A abertura da Campanha Outubro Rosa promovida pelo Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) iniciou nesta segunda-feira,1. A temática desse ano busca discutir e avaliar os mitos e crenças sobre o câncer. Uma má interpretação de fatos relacionados ao câncer acaba criando ideias equivocados em verdades absolutas.

A programação segue durante todo mês com várias atividades. Todas as quartas-feiras do mês terá roda de conversas, palestras e atendimentos médicos. Denominado de “Quarta Rosa – Rosa com Ciência”, ação busca levar informação e conhecimento sobre prevenção para comunidade e principalmente as mulheres amapaenses.

Nos sábados, vai ocorrer o momento fitness, com aulas de zumba e atividades físicas na praça do forte, ao lado da Fortaleza de São José. Está comprovado que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer.

Dentro desse conceito, a terceira edição da corrida outubro rosa está marcado para o feriado de 12 de outubro, com concentração ás 5h e largada ás 06h15, da frente do IJOMA. As inscrições estão abertas até o dia 08 de outubro e podem ser feita na própria sede, localizado na Avenida Doutor Silas Salgado, atrás da CTMAC, no bairro Alvorada, ou pelo site:

minhasinscricoes.com.br/3CorridaOutubroRosa

No dia 19 terá a tradicional Caminhada Rosa, com objetivo de alertar as mulheres para a prevenção do câncer de mama. Dentro da programação está a festividade de São Lucas, padroeiro da Capela do IJOMA. No dia 18 terá a missa e procissão e no dia 20 será a festa com bingo de dez prêmios. As cartelas estão custando 5 reais e já estão sendo vendidas.

Mais  informações:

O enceramento será no dia 11 de novembro na edição especial do segundo bingo beneficente, que tem um Camaro V8 e mais 10 grandes prêmios. Esse evento vai marcar o fim da campanha outubro rosa e o início das ações do novembro azul, mês de conscientização do câncer de próstata.

TEMA: DISCUTINDO E AVALIANDO HÁBITOS E CRENÇAS

A palavra câncer lamentavelmente está cheia de preconceitos e ainda assusta muita gente. Muito provavelmente porque persistem muitas ideias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte. Isto mostra que a palavra traz muitos mitos que precisam ser desconstruídos. Pensando nisso, o presidente do IJOMA, Padre Paulo Roberto, quer levar para sociedade as verdades sobre o câncer. “Precisamos mudar esse conceito de que câncer é sinônimo de morte. Câncer tem Cura! Observando as estatísticas, costumo dizer que daqui alguns anos a cada duas pessoas, uma vai está com câncer e a outra vai cuidar de quem tem câncer. Então vamos ficar atentos e fazer exames que detectam o tumor antes que ela se manifeste. Descobrindo a doença desde cedo fica muito mais fácil de sair vencedor.” – ressalta.