O prefeito de Macapá, Clécio Luís, lançou nesta terça-feira, 5, no distrito do Coração, o Macapá Mais Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O programa, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana de Macapá, consiste no plantio de árvores na área urbana da capital, que nos últimos anos já plantou e fez a doação de mais de 2 mil mudas pela cidade.

E eu fico feliz de verdade quando vejo a execução desse programa. Macapá, uma cidade plantada embaixo da linha do Equador, passou muitos anos sem um programa oficial e organizado de arborização.

 Durante a programação, que contou com a participação de alunos e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, foi feito o plantio de diversas espécies de plantas na praça do distrito do Coração e na área interna da instituição de ensino, onde os alunos, por meio do programa Guardiões Ambientais, já desenvolvem atividades na área.

 Como parte do Plano de Arborização, desde 2017, a prefeitura realizou o plantio e doação de cerca de 2 mil mudas de árvores, como ipês, oiti, pau-brasil, além de espécies frutíferas como jaca, caju, ingá, goiaba, entre outras. No distrito do Coração, o Município realizou o plantio de cerca de 600 mudas de árvores. A ideia é que até 2020 a prefeitura plante 6 mil árvores em toda a capital. “Essa atividade marca um processo do nosso Plano de Arborização, que está sendo feito tanto com a doação de mudas e também com o plantio de espécies adequada à nossa região, ao nosso clima, e de fácil cuidado. Viemos aqui hoje, além de lançar o Corredor Ecológico, participar do início do plantio das mudas e prestigiar os trabalhos desenvolvidos com os alunos da Escola Goiás”, destacou o prefeito.

 

 

Fotos: Max Renê