Mensagem de Elson Corrêa Filho, irmão do professor Mauro Corrêa, covardemente assassinado

Elson Correia Filho

28 de agosto de 2009 às 16:59

Cara Alcilene e demais leitores

Como leitor assíduo deste blog, quero pedir permissão para postar um comentário, que não diz respeito ao assunto acima, mas sim diz respeito a violência na nossa cidade. Anteontem dia 26, perdi um irmão barbaramente assassinado. Trata-se de MAURO CEZAR DA SILVA CORREIA, medico veterinário, bacharel em direito, professor, diretor da Escola Graziela Reis de Souza e Coordenador estadual do PROJOVEM, no Amapá, quando saia da escola por volta de sete e meia da noite, para sua residência, onde estava acontecendo uma reunião do ECC(Encontro de Casais em Cristo), grupo que ele junto a minha cunhada Sonia, eram partícipes assíduos, não retornando sendo encontrado já cadáver por volta das 16Hs do dia seguinte. Do seu carro nada foi roubado. Dos seus pertences, somente um aparelho celular. Foram deixados seus cartões de banco, dinheiro em pequena quantidade, o que nos deixa com um pressentimento de execução, pois o intervalo entre o horário do ultimo contato com a Sonia (7 e meia ) e o horário que o seu carro foi abandonado no final da Rua General Ozório,atrás de um tapume onde está sendo construido uma pracinha em torno de 9 horas, dá cerca de uma hora e meia. Tempo em que meu irmão, uma pessoa que vivia do trabalho(em varias frentes, às quais desempenhava muito bem), sua casa e família, atividades ligadas a Igreja Católica, viveu momento de terror nas mãos de seus algozes. Não desejo para nínguem viver o que nós seus familiares e amigos estão vivendo.Temos confiança nas Polícias Civil e Militar, que em um primeiro momento irão pegar os autores materiais do fato, e se se concretizar a minha suspeita de crime de mando, perpetrado por algum desafeto, chegar ao mandante.

Ao tempo que comunico que meu irmão MAURO CEZAR, está sendo velado na Capela Santa Rita, cercado pelos que o amam, respeitam, admiram, e para concluir quero dizer: MANO VÁ COM DEUS. A NÓS RESTA UMA IMENSA SAUDADE E O ETERNO AMOR, FIQUE COM DEUS E QUE SAIBAMOS SUPORTAR A DOR DA PERDA. POIS VAI-SE A MATERIA, MAS O LEGADO, A LIÇÃO DE VIDA, FICARÃO INDELÉVEIS.

Seu irmão e amigo Elson

Prezado Elson

Receba minha solidariedade e dos leitores deste blog, neste momento tão difícil de perder uma pessoa querida. E de perder para a violência.

Que Deus na sua imensa bondade, dê o necessário conforto a vocês.

Meu marido, Ricardo Leão Dias, é grande amigo de sua tia Sinoca, por quem tem grande afeto. E já esteve com ela hoje.

Alcilene

  • Realmente a morte do coordenador Mauro Correia, é uma perda muuuito grande. Não podemos admitir jamais que crimes (como este) fiquem impunes!! Receba minha solidariedade pelo momento de DOR, PERDA, COVARDIA… Que o Grande Arquiteto do Universo conforte a familia desde que foi um grande homem.

  • Tive o imenso prazer de conviver e aprender com o Mauro na Prefeitura de Santana.Homem de boa vontade, vivia sua vida de educador com muita dedicação em seu trabalho e com quem o cercava, nunca o vi de mal humor ou reclamando da vida. Tinha um profundo respeito por ele, que muito contribuiu pela educação do município.Foi responsável por algumas das iniciativas de mais sucesso na educação em Santana.
    É desses que deixam saudades e um aperto imenso junto de muitas interrogações:pra onde estamos caminhando/ que mundo é esse que estou deixando para meus filhos/e muitas outras perguntas que até agora não tem respostas.
    fazia tempo não o via, a última vez foi no show da Patrícia Bastos, em dezembro no Bacabeiras.Era seu aniversário e me pediu a gentileza de colocá-lo pra dentro quando não mais havia espaço no teatro. claro que foi atendido.
    abraços a todos.

  • Hoje, quando a caminho do trabalho, eu ouvi pelo rádio do carro a notícia a respeito do assassinato do professor Mauro, eu senti uma profunda tristeza por ver que infelizmente a nossa cidade caminha para a absurda violência que já domina os grandes centros urbanos. Por cada rua que eu passava, de repente me vinha a memória de uma cidade tranquila onde eu vivi minha infância e juventude. Senti saudade daquela Macapá pequena, provinciana, mas onde nós vivíamos em paz com nossos sonhos. Quem viveu aquele tempo sabe do que eu estou falando. Agora, os tempos são outros, e a gente se vê obrigado a conviver com essas barbaridades. Acho que é hora de todos os segmentos da nossa sociedade deflagarem uma campanha séria contra esse estado de coisas, incentivando as pessoas a não se resignarem diante de tais fatos, denunciando, ajudando os órgãos de segurança a combater e repelir esse mal que ameaça o sossego de todos nós. Sou a favor da tolerância zero contra o crime. Se todos se unirem, repito, numa campanha séria, poderemos, não acabar, mas reduzir bastante a ação dessas elementos perniciosos. Minha solidariedade à família do professor.

  • Conhecí o Mauro quando fui cordenador do grupo do ECC da fazendinha, do qual ele fazia parte, uma pessoa doce, compreensiva,tranquila e muito religiosa,quando deixei o grupo ele assumiu e nunca mais deixou de ajudar ao ECC, ele e a Sônia. Não consigo entender porque tamanha violência contra uma pessoa tão da paz como o Mauro. Que Deus o tenha e nos ajude.

  • Conheci o meu colega veterinário,Mauro Cézar, ainda
    em Santana, quando aí morei,1987/2000,e estávamos
    implantando ,na então Secretaria de Saúde do Município,
    recém-criada,o programa de Vigilancia Sanitária e Controle de Zoonoses.
    Como pessoa, um ser iluminado, de extrema beleza e simplicidade.Um profissional sábio e competente.
    Hoje,sacudida por tão triste notícia,tenho a dizer: VAI COM OS ANJOS! VAI EM PAZ! seu LEGADO é maior do que tudo isso!Onde voce passou deixou seu rastro de luz.
    Os cometas são assim mesmo, passam rapido, mas deixam uma luz tão grande que ninguém consegue apagar.
    Saudade é o amor que fica, por isso tantos sentem saudades sua..
    Voce acabou indo embora,cedo demais,quando tinha tanto prá fazer…
    Prefiro não dizer Adeus, um até logo…
    Quem sabe ainda teremos uma outra missão, no tempo e no espaço que se chama ,DEUS. Onde voce se encontra,
    envolvido por uma terna energia de paz,amor e luz…

  • Estou imensamente triste e revoltado com o acontecido com o Eterno Prof. Mauro, o professor, como o chamava, era a singularidade em pessoa, de uma inteligência e um habilidade de relacionamento fantástica, cativou os estudantes da Escola de periferia de Santana, quando foi diretor, a Escola Elizabeth onde o conheci na 7º série, fui aluno de seu esposa, professora Sônia (casal fantástico), depois mudei de escola e voltei a reencontrá-lo em 2005 já na prefeitura de Santana na secretaria de educação, e em um encontro informal, sou surpreendido com a presença do professor e o professor com a minha presença, agora um militante politico, e ele fala no encontro aos presentes a seguinte frase: “- O patrique é cria nossa”, depois passamos a conviver em muitas ações ligada a educação, a ultima estava sendo na conferencia nacional de educação a qual ele era o coordenador, e a duas semana tinhamos desencontros e não conseguíamos conversar, na ultima terça feira havia reunião as 3h, conseguir chegar as 4 e 30, o professor acabará de sair, e na quinta feira sou surpreendido com o acontecido, não consegui ouvir o meu amigo tinha pra me dizer! hoje em seu Velório, dei um abraço forte na professora Sonia,e alguém a indaga, você conheci o patrique e ela responde: “- O patrique é cria nossa!”, como se fosse o professor falando a 5 anos atrás, Professor MAURO ficará para sempre nos corações e na mente de todos que tiveram o prazer de conhecê-lo, e sua memória será guardada e lembrada em cada sala de aula desse estado e na luta por educação de qualidade, que sempre foi a grande marca dele.

    Prof. mauro VIVE!

  • O Professor Mauro foi um grande colega com brilhantes contribuições na vida acadêmica da nossa Universidade Federal do Amapá. Meus sinceros sentimentos de pesar pela dor da família, parentes e amigos.

  • Fiquei imensamente chocada pela a tragédia acontecida com uma pessoa de bem, como era o Prof. Mauro. Trabalhava com ele no Graziela, e com o pouco contato que tínhamos, ele demonstrou ser uma pessoa honesta, carinhosa e justa. Tenho certeza de que Deus está com ele neste momento, e que pela Sua bondade infinita, Ele não esquecerá de seus familiares.

  • MªBeatriz Guardarine Themudo
    Eu sou Amiga de De Dona Sherley correia Silva mãe do Mauro assinado barbaramente. eu vi de perto o sofrimento desta mãe. que sofrimento! não da nem para imaginar a dor de uma mãe que perde um filho muito mais nas condições em que foi. Alem do sofrimento de querer seguir para Macapa e não encontrar passagem em avião foi nescessa´rio Passar o enterro para que sua mãe possa dar o ultimo adesu a seu filho caçula e amado. eu que convivo com ela vi o sofrimento eu que tehno filhos todos dois fora que sera dos nosos filhos e dos nosso netos e bisnetos se não fizer nada para pregar este avanço da violença. temos todos ma~es filhos pais toda a sociedade nos darmos as mãos e fazer alguma coisa juntos para que isto melhore acabe e que nosso poçiticos eleitos por nos tenham a boa vontade de ajudar pois hoje é Mauro amanhã poser os filhos deles tambe. Que !Deus” o receba pela sua obras pois são esta que pesa na baslança do Pai e são estas obras que tambem ficam aqui na terra. Minha Amiga e irmã que o Mestre “Jesus” tenha compachão de vc e de seus filhos irmãos de Mauro Cezar Correia Silva e ela agora possa perdoar os seus algozes. QUE A PAZ DO MESTRE JESUS FIQUE NO CORAÇÃO DE TODA FAMILIA

  • Deus esteja com toda a familia Correia Silva, neste momento de dor e perda tão grande. Minhas orações é na intenção de todos voces esposa, mãe, irmãos, irmã, sobrinhos e sobrinhas, amigos para que segurem na mão de Deus neste momento porque Deus está com vocês, NÃO ESQUEÇAM DEUS ESTÁ COM VOCES!!

  • é lamentavel sua morte é uma perca grande para o mundo acadêmico, iremos sentir sua falta. Conheci o Mauro no seu casamento fui convidado pela minha mae Oscarina, e quando vi aquele belissimo casal olhei com grande admiração por que ali ia nascer uma familia de bons costumes não como esse(s) que fizeram essa barbarie.
    Esperando que se faça justiça ainda nesse Estado que pelo jeito que as coisas andam ta dificil acreditar nas leis.POR MIM ERA PRISAO PERPETUA( SOU A FAVOR)

  • Caro Elson,
    Profundamente sensibilizado solidarízo-me em torno do admirável Maurinho, a quem eu tive o privilégio de conviver, após “roubá-lo” de vocês para atuar junto comigo enquanto fui gestor da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado de Roraima. Homem dígno, pesquisador competente, amigo exemplar, saudades profundas. Amigo, irmão, querido parceiro. Do mais profundo de minha alma a minha repulsa ao absurdo acontecido, a minha total solidariedade com a doce Sônia, e a minha postura de cidadão à qual exige justiça. Viva Mauro, um homem acima de todos nós.
    Cláudio Manguinho

  • Aos Familiares e Amigos do professor Mauro, queremos dizer do nosso imenso pesar ao receber a notícia de seu assassinato.
    Tomara seus algozes sejam descobertos e condenados exemplarmente por esse crime.
    Na qualidade de Coordenadoras do ProJovem, na Fundação Darcy Ribeiro e em nome de nossa equipe, nossos sinceros pêsames.
    Carmen Maria Rangel e Eliane Figueira

  • Uma grande perda para os amigos e para o setor da Educação… O prof. Mauro era uma daquelas poucas pessoas que realmente faziam a diferença na nossa profissão. Estava sempre atento a tudo, responsável, compromissado, prestativo… Alguém realmente valioso. Lembro de que quando estava como diretora de uma escola era dele que muitas vezes vinha o meu socorro e o agradeço por isso! Obrigada, professor Mauro! Fica uma grande lição de vida para todos nós! Que o céu lhe receba com festa!! Que nosso Pai Amado dê muita força e acalante o coração de seus familiares!! Vá em paz!!!

  • Estamos atordoados com esse filme de terror que tivemos que assistir inertes. Toda a família do Ceará está indignada com o que fizeram com nosso Maurinho, pessoas covardes e demoníacas, que certamente terão como pagar em contas muito altas. Temos o conforto de saber que Mauro teve a têmpera dos mártires e hoje vive a felicidade sem fim. Abraços a toda família, estamos com vocês na mesma dor.

  • tenho meu padrinho,como uma pessoa muito especial na minha vida.Fiz uma entrevista com ele,tinha quer encontrar uma pessoa quer estivesse visto o derrubando do muro de Berlim.Esta pessoa,era o meu padrinho mauro cesar.
    Estou participou na vida da minha filha,Quase do fim de semana,falava com ele,adorava os bolos de chocoate.Estou com muito dor,ainda nao acredito o quer acoteceu.mais vou superar esta dor.

  • Meu primo querido, sempre lembrarei de voce atraves da minha filha que tambem anda nas pontas dos pes.
    Quantas vezes eu te imitei esse andar que agora vejo no meu cotidiano. Fique em paz!

  • Walber Lins- trabalhei no pro jovem urbano na cidade de Santana-ap com o auxílio do meu grande amigo Mauro,pois falei para ele que ficaria difícil ir a Laranjal do jari.O conheci em 2006,quando cheguei ao estado,vindo da paraíba,nele encontrei total apoio,onde pude sentir na sua pessoa o lado humano e solidário em sua profunda essência.Estou profundamente consternado com a tragédia ocorrida na família que tanto contribui com a educação do estado do Amapá.Um forte abraço aos professores Arlindo e em especial a minha amiga Chirlene( ambos irmãos do saudoso professor Mauro Corrêa).

  • Gostaríamos de saber como andam as investigações sobre o paradeiro dos demônios que cometeram o assassinato de Mauro. Estamos revoltados e queremos vê-los na cadeia sofrendo as maiores torturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *