Setur realiza programação especial para comemorar o “Equinócio das Águas 2012”

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parc eria com outras instituições governamentais e a iniciativa privada, prepara uma vasta programação para a realização do “Equinócio das Águas 2012”, que acontecerá na terça-feira, 20, às 8h, no Monumento Marco Zero do Equador.

O registro do Equinócio será às 2h14, mas, pelo fato de decorrer no turno da noite, o mesmo não poderá ser visualizado. O fenômeno acontece quando o sol visto da Terra se desloca sobre a Linha do Equador, nascendo a Leste e se pondo a Oeste. Durante esse período, o dia e a noite têm a mesma duração.

A realização do Equinócio é uma estratégia da Setur para consolidar o turismo como ferramenta de inclusão social, instrumento de desenvolvimento econômico, através da celebração do fenômeno do Equinócio como atrativo turístico natural, estimulando a participação da população.

A secretária de Turismo, Helena Colares, ressalta a importância do fenômeno para o turismo amapaense e diz que o número de turistas no Estado tem aumentado.

“Macapá é a quinta capital do mundo cortada pela linha imaginaria do Equador e é a única privilegiada pelo fenômeno do Equinócio, que acontece duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro. Devido a esse privilégio, estamos organizando uma bela programação”, diz Helena.

A programação do Equinócio inicia no dia 20 de março, com a assinatura do Protocolo de Acordo Setur/Sindicato Misto do Parque Nacional da Guiana Francesa, se estendendo até o dia 24, com a realização de vários projetos como Gincana Fest Tur no Meio do Mundo, A Escola vai ao Meio do Mundo e o Marabaishow no Meio do Mundo.

Programação

Dia 20 (terça-feira)
Manhã: a partir das 8h, café da manhã ao público com abertura oficial da programação; assinatura do Protocolo de Acordo entre Setur e o Sindicato Misto do Parque Natural da Guiana Francesa e início da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo

Tarde: a partir das 14h, continuação da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo, até às 19h

Noite: a partir das 20h, premiação para as escolas vencedoras e apresentações de banda de pop rock

Dia 21 (quarta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo, através da visitação de alunos das escolas públicas – três de Macapá pelo turno da manhã e três de Santana pelo turno da tarde – aos centros de interesses montados no espaço do Monumento Marco Zero, sob monitoramento de técnicos da Setur e de recepcionistas que prestam serviço no Centro de Atendimento ao Cliente do Monumento Marco Zero

Noite: a partir das 18h, concentração do encerramento da caminhada do “Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial”. A partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz)

Dia 22 (quinta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo

Noite: a partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz)

Dia 23 (sexta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo

Noite: a partir das 18h, ciclo de palestras voltadas para acadêmicos e população em geral
Palestrante: Germano Bruno Afonso, astrônomo do Museu da Amazônia, pesquisador de Etnoastronomia (astronomia Indígena) e Arqueoastronomia. Formado em Física, mestrado em Ciências Geodésicas, doutorado em Astronomia e pós-doutorado em Astronomia. A partir das 21h, apresentação cultural (escola de samba e pagode)

Dia 24 (sábado)
Projeto Marabaishow no Meio do Mundo, uma estratégia de promoção que visa divulgar a cultura do Marabaixo e promover um dos principais cartões postais de Macapá

Manhã: 8h às 12h: Palestra “Educar para não descriminar – Religião de Matriz Africana”

Tarde: 16h às 19h: Lançamento do livro da Doutora Piedade

Noite: a partir das 20h, apresentação de grupos de Marabaixo

Cristiane Mareco/Secom