dinheiro que esta indo para o bolso deles. Uma vergonha nacional, e ainda vão ter coragem de dizer que não sabiam de nada. Por isso que com a Policia Federal nao tem brincadeira não. É Xadrez neles.

  • Uma coisa é tripudiar, outra é o bom humor para enfrentar esses fatos. Uma piada ou uma charge é tripudiar?
    Agora mesmo no programa do Serra em Rede Nacional apareceu uma chamada do Lula pedindo voto aos envolvidos.

  • Olha só Alcilene o que diz o Correio Braziliense: “A Operação Mãos Limpas desarticulou um esquema criminoso de desvio de dinheiro público envolvendo políticos, empresários e servidores públicos do Amapá. Entre os presos, também estão o ex-governador Waldez Góes (PDT), que disputa uma vaga no Senado, a mulher dele, Marília Góes, ex-primeira-dama, e a namorada do atual governador”.
    E ainda temos que aturar um monte de “gente fina” gritando em passeata – justiça, justiça para a o Listão de Brasília. NINGUÉM MERECE!!!!

    Ana

    • É Ana, mas boa parte dessa gente tem cargo comissionado ou qualquer outro tipo de relação economica. Se expõe ao rídiculo gritando palavra de ordem, como se a gente fosse idiota. Vi um sujeito dirigindo um carro importado, escrito na lateral: PERSEGUIÇÃO. Não é uma piada?

        • É Alexandre, mas trata-se de uma operação da POLICIA FEDERAL, VEICULADO EM TODO BRASIL. O IDEAL DAS PESSOAS LIGADAS A ESTE GOVERNO FOSSEM MAIS COERENTE. CLARO, HÁ PESSOAS DE TODO TIPO, PESSOAS BOAS, MAS ME REFIRO ÀQUELA QUE PENSA QUE VALE TUDO PARA GANHAR DINHEIRO. CARA, É UM FATO GRAVE E NOTICIADO EM TODO PAÍS. ACORDEM.

  • Estou em Brasília e fiquei triste em ver o nome do nosso Estado de forma tão negativa na mídia nacional e ouvir dos brasilienses comentários de indignação. Na frente da Polícia Federal vi toda a imprensa montando seus equipamentos para registrar mais um escândalo de corrupção do nosso Amapá, é realmente muito vergonhoso.

  • Eu já sabia. Não pode tanta impunidade durar a vida toda. Mas a operação só teve por objeto verbas federais. Se um dia, por acaso, houver uma investigação sobre as verbas estaduais desviadas, como os repasses para os três podres poderes, vão restar poucos agentes públicos em liberdade. Vamos limpar o Amapá desta corja de bandidos. O povo do Amapá não merece isso.

  • Oi Alcilene!!
    Entendo que por algum motivo vc está pedindo isso: não tripudiar… porém, defendo a liberdade de expressão, desde que seja uma verdade.
    Infelizmente não acredito em nenhum político! Acho tudo igual. Espero que nenhum tenha chance de enganar mais ninguém! CHEGA!!! Estas pessoas não merecem o meu respeito, apesar de que alguns nomes conheço do Colégio Amapaense. Cada dia acredito mais que o poder pode anular uma pessoa… “se vc quer conhecer alguém verdadeiramente, dê poder a ela!..
    Só nos resta assistir… só nos resta responder no dia 03/10, mas torno a dizer… difícl acreditar em políticos. Sinto muito.. tentei bastante… dei muitas chances, mas o que vejo é muita corrupção para todos os lados. Antes era um “pecado” ser alienada…. hoje… sou louca para ficar alienada, mas essa “turminha especial” não me permite.

    Assim que eu penso!! Assim que consigo pensar! Assim… as notícias me mostram!

    Parabéns pelo seu BLOG e desejo tudo de bom para vc!!! beijão e forte abraço!! REG

  • Pelo que li nos sites lá fora, porque aqui nos jornais não sai nada, a situação é muito mais feia do que poderíamos imaginar. Nove em cada dez licitações aqui eram fraudadas. A sacanagem era descarada e muita gente foi vítima direta. Tenho um vizinho que recentemente abriu um mercantil próximo de casa. Ele conta que vendia pro Estado, mas foi à falência porque o Governo não pagava as compras e teve que fechar as portas. Hoje vive do mercantil e de imóveis que aluga na cidade. Ironias da vida, ele alugou um dos boxes do prédio dele pra comitê do PP/Waldez. Perguntei a ele por que o fez se não gostava do governo? As gargalhadas, disse-me que dinheiro é dinheiro e que desta vez recebeu adiantado. Ironia mesmo é saber que possivelmente o dinheiro que ele recebeu agora seja aquele que ele nunca recebeu das vendas anteriores e que foi desviado pela corrupção e agora está sendo gasto em campanha.

  • Hoje me deu uma desesperança completa…
    Durante almoço com primos, primas, tias e tios escutei deles que continuariam votando do 123 Xadrez e no Preso Preso Preso Preso Paulo…
    Moro proximo a Secretaria de educação e perguntei se eles conhecia o Adalto que tambem estava preso, e falei nos muitos milhoes desviados… quase apanho, disseram que tudo era mentira e persequição… Que eles colocaram o Amapá no caminho do desenvolvimento, do emprego e bla, bla…
    Parecia que eu estava escutando o Carlos Lobato ou lendo o Jornal do Melo e CIA…
    Deu um aperto no coração… é… o Amapá realmente é uma abstração….
    Para tudo que eu quero sair..

    Po também fiquei triste e envergonhado de ver no G1, o Ruy, um de meus colegas de Colegio Amapaense e Ginásio de Macapá preso…

    • …esse é o problema do povo , infelizmente ainda tem muitos cegos e correm o risco de eleger esses tipinhos.As provas estão chegando uma operação como essa não começou agora está rolando há meses, agora o fato de estar estourando agora, com certeza é o melhor momento, momento em que o povo está escolhendo os principais representantes deste estado.

    • cara ainda bem que no ambito da minha familia não carrego esse onus que vc ouviu dos seus,fico solidario contigo e renova tuas esperanças,a melhor saida é tentar convencer teus primos a rever suas posições.Vamos renovar nossas esperanças que dias melhores hão de vir. Um grande abraço.

  • Chama-se perseguição o nome do acontecido, visto que operação que está a mais de um ano em andamento é decretado prisão dos candidatos próximo a eleição, que nem presos poderiam ser 30 dias antes da eleição, conforme lei eleitoral, salvo em alguns excepcionais casos, que no caso em questão não se aplica. Não sou contra a injustiça, mas a favor da justiça, caso seja comprovado a participação que os mesmos paguem pelo que fizeram, mas acreditar na imparcialidade da operação é mesmo de acreditar nas leis de eugenia, discriminação, leis do Hitler para segregar o povo alemão,… Afronta ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO! Ainda mais, encontra-se na fase de investigatória, não na sentença condenatória, fácil lixar publicamente aqueles que estão presos, que ao menos ainda não tiveram o direito de defender das acusações imputadas. Senhores e Senhoras leitores desse blog da Jornalista Alcilene Cavalcante, devem pensar que no jogo político as perseguições acontecem, devido o poder congregar o interesses de diversos grupos de atuação que não se preocupam em fazer trabalho, mas em denegrir a imagem dos adversários que possuem grande aceitação do povo amapaense. Desse Cidadão Amapaense, abraços a Grande Jornalista Alcilene Cavalcante.

    • Perseguição de quem, Jonas?
      Do amigo Lula?
      Do patrão Sarney?
      Ou isso também foi o Capi quem fez?
      Acorda, mano. A festa acabou…

    • É impressionante reclamar de “estado democrático de direito” e de “perseguição”(???) em relação a pessoas que de forma escancarada e deslavada praticaram atos de corrupção, de modo que qualquer pessoa, esclarecida ou não, poderia e pode perceber. Se vc leu a notícia veiculada no jornal paulista, há provas “inquestionáveis” da prática de crimes por essas pessoas presas. Devemos ser frios neste momento e analisar os fatos sem paixões. Nós, população deste estado, é que sofremos com essas práticas. Tá na hora de colocar um ponto final nesta história!

    • Caro Jonas!
      Prefiro acreditar que as Pizzas acabaram… prefiro acreditar que o que está acontecendo no AMAPÀ será parecido com o que aconteceu em Brasília. Espero que consiga me entender… me cansa qualquer discurso do tipo: vamos deixar julgarem… sabes de algo? esta operação não vai dar em pizza e o povo precisa acordar! saudações!

  • Os envolvidos estão dividindo cela em um presídio com aproximadamente 1400 presos, lotados com todo tipo de criminosos.

    • Será que entre esses 1400 algum tem uma Ferrari california?
      Será que muitos desses 1400 não foram vítimas da corrupção, que os deixou sem educação, sem trabalho, sem oportunidade?
      Não seriam 1416, agora? Já que dois estão na PF?

      • É a realidade deste país, infelizmente, Alexandre. Maus políticos enterram pessoas à miséria. Elas matam bebes e riem de nossa cara.

  • Alcilene , o q é estranho é assistir alguns deputados estaduais do ALTO CLERO,concedendo entrevistas e dizendo q foram convidados a colaborar com a PF,qd sabemos q CONDUZIR COERCITIVAMENTE nunca foi convite. Pensam q o povo é besta.

  • Um bilhão de reais!!! Ninguém acha muito. Nem se parou pra pensar. Porém quando se provou que o Capi e sua turma havia sacado R$ 365 milhões muita gente achou um absurdo porque era muito dinheiro. Tá aí todos um bando de rapina do dinheiro do povo. Não temos hospitais, nao temos escolas decentes, nem rede de esgoto nos temos. É carapanã, dengue, malária, desidratação, lechimaniose, desgraça. E os políticos andando de ferrari, masserati (nunca tinha ouvido falar desse carro), dinheiro escondido na casa do totó. O Amapá precisa limpar essa corja.

    • Rapaz, já foi provado nesse mesmo STJ, que essa acusção foi armação. Pergunte para quem trabalha em banco se é possível se sacar tal importancia. Pro teu conhecimento, o assalto recente a uma transportadora de Minas Gerais, um dos tres maiores estados do páis, foram levados cerca de 45 milhoes que iriam abastecer o BB e a CEF. Logo cuidado com as comparaçãoes, que uma foi utópica (Capi) a outra (recente) é fática…

      • Isso foi mais uma das grandes mentiras que eles plantaram e repetiram milhares vezes na mesma imprensa que hoje tenta esconder a prisão deles. Enganando a populaçao para conseguir chegar ao poder pra fazer o que estamos vendo.

        • Então é tudo mentira!!! Nem o Capi roubou os R$ 365 milhões nem o PP e o WG roubaram um bilhão nem o Ceta Ecotel exite…

          • Do Capi é mentira..Tanto que não há processo. Dos outros parece, só parece, que é verdade. A PF e o STJ pensam ser verdade.

            • Mentira nada. É o sujo querendo falar do mal lavado. Capi, WG, PP sao todos farinha do mesmo saco. Com Randolfe é que são outros 500.

              • Engraçado, faltou falar do compadre do WG.rsrsrs..Se lembre que foi o Capi, quem deu visibilidade ao Randolfe500, quando ele era governador, através da ASSEJUV, e que lhe ajudou a ser deputado. Ele sempre foi fiel (não submisso) ao Capi e agora está de lado oposto, mas não são inimigos como nuitos “açessores” pelegos dos dois lados querem passar.

          • E você, Walter, existe? A PF também já lhe ‘conduziu coercitivamente’?
            Palavra da moda.
            Sabiam que está ficando chique ser ‘conduzido coercitivamente’. Uma “amiga” me disse que se eu não fosse pra “manifestação da perseguição” eu seria ‘conduzido coercitivamente’ para fora do “coração” dela. Fui, né. Imagine: perder tudo isso, tudo isso…

          • Rapaz, muda o disco. Quem está com o nome a baila, foi preso, SUSPEITO de desviar verba pública sendo inclusive transferido para BSB, não foi o Capi. Logo querer desviar o foco da questão, é uma tática inócua. Só vc e os adversários do Capi, viram esse desvio. Se fosse verdade, seriam necessários 36.500 maços de cem notas de cem reais. Já pensaste quantos malotes? É SURREALISSIMO das pessoas que plantaram essa MENTIRA. Houve investigação e foi comprovada a farsa montada. Logo, é melhor vc ir as bandeiradas e caminhadas de apoio e desagravo aos envolvidos no caso, o que acho válido, pois militância é “pras” horas boas e ruins. O Capi pode até ser considerado “ficha- suja”, por uma lei que será derrubada no STF(a sua aplicabilidade já nessas eleições),mas nunca foi preso pela pela PF, acusado de desvio de verba pública.Vida que se segue….

  • Muitas pessoas tem dito que não vai dar em nada e acabar em pizza, gostaria de lembrá-los o caso do arruda, politico poderoso de brasilia, o STJ foi pra cima dele e acabou com o seu reinado… podem ter certeza que o Amapá está na agente da PF e dos tribunais superiores, muita coisa vai sair debaixo do tapete, ontem fiquei atônito recebi uma mensagem no meu celular, das mais ridiculas dizia assim: “Reaçção contra a armação, hj 17h na frente do mercado central. Convide quem vc puder, confie. Pedro Paulo é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo” eu ri pra não chorar, a que ponto nós chegamos, diante de tantas evidências pessoas se sujeitarem a isso por causa de um CDS, perdem a oportunidade pelo menos de ficarem caladas… triste!!!

    • Meu cunhado tb recebeu esta mensagem,maior esculacho.A gente sabe que são os carguistas empenhados em manter a roubalheira,a mamata do dinheiro fácil.Penso que se a população não tomar uma atitude contra essa quadrilha,estes vão continuar acreditando que TUDO PODE.

  • e muito bom como o Estadaõ coloca as noticias assim ficamos mais informados ja que os jornais de nossa cidade se omitem

  • PERSEGUIÇÃO,de quem da PF ou STJ que deflagrou a operação? Eis o velho ditado “o pior cego é àquele que não quer enxergar”.Quanto a data(ou tempo)da deflagração da mesma,veio na hs certa p/alguns cidadãos repensarem seus conceitos e escolhas na hs do voto.Tomara não lhes falte consciencia e bom censo.Bom p/que os jovens de hj reflitam em seus futuros,o amanhã é sempre desconhecido,mas construí-lo em bases sólidas e confiáveis é dever de todos.SAUDE,EDUCAÇÃO,EMPREGO E OUTROS É DIREITO DO CIDADÃOS E OBRIGAÇÃO DO ESTADO.

    • Perseguição claro que sim,nesse caso,pela policia que tem o dever de perseguir esses corruptos e ladrões que há 8 anos vem condenando milhares de pessoas a sofrer por falta de remédios, merenda escolar,etc.Degradante as carreatas e bandeiradas em prol dos perseguidos, QUE SEJAM PERSEGUIDOS ATÉ O INFERNO!

  • Inacreditàvel!!Não dà pra acreditar!!!é surreal!!!Hà poucos meses,por motivos de trabalho do meu marido, mudamos do nosso amado Amapà para a França.Ao abrir sexta,apos o alomoço(no horàrio daqui) o meu msn me deparei c a foto do atual governador e do Senador Sarney e a noticia das prisões!!FOI UM CHOQUE!!!Porque é claro que a maior vitima,é a população!!é o caos!!! Felizmente uma grande amiga conectou via msn e confirmou,infelizmente, essa tragédia para o povo amapaense!!Até o final de 2009 eu trabalhava na educação na zona norte.Faltava tudo.Lembro das reuniões que questionàvamos por que a falta da merenda? por que a falta de material essencial p limpeza?, por que os fornecedores da merenda escolar sem receber? Os(as) diretores(as) tentando acreditar que era atraso nos ‘repasses’…enquanto isso, os nossos alunos saindo mais cedo,tendo o horàrio de aula reduzido(imaginem!)e para os que custam a acreditar, acreditem,saiam tristes!! Porque o lanche da escola pra muitos é a unica ‘refeição’ reforçada do dia.Lembro também das reflexões de vàrios(as) professores(as) que questionavam por que os projetos pedagogicos e as festas juninas,por exemplo, tinham que ser patrocinados pelos (as) diretores(as),pedagogos(as),orientadores(as),as merendeiras, professores(as),pelos(as) funcionàrios(as) da secretaria da escola, pelos(as) funcionàrios(as) de apoio…e pela comunidade que vai participar das festas juninas,mas precisa comprar tudo!!Vi vàrios alunos olhando, sem dinheiro para comprar a ficha do bolo, do mingau,do refrigerante!!!é um absurdo Quem trabalha na educação sabe,que existe a tradição da ‘COLETA’, da ‘RIFA’ para comprar ventilador,quem sabe um ar-condicionado,central de ar(pra muitas escolas,jamais)…Lembro que um dia encontrei uma professora desesperada pq na escola dela cada professor havia recebido um bloco de rifa p vender e se não vendesse tudo,não havia devolução,so recebiam o dinheiro!!!!De todos os anos,eu recordo de um aluno da sétima série(o Richard).No inicio do ano tivemos uma conversa sobre os impostos. E eu falei pra turma dele que a escola publica não era gratuita,que eu não estava là dando aula,porque eu era muito boazinha,que quando eles iam ao posto médico e se tivesse o remédio,também o médico não era nenhum santo!! Eu estava ali porque o dinheiro dos impostos pagava o meu salàrio e que tudo o que eles compravam eles pagavam um imposto.E todo o dinheiro arrecado,por exemplo,do làpis que eles compraram ia para ‘um grande cofre’ e depois esse dinheiro era dividido para pagar o professor,o médico, o policial,comprar o remédio,construir escolas etc…Na sala desse aluno, iniciamos o ano sem ventilador,nada de vento,so faltàvamos morrer de calor.Eles passavam mal.Eu tive a “brilhante” ideia de pedir uma ‘COLETA’ pra comprar os ventiladores(jà era agosto,muito quente).Quase fui queimada na fogueira como Joana D’arc.Esse dia, foi o dia mais feliz da minha vida!!!KKKKKKK
    Eu tenho certeza que hà muitos eleitores(as) como o Richard!!!

  • O capitalismo praticado no Amapá/Brasil está globalizado. O que ainda não está globalizada são as reações dos que são pegos com a mão na massa….
    È a lição que podemos tirar das contradições de um sistema que tem a livre concorrência como cartão de visitas, o grande argumento da liberdade (que liberdade). Estou torcendo para que saibamos escolher as lições a praticar. Tem honoráveis bandidos travesidos de mestres e a gente precisa sacar o que está na cara. Nós merecemos passar por isto(?). Não vejo ninguém chorar/protestar/resmungar pela prisão de gente comum, mas a elite dos incomuns está crescendo… Alcilene, te leio todos os DIAS. Gostou do trocadilho?

    • Amélia querida.. bom te ver por aqui…sempre. Pessoa digna como vc, arrumou as malas e partiu, sentimento que está tomando conta de muitas pessoas dignas aqui no nosso querido e assaltado Amapá.

  • Alcilene, vc está certissima, é uma vergonha o que está acontecendo com o Amapá, mas pior ainda, e mais vergonhoso é ver pessoas defendendo esses criminosos, que na minha humilde opinião são piores do que os maiores traficantes do Brasil, eles deveriam estar em prisão de segurança máxima, centenas de pessoas morreram por causa do roubo qye eles fizeram,

  • Cheguei hoje a macapá e pude ver como a política aqui está pegando fogo. Se por um lado é divertido ver como estão sendo chamados os candidatos a governo de “Preso Paulo” e “Foge Amanjás”, por outro lado nos envergonha ver essas personalidades até então consideradas honestas e ilustres, enroladas até o pescoço com a Polícia Federal.

  • A situação grave do nosso estado exigi uma remédio doloroso. A intervenção federal é dolorosa, mais necessária neste momento. A podridão da máquina pública e o envolvimento dos entes públicos(executivo estadual, municipal, TCE, Assembléia,etc…), e a conivencia e leniência do ministério público estadual e judiciário em fiscalizar, punir e tomar providências, não nos deixa dúvida quanto ao remédio da intervenção. A cassação do sr. Pedro Paulo é necessária e exigi que os deputados estaduais quebrem o silêncio e coloquem o atual governador na rua. Não dá para deixar o ladrão vigiar o cofre do banco. Pedro Paulo tem de deixar imediatamente o Setentrião e sua cassação mostra que não podemos tolerar a corrupção, a venda do estado e o loteamento do dinheiro público.

    Lugar de ladrão é na cadeia. Assim como o BOPE gosta de sumir com bandidinho fumador de maconha e jovens acusados de furtos e roubos, deveria, também, pegar e fazer sumir bandido de colarinho branco,que roubaram milhões, como alguns que estão em Brasília-DF, na carceragem da PF e na Papuda.

    O povo honesto e trabalhador, agradeceria!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *