Os Chalés do Janary

Os chalés construídos pelo primeiro governador do Amapá, Janary Nunes, nas avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, entre as ruas Tiradentes e General Rondon, eram lindos e serviam de moradia aos funcionários públicos que vinham trabalhar no nascente Território Federal do Amapá.

 

Passei no domingo por essas ruas e só restam três chalés na avenida Mendonça Furtado(e um deles está à venda) e apenas um na Presidente Vargas.

Juro que se tivesse a grana disponível, compraria, para poder preservar um pouquinho dessa Macapá sem memória arquitetônica.

Já que estamos no ano do centenário do nascimento de Janary Nunes, sugiro ao governo que compre a casa para preservar e usar como memorial ou arquivo publico ou para outra atividade cultural. Antes que os especuladores urbanos comprem pra derrubar.

E por favor, se comprar, não pode colocar a obra nas mãos dos construtores irresponsáveis que adoram derrubar tudo.

Fica a Dica.

 

  • A casa do Sr. João Soares Fº ainda está lá, na Pte. Vargas. O assoalho é de tábuas de acapu e pau amarelo, intercaladas.

  • Passei 25 anos de minha vida morando na Av. Mendonça Furtado, justamente neste quarteirão.Muita gente boa já morou neste local;Agora só resta lembrar dos bons momentos que ai passamos.Sou Amapaense e estou morando no Rio Grande do Norte, mas meu coração ainda mora nesta em Macapá.Bateu Saudade.

  • Alcilene,

    Já anotei para mapear como espaço para tombamento. Com toda certeza vai fazer parte do Projeto de Centenário

  • Concordo que a memoria do Amapá aos poucos vai se acabando.Morei toda minha infancia naquele trecho da M. Furtado,na casa onde é hoje a tv som,era linda, toda d madeira nobre(pau amarelo,infelizmente foi vendida,ficaram so as lembrancas,por sinal mto boas.

    • Verdade Cézar..Lembro do Carlinho, morando ali. Viajo por aí e vejo casas antigas funcionando como tanta coisa. Restaurantes, lojas, escritórios. Aqui derrubam pra fazer prédios pavorosos…

  • Ei TELMA DUARTE!!!!! Vamos fazer uma campanha para os empresários e GEA comprarem essa casa para ser sede da CONFRARIA TUCUJU!!!

  • Concordo quando se diz que nossa Macapá é desprovida de memória arquitetônica. Penso que a aquisição desses chalés seria uma ótima forma de mudarmos isso. Parabéns pelo texto e pelas imagens. Confesso que meu sonho de casa própria é um desses chalés pitorescos e singulares.

  • NAO ADIANTA TOMBAR COMO PATRIMONIO HISTORICO SE NAO HOUVER ZELO PELA HISTORIA DO POVO TUCUJU…QUEM VAI NO MUNICIPIO DE AMAPÁ VÊ DIREITINHO COMO ANDA O DESCASO COM A BASE AEREA…VAO LÁ !!!
    ALIAS, SE O GEA COMPRAR E CONSTRUIR DAVA UMA BELA CLINICA DE REABILITAÇAO/TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUIMICOS…CENTENAS DE FAMILIAS AMAPAENSES FICARIAM GRATAS !
    QUEM NAO MORRER, VERÁ

  • Ola Pessoal :

    Alguem Sabe QUEM e o DONO Deste Imovel, ???

    VOU COMPRAR Para Preserva

    Tanto E Que Eu ” PIMENTA ” Gosto de Coiza Antigas ENTRE Imoveis SITIOS, CARROS ANTIGOS e de FIBRA, REPLICAS de Carros, e BUGGY`s, GURGEL, PEÇAS, GIROCOPTERO, HELICOPTERO, AVIOES e Etc Etc Ok Amigos

    ….. ( Por FAVOR Me ENVIE FOTO Ok Amigos )…..

    E So Entrar Nos Meus E-Mail :

    [email protected] … ou … [email protected] … ou … [email protected]

    ABRAÇO do ” PIMENTA “

  • Boa tarde, referente ao chalé a venda, estou propondo uma restauração e adaptação a função de republica para terceira idade, assim sendo tombada pelo iphan como patrimonio cultural, e devido a necessidade de manutenção constante, com esta proposta de uso, será possível a preservação, este e meu tema de TCC, o que vcs acham?. Sou acadêmica de arquitetura e urbanismo, e para mim e fundamental a preservação da historia.para entenderem um pouco da republica (http://www.aterceiraidade.com/casa-e-familia/republica-para-idosos-alternativa-de-manter-a-vida-social/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *