Imagens de São Tiago e São Jorge fazem peregrinação em Macapá

Programação inclui visitas a órgãos públicos e residências de mazaganenses radicados

Durante três dias, no período de 13 a 15 de julho, uma comitiva da Festa de São Tiago, de Mazagão Velho, estará em Macapá. As imagens de São Tiago e São Jorge farão uma peregrinação por órgãos públicos e residências de mazaganenses e familiares de mazaganenses radicados na capital.
O translado não faz parte da programação oficial da Festa de São Tiago, que inicia no da 16 de julho (segunda-feira), após o retorno da comitiva. O grupo que se desloca até a capital é composta por cerca de 30 pessoas, além dos figurantes que interpretam São Tiago, São Jorge e o Atalaia, cavaleiros mouros e cristãos, rezadeiras, grupo litúrgico e atiradores.


Na agenda, estão previstas visitas a órgãos públicos como Palácio do Setentrião, sede do Governo do Estado, Tribunal de Justiça (Tjap), Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público Estadual. A novidade em 2018 é a inclusão da Prefeitura Municipal de Santana (PMS), que integra a região metropolitana que engloba também Macapá e Mazagão.
O principal objetivo do translado até Macapá é intensificar a divulgação e reforçar o convite para que a população prestigie as festividades em louvor a São Tiago, em Mazagão Velho.
Este ano, a tradição mazaganense completa 241 anos. É realizada desde o ano de 1777, sete anos a fundação da Vila de Mazagão Velho. Foi trazida pelos colonizadores, vindos de uma colônia portuguesa desativada no Marrocos.
É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.

Gabriel Penha