*Helenilson Fonseca. Professor de francês, viajante. Escreve no blog sobre turismo e lugares

A três horas de avião o Caribe nos aguarda , você sabia ? Sim! No Amapá nós moramos muito perto do Caribe, que é um mar englobando doze países e centenas de ilhas tropicais .


Não tem como dizer onde é mais bonito. Eu tive a chance de ir algumas vezes à Martinica, que é um departamento francês.
A capital, Fort de France conserva muito as características coloniais, com casarões, igrejas, ruas de pedras, plantações de cana-de-açúcar e do seu principal produto : a banana. A ilha é o maior produtor do mundo. Se você ainda não comeu uma banana procedente da Martinica, você não conhece o gosto de uma verdadeira banana.
É um paraíso.
Praia com ondas, praia sem onda, praia deserta, praia naturalista, praia ao pé de um vulcão…


Ostras, caranguejo, gambas ( um camarão grande de casca mole) e rum , a bebida do Caribe.
A Air Caraïbes tinha dois voos semanais saindo de Belém pra Martinica mas infelizmente acabou, agora o jeito é ir pra Cayene e de lá são duas horas pela Air France.
Eu sempre me programo seis meses antes pra qualquer viagem e assim consigo os melhores preços.
A partir da Martinica, tudo está perto, pela água ou por avião. Cuba, Santa Lúcia, Barbados, ilhas virgens, Granadinas, Costa rica…
Hospedagem cinco estrelas, hospedagem pra mochileiro, hostel, tudo tem.
Se você sonha em fazer uma viagem internacional, o primeiro passo é o passaporte, entra no site da Polícia Federal que tá tudo explicado lá, e depois que de receber esse livrinho… a gente dá jeito pra viajar rapidinho.
O Caribe é logo ali, só falta você !

Nota da blogueira

Êba!!!

Eu também já fui na Martinica. E assino embaixo de tudo que Helenilson escreveu.

Como fui a trabalho, não deu tempo de curtir as praias. Que são lindas.

Martinica é uma ilha alegre e colorida. Bem caribenha. Em Fort-de-france, capital da Martinica, se come muito bem, e também tem ótimas bebidas. Afinal, Martinica é um departamento ultramarino francês.

Pra quem gosta de comprar, é possível fazer boas compras. Além de um artesanato interessante, tem varias lojas de Paris, inclusive a icônica Galeria Lafayette.