Iapen recebe primeiros equipamentos para escaneamento corporal

Cada “scanner” custará ao Fundo Penitenciário Nacional cerca de R$ 20 mil.

Nos próximos dias o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) colocará em funcionamento os mais novos equipamentos que elevarão as medidas de segurança naquela unidade prisional. Trata-se de “scanners” corporais (Body Scan) que serão instalado, em breve, no pavilhão que abriga presos do regime “fechado” (o “Fechadão” ou “Cadeião”) e em duas outras unidades.

A instalação dos equipamentos será feita por técnicos da empresa que alugou os “scanners” para o Iapen. Ao todo, o instituto adquiriu, incialmente, cinco equipamentos, sendo que três deles já foram entregues. O primeiro será instalado no “Cadeião” e os outros dois no pavilhão que abriga presos do regime Semi Aberto e na Penitenciária Feminina, respectivamente.

De acordo com o coordenador de Planejamento e Apoio Administrativo do Iapen, Sérgio Luiz Mendonça Gomes, a locação de cada “scanner” custará ao Fundo penitenciários do Amapá (Funpap) cerca de R$ 20 mil. O objetivo do Iapen é, futuramente, comprar os equipamentos.

“A instalação dos equipamentos porá fim às constrangedoras revistas às quais são submetidas as pessoas que precisam adentrar à penitenciária – seja para visitas ou como residentes. A partir do funcionamento desses equipamentos todas as pessoas – da mais alta autoridade ao mais simples visitante – será submetido ao scanner corporal”, disse o coordenador.

As três primeiras unidades do equipamento – de um lote de cinco – já estão no Iapen, aguardando apenas a instalação, que deve ocorrer na próxima semana.

“Nossa expectativa é que isso eleve o nível de segurança nas unidades prisionais e dificulte a entrada de aparelho celular, drogas e armas no presídio”, frisou Gomes.

“Por enquanto, o Funep liberou apenas a locação dos “scanners”, mas estamos buscando a liberação para aquisição. Mesmo assim teremos dois anos sem problema nenhum. Esse é o tempo de validade do contrato de locação”, informou Sérgio Gomes.

_(Coordenadoria de Comunicação Social da Sejusp)_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *