O Amapá já tem os seis finalistas do concurso gastronômico que irá reconhecer o melhor chef de cozinha tucuju

A edição 2016 do festival Brasil Sabor AP ganhou a concessão do “Enchefs” – um dos concursos de gastronomia mais importantes e concorridos do Brasil, que dará ao vencedor local, além do título de melhor chef de cozinha do estado, a possibilidade de concorrer ao prêmio máximo da gastronomia brasileira – o Dólmã, em outubro, em Manaus.

Pela primeira vez em Macapá, o “Enchefs” abriu inscrições dia 26 de maio e encerrou dia 10 de junho. Foram dezenas de inscritos, novas receitas com pratos criativos a base de ingredientes regionais que passaram pela peneira da primeira fase da disputa – atender aos critérios do concurso (vide fanpage Enchefs Amapá). Na segunda fase, as receitas passaram pela análise perita e criteriosa de cinco conceituados jurados que votaram nas seis receitas a partir de conceitos técnicos e sem mesmo conhecerem seus respectivos criadores.

Conheça abaixo os pratos finalistas que ganharam a oportunidade de serem apresentados a sociedade e júri final na programação do Brasil Sabor, no Amapá.

Dia 30 de junho (quinta-feira)

18h Prato: Filé de filhote grelhado ao molho de castanha com camarão rosa;

18:45h Prato: Filé de pirarucu com crosta de castanha ao molho de cupuaçu.

Dia 01 de julho (sexta-feira)

18h Prato: Filhote ao molho de tapereba com farofa de castanha do Brasil;

18:45h Prato: Pescada amarela ao perfume e frutos energéticos do Amapá.

Dia 02 de julho (sábado)

18h Prato: Marabaixo – peixe ao molho de gengibre, acompanhado de chips de farinha de mandioca, ervas e flores comestíveis;

18:45h Prato: Gurijuba defumada, raiz no molho pixuna, farofa de goma e salada panc.

 

O concurso é uma das diversas atividades e atrações oferecidas no festival Brasil Sabor que tem como tema desta edição “origem e originalidade na gastronomia amapaense”, e terá inicio no dia 30 de junho. De acordo com a organização do Enchefs AP, o sigilo do nome dos chefs até o teste dos pratos é importante para garantir idoneidade do concurso. Ainda segundo a organização, o objetivo do concurso é valorizar a gastronomia local e seus profissionais e fazer o Amapá referência em gastronomia. O concurso terá entrada franca.

Outros 23 pratos também poderão ser degustados pelo público a preços acessíveis do circuito gastronômico, além de palestras show, música, poesia e sorteio de passagem aérea, hospedagem, jantar etc. fazem parte da programação deste importante evento gastronômico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *