Justiça manda grevistas desobstruírem a FAB

O juízo da 5ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá concedeu liminar à Prefeitura de Macapá ontem determinando ao comando de greve do Sindicato dos Guardas e Inspetores Municipais (Sigma) a imediata desobstrução da Avenida FAB, a principal artéria do Centro Comercial da cidade, que nos últimos dois dias vinha sendo ocupada por um grupo de policiais em greve. A determinação foi cumprida, mas o juiz Normandes Antônio de Souza ainda vai apreciar o mérito da legalidade ou não da paralisação.

Segundo o procurador-geral do município, Riano Valente, a administração municipal foi pega de surpresa com o anúncio da paralisação, pois estava dialogando com a categoria havia vários dias. “O maior entrave é a intransigência do comando do sindicato deles em exigir que a Prefeitura pague o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remunetração) que a Justiça já julgou como irregular”, disse Valente.

De acordo com ele, o prefeito Roberto Góes reconheceu a legitimidade das reivindicações da categoria, que de fato precisa ter a carreira organizada, daí a decisão de elaborar um projeto de lei alternativo que sanasse as falhas da legislação anterior. “Nós apresentamos como contraproposta um Estatuto da Guarda Municipal que contemplaria e unificaria as carreiras de guardas e inspetores e ainda definiria uma política salarial”, acrescentou o procurador.

Uma reunião chegou a ser organizada com a Câmara Municipal na noite da última quarta-feira, quando os parlamentares, liderados por seu presidente Rilton Amanajás (PSDB) deu garantias da apreciação e votação em regime de urgência do projeto que organizaria de uma vez as demandas dos guardas municipais. “Mas não sabemos com que motivação os líderes do sindicato abandonaram as negociações e decidiram radicalizar. Só podemos lamentar e pedir que ao menos eles tenham bom senso e urbanidade em suas manifestações”, encerra Riano Valente.( Ascom-PMM)

  • Realmente acho muito inviável a obstrução da Av.Fab seja ela pra protesto ou outros atos pelo simples fato de quando isto ocorre as rua adjacentes viram um caos, principalmente em horários de rush. Que se façam as greves mas deste que está não atrapalhe o trânsito, ou seja, seja de forma organizada.

  • É IMPORTANTE SABER A VERDADE DO SINDICATO DOS GUARDAS TAMBÉM, POIS, A PREFITURA COLOCOU O POSICIONAMENTO E INTERESSES DO GOVERNO MUNICIPAL, AGORA TEMOS QUE AVALIAR E CONHECER O “OUTRO LADO DA MOEDA”. ASSIM SERÁ UMA INFORMAÇÃO E UM DEBATO JUSTO.

  • TEM QUE ACABAR COM ESSA GUARDA MUNICIPAL QUE NÃO SERVE PRA NADA, BASTA VER A LATA DOS CARAS JOGANDO DOMINÓ E FERRANDO A POPULAÇÃO COM A OBSTRUÇÃO DA FAB. VAMOS EXTINGUIR ESTA PORCARIA SEM SERVENTIA.

    • ei carinha, tu não te toca?? tu já pegou peia no blog da alcineia e agora tenta outra vez denigrir e tentar manchar a imagem de uma grande instituição que serve ao povo macapaense.

      ESTÁ NO BLOG DA ALCINEIA, SOBRE O POST: GUARDA MUNICIPAL EM GREVE

      mauro bezerra disse:
      16 de março de 2011 às 7:21

      pra que serve a guarda municipal???
      Responder

      *
      Sandro Ferreira disse:
      16 de março de 2011 às 12:08

      A Guarda Municipal é um órgão integrante da defesa social do Estado do Amapá. Está diretamente subordinada ao prefeito de Macapá, tendo como principal atribuição a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal.

      Atualmente, a instituição conta com um efetivo total de 572 integrantes, sendo 51 inspetores e 521 guardas municipais, que estão sob o comando geral do inspetor de carreira. Sua estrutura organizacional é composta por departamentos, divisões, companhias de guardas, grupamentos operacionais (Defesa Civil, Grupamento Ambiental, Grupamento Tático Operacional), projetos sociais, parceiros institucionais, tais como: policia civil, a partir do canil integrado e policia militar em ações de segurança conjuntas no município de Macapá.
      Responder
      o
      Miltom Salles disse:
      17 de março de 2011 às 8:10

      Complementando o Sandro assim como as outras forcas ainda e composta por banda de musica todos tecnicos. Profissionais serios que tambem precisam de valorizacao profissional por isso nosso manifesto e justo.PCCR ja.
      Responder
      *
      Adriano Picanço Barbosa disse:
      16 de março de 2011 às 14:05

      Aos imbecis que teimam em criticar de forma equivocada, somente reconhecem o valor da guarda quando precisam e ela está lá pronta para ajudar. acorda! sai na rua, e conhece a realidade antes de criticar profissionais que somente querem condições de trabalho.
      Responder
      *
      Jane Vilhena disse:
      16 de março de 2011 às 18:11

      Sr. Mauro, sou esposa de um oficial militar, alem de ser socióloga e professora, penso que antes de fazer tal pergunta, o Sr. deveria se infrmar melhor a respeito, credio eu que uma instiuição como a Guarda, não seria criada a Deus dará e sem senhuma função. Esse é o retrato de um país ignorante, o Estado precisa investir pesado na educação, sob todos os aspectos, pra que pessoas não saiam questionando ou falando bobagens a respeito do que desconhecem. A despeito, aos guardas municipais, os professores são solidários a causa, força e persistência!!!!
      Responder
      *
      Marcos disse:
      17 de março de 2011 às 20:03

      Para que serve esse prefeito?
      Responder

      OBS.: acorda meu filho, antes de criticar ou TENTAR denegrir alguém, informe-se antes… conheça… estude… é triste conviver com parasitas como vc!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *