O Grupo de dança Âmago se apresenta dia 24, sábado, na festa de comemoração da Prefeitura de Kourou, na Guiana Francesa. O espetáculo será de 30 minutos e contará com uma coreografia exclusiva, para o evento.

O Grupo Âmago foi fundado em maio de 2018. Âmago significa aquilo que está no centro, no portal íntimo, o cerne, refletindo tudo o que os componentes amapaenses são.

A estreia oficial do grupo aconteceu no Festival Internacional de Danças da Amazônia (FIDA) em Belém do Pará. No evento o Grupo Âmago concorreu com grupos de dança de diferentes nacionalidades. O festival, além de enriquecer a experiência dos participantes, também ofereceu oficinas com a bailarina Ana Botafogo, Cecília kerche e Marcelo Pereira (Suíça). No meio de tantas apresentações, o Grupo Âmago trouxe para o Amapá o prêmio coreografia – categoria grupo contemporâneo, com o 1º lugar e o prêmio DUO contemporâneo adulto 1º lugar, com as coreografias “Meu Lado Vazio” e “Saudade, será que não tem fim?”.

O convite

Por meio do sucesso do espetáculo no FIDA, o grupo foi oficialmente convidado pela Prefeitura de Kourou, na Guiana Francesa, a se apresentarem na Festa de comemoração da cidade. A ação é custeada pela própria prefeitura, onde quatro bailarinos vão representando o Amapá. Será o primeiro grupo de dança contemporâneo a estar na Guiana com contrato profissional, promovendo a criação de um laço cultural muito importante para o Amapá.