Nota de Piratas da Batucada

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO
A ESCOLA DE SAMBA PIRATAS DA BATUCADA, vem a público comunicar que conseguiu na justiça o direito de desfilar no Grupo Especial do Carnaval por ter sido a grande campeã de 2010.
Apesar de termos sido punidos injustamente pela LIESA, que rasgou o próprio estatuto para prejudicar a Piratas da Batucada por meio do Conselho de Representantes, que não tem competência para rebaixar nenhuma escola, muito menos desclassificar. Conseguimos provar na justiça que fomos injustiçados.
Portanto, servimo-nos desta Nota para convocar nossa comunidade a prestigiar, apoiar e torcer por outra grande vitória no desfile deste ano.
Sabemos que nossa participação no Grupo Especial desagrada a muitos, porque Piratas da Batucada mantém-se mobilizado o ano todo para dar ao público o melhor que tem na avenida. Devemos à nossa Comunidade todo o agradecimento pela confiança depositada nesta Diretoria, assim como agradecemos o grande sucesso de vendas de nossas quase 2500 fantasias.
Agradecemos ao Governo do Estado e aos nossos demais investidores pelos incentivos, e vamos justificar cada centavo investido no grande desfile que apresentaremos.
Não queremos interferir nem trazer transtornos à grande festa do carnaval, queremos apenas o que nos é de direito como campeões. Somos uma grande Escola e daremos ao público o melhor carnaval já visto nesta Terra.
Aos nossos adversários, nosso respeito, pois entendemos que nossas diferenças têm que ser sanadas na Avenida Ivaldo Veras, nosso palco.
Mas também, que fique claro: somos PIRATAS! e, como tais, estamos preparados para tudo!!  Bom carnaval!!!
REGINALDO FRANÇA
Presidente

  • Depois de bagunçar todo o carnaval e menosprezar as demais escolas de samba o presidente do piratão ainda coloca uma nota falando de respeito e defendendo que o carnaval se resolve na avenida Ivaldo Veras é no minimo brincar com a inteligência da comunidade carnavalesca.

  • Brincar com a inteligência é punir uma Escola com sansões que nem estão previstas em seu Estatuto,isso sim é avacalhar o carnaval,e ainda tem gente que corrobora por motivos bem mais emocionais do que racionais.

  • Muito boa e ponderada a Nota do Piratas.E isso aí.A Comunidade pedia, a Diretoria acatou e a Justiça determinou. Piratão no 1º Grupo. Se cuidem.
    Alcione

  • A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. (Art. 5º, XXXV,CF/88). Nesse caso o Estatuto da LIESA é absurdo (inconstitucional) ao proibir qualquer escola de ingressar na justiça em busca de um direito. Parebens Piratão.

  • No carnaval amapaense eram as escolas de samba que escolhiam os jurados. Não sei se ainda é assim.

    Minha esposa foi convidada para ser jurada no ano de 2007. A pessoa que a convidou impôs a condição de que ela deveria beneficiar a escola de samba Piratas da Batucada.

    A verdade é que o carnaval em Macapá é sujo.

  • Lamentavelmente mais um fato esdrúxulo vem avolumar os desmandos neste nosso pobre Estado! Até quando parte da elite dominante local vai ditar as regras do seu integral interesse? Tenho certeza de que o Poder Judiciário vai impedir esse desmando. O ato do Piratão invocar o judiciário é no mínimo imoral e, não me venham dizer que se trata do exercício do livre direito de ação. É preciso honrar os compromissos assumidos. Nem tudo que é legal é justo. E com cinismo propalam que 2.500 fantasias foram vendidas. Lógico, quem apoia financeiramente o Piratão? É a elite dos R$-50.000.000,00 (lembram ou já caiu em esquecimento). Enquanto isso as demais escolas arrecadam recursos junto às comunidades. Fora os repasses, cada centavo arrecadado custa o sacrifício de alguém da comunidade. E depois? Depois, na apuração, essas agremiações carnavalescas são vítimas de manobras indecentes. Isso tem de acabar! A ser confirmada a decisão da permanência do Piratão no Grupo Especial, melhor seria as demais escolas boicotarem o desfile. É uma pena!

    • Nonato, será que você consegue escrever e provar sobre o ato ilegal do Piratas da Batucada? Até agora a LIESA não o fez, apenas tomou uma decisão, sem comprovação alguma (pelo menos não lembro disso).
      Deixe claro para todos, comprovando suas palavras, o que houve de errado no Carnaval de 2010 que justifica as atitudes da LIESA contra Piratas da Batucada. Por favor, mostre-nos!

  • Sabemos que o piratão não tem comunidade para dizer que foram vendidas 2.500 fantasias. Ta na cara que alguns politicos estão distribuindo fantasias para quem passar na rua. Tenho uma amiga que quase toda a familia recebeu fantasia para fazer número na avenida.Ela me disse que só vai sair nessa escola porquê é di gratis.

  • Não sou contra que Piratas desfile no 1,2,3 grupo, oque deixa a sociedade chateada que esses bando de desocupados não param de brigar, por besteira, tudo no Amapá tem que recorrer a justiça.

  • O carnaval amapaense ficou igual ou pior que o futebol amapaense. Foi profissionalizado não prestou mais. É um carnaval em que as “escolas de samba” dizem se profissionalizarão mas no entanto só fazem carnacval se o governo ou a prefeitura repassarem recursos. Bom era no tempo em que o desfile era realizado na Av. FAB. Outra coisa a LIESA TEM QUE PRESTAR CONTAS DO DINHEIRO QUE É ARRECADADO COM A VENDA DE INGRESSOS E CAMAROTES. PRA ONDE VAI ESSE DINHEIRO? O Ministério Público do Estado com a palavra.

  • A minha análise não tem origem emocional. Ela se baseia em fatos que estão acontecendo no carnaval amapaense há muito tempo. Querer usar como pretexto essa história de ter sido injustiçada para mudar toda a programação é no minimo querer chamar a sociedade de alienda. Só o fato da escola piratão ter deixado para entrar com o pedido de liminar faltando poucos dias para o inicio dos desfiles, deixando a LIESA particamente sem tempo para recorrer da decisão liminar, é um demonstrativo claro de que essa agremiação só pensa mesmo em levar vantagem sobre as outras. Sendo que essa vantagem não é conquistada na avenida como deveria ser, mas nos bastidores. Parece que são seguidores de Nicolau Maquiavel, cuja a frase mais famosa é: “os fins justificam os meios.

  • Palhaçada! me admira a “justiça” esquecer a jurisprudencia, acatar um pedido que pode acabar com o que poderia o melhor carnava de todos os tempos no amapá. Lamentavel.

  • Gostaria de reportar primeiramente ao Sr. “Arquiteto”, e dizer a ele que tem medo de se identificar que vc pode até enteder de arquitetura, mas, de carnaval não. Eu estava no sambódromo em 2010 acompanhando a apuração nota por nota, e liderava a apuração até aquele momento, então se algém tem de ser punido por suspeitas de ilícitos são os jurados e não o PIRATÃO, e aliás quem aprova os nomes dos jurados são todas as escolas em reunião do Conselho, e mais não adianta só está com Fantasias e Alegorias bonitas, a avaliação é feita em cima de 12 quesitos, e certamente na visão dos jurados a Boêmios do Laguinho pecou em vários. É minha umilde opinião.

    • caro amigo e eu que primo Elson se for para o bem do samba eu to contigo e nao abro esse é meu humilde comentario Auzier do samba. Interprete oficial do G.R.E.S Vitória Régia de Manaus me liga ai parceiro 09291381136 e viva o PIRATAO……

  • Franco, não comentei que o Piratão houvesse praticado alguma ilegalidade. Pelo contrário, disse que nem tudo que é legal seja justo. Quanto ao carnaval de 2010, parece que algum dos representantes do Piratas da Batucada, na época, reconheceu que um ou mais jurados estava comprometido com a escola, tanto é que não se questionou o rebaixamento da escola para o grupo de acesso.
    Reitero o que já comentei neste Blog em outra oportunidade: O Piratão é uma grande escola, tem maior expectativa de angariar recursos materiais e financeiros junto aos simpatizantes, pois estes tem mais poder aquisitico em relação aos das demais escolas. Tem mais ainda: não é desonra alguma integrar o grupo de acesso. Pelo contrário, o carnaval é realizados tanto pelas escolas do grupo especial como pelos blocos de rua, passando por todos os grupos. O Boêmios do Laguinho, que, com muito orgulho, sou simpatizante, já trilhou pelo rebaixamento e nem por isso deixou de ser uma grande escola, tanto quanto foi e é o Piratão. Que o Piratas da Batucada retorne ao grupo especial, mas respeitando os acordos e conquistando esse direito na avenida. Voces têm condições de sobra para tal.

    • Tem uma diferença Nonato. Quando o Boêmios foi para o segundo grupo foi por que perdeu o carnaval na avenida. Fez um carnaval ruim que fez o Rei Sacaca chorar na avenida. O Piratas não perdeu o carnaval, foi punido sem provas e ganhou na justiça. Se Piratas tem mais condições de angariar recursos e apoios é por que faz carnaval sério e mostra na avenida como investe os recursos que recebe. As outras escolas grandes são mais antigas que o Piratas e poderiam já ter crescido muito mais. É o que penso

    • Ainda não entendi o ponto…
      Então o Piratas da Batucada deve ser punido por algo que ninguém nem chegou perto de provar?
      Eu concordo que as fantasias do Boêmios estavam muito bonitas, ninguém pode negar. Assim como estavam repetitivas, que a harmonia falhou, e outros quesitos… não se pode julgar todo o desfile baseado naquilo que se viu de um ponto da Ivaldo Veras e em alguns dos quesitos.
      Achei que seria parelho, não vi o desfile do Piratas, pois eu próprio estava desfilando, mas assisti todo o desfile do Boêmios e escrevi o que vi.

  • Tenho dito que pra mim o Piratas desfila em qualquer grupo, pois o que define se o grupo e´especial e´a presença do Piratão.Agora que a Justiça está do nosso lado melhor ainda.

  • Caro Sr. Elson Auzier, não entendo apenas de arquitetura, sei analisar muito bem os quesitos apresentados. Para o seu conhecimento sou tbm formado em história.Quero ressaltar que a minha opinião sobre o carnaval de 2010 não é uma análise isolada, ela é corroborada por várias pessoas que entendem de carnaval e que analisaram o desfile sem paixões. Inclusive foi objeto de discussão com dois amigos que já participaram do corpo de jurados anteriormente, sendo que um deles é piratão assumido.

  • 1. já ouvi muitos comentários como “eu assisti o desfile de 2010 e vi que o Boêmios tava mais bonito” ou “é notável que Boêmios deveria ser campeão de 2010”. Pois bem, é necessário ressaltar que os julgadores de fantasia ou alegoria, por exemplo, não julgam apenas a beleza da escola. Aliás, a estética fica mais em segundo plano. Esses jurados tem a competência de julgar os seus quesitos de acordo com a proposta do enredo que a escola apresentou antes do desfile. Não adianta ter a fantasia mais bonita da avenida, mas se não tem nada a ver com a proposta de enredo. E esse foi um erro que vi no Boêmios: realmente, estav bonito, mas não consegui ver muito “link” com o enredo. Isso se chama carnaval técnico. E mexe muito com a subjetividade de cada julgador.
    2. Lembro bem que antes de terminar a apuração a diretoria do Boêmios invadiu a avenida e não deixou mais que ela terminasse acusando o Piratas de ter manipulado o resultado.
    3. o nome de cada jurado é avaliado por todos os conselheiros da LIESA. Ou seja, o próprio Boêmios esteve de acordo com os nomes de todos os jurados do carnaval de 2010.
    4. o Boêmios, através de seu dirigente Vicente Cruz, construiu um processo de expulsão do Piratas da Liga e tornar o Boêmios campeão do carnaval, sendo que o próprio estatuto da LIESA afirma que o conselho não pode interferir no resultado dos jurados.
    5. o Vicente Cruz acusou o Piratão de ter comprado o jurados sem provas de tal fato.
    6. muitos dizem que o governo do estado estava promovendo o maior carnaval da história do Amapá. Até concordo com isso. Mas também já ouvi comentários como “o Piratão” conseguiu acabar com o maior carnaval da história do Amapá. Com isso não posso concordar, pois não acho certo que EM NOME DO CARNAVAL AMAPAENSE O PIRATAS DEVE SER O ÚNICO SACRIFICADO.
    7. acho totalmente errado uma norma que exite da LIESA que diz que “não receberá o repasse financeiro aquela escola que entrar na justiça contra a LIESA”. Isso, pra mim, soa como censura, falta de respeito ao direito das escolas procurarem os seus legítimos direitos.
    8. todo mundo sabe do corporativismo que existe dentro da LIESA, vale ressaltar que o Piraão nunca fez parte desse corporativismo, pois preferiu investir no crescimento da escola do que manter um carnaval retrógrado e conservador que a LIESA, infelizmente, ainda não se tocou.
    9. é necessário ressaltar que a comunidade Zona Sul está totalmente unida em torno de uma escola que investe no seu carnaval primando pelo seu crescimento, o que infelizmente as outras escolas não fazem.
    10. O Piratas da Batucada é a única escola que sabe fazer carnaval com desfile técnico. Por isso é a maior campeã dos últimos tempos. Se as outras escolas e a LIESA não acompanham o progresso do carnaval, o problema não é do Piratas. Devido a isso o Piratão foi taxado de uma escola que só ganha nos bastidores. Ora! esses que fazem essas acusações inverdadeiras tem que trabalhar, isso sim.
    11. Eu tenho coragem de me identificar, diferentes de outros que através de pseudônimos atacam a maior escola de samba da Amazônia. Parece que tem medo.

  • Se o piratão é a maior escola da Amazônia, alvará a menor. Realmente a escola se modernizou, mas nas artimanhas para burlar o resultado.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Eita Piratão pra incomodar os incopetentes, ora veja lá, basta trabalhar e apresentar um bom resultado, para que possam tentar ganhar, afinal tudo é carnaval, vamos brincar pessoal, sem rancor e sim com alegria, que vença o melhor…

  • Hoje é aniversario do queridíssimo Prof Munhoz, meus sinceros votos de felicidade a esse verdadeiro cidadão amapaense, que ao longo de sua vida dedicou-se em nos impor cultura em todos os sentidos, parabens meu amigo..

  • No carnaval é assim: pobre vira rei, homem se veste de mulher, juiz sai na Banda, o Brasil cai na folia, enfim, para tudo acabar na quarta-feira de cinzas. Observo atentamente essa discussão quanto a Escola de Samba Piratas da Batucada. Sei como resolver esse imbróglio. Na verdade a ideia não é minha. Pertence a jornalista Alcilene, que consiste no seguinte: aproveitando-se do espírito carnavalesco, onde certas regras, momentaneamente, deixam de existir; e, ainda por conta das querelas judiciais que se sabe como começam, mas não se sabe quando e como terminam, eliminem-se os tais grupos especial e de acesso, formando um grupo só, permitindo às escolas uma disputa igual, tendo por base de êxito a passarela da Ivaldo Veras, e não o Fórum de Macapá. O distinto público agradece. Depois, escreva-se outro estatuto, para tudo voltar “ao normal” no carnaval de 2013.

  • SOU MARACATU DA FAVELA MAS O CARNAVAL SEM O PIRATÃO NÃO TEM GRAÇA. QUE GANHE O MELHOR. NÃO VAMOS ACABAR COM O CARNAVAL COMO ACONTECEU ANO PASSADO OS EMPRESÁRIOS, PREFEITURA E O GOVERNO JÁ INVESTIU E AS ESCOLAS FORAM PROATIVA. VAMOS PARAR COM ESSA BRIGA E FAZER UM CARNAVAL COM QUALIDADE.

    MARACATU DA FAVELA QUER VENCER E VER O PRATÃO DESFILANDO.

  • Falou tudo Yan Fernando! O q aconteceu na apuração de 2010 ficará para a história do carnaval amapaense, eu estava lá e vi o destempero do sr Vicente cruz e de alguns dirigentes da Maracatu que ao verem que o Piratão seria celebrado campeão iniciaram um tumulto e uma pancadaria incitando as torcidas a invadirem a área restrita de apuração, tudo baseado em conjecturas de possível compra de jurados por parte da diretoria do Piratão, até hoje nem a Liesa e nem eles conseguiram provar nada de concreto. Tudo isso para atender ao futuro projeto político do sr Vicente Cruz que para tentar se eleger deputado estadual queria a qualquer custo dar o título para a comunidade do laguinho , pena que seu projeto naufragou junto com a turma da harmonia logo depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *