O Governo do Estado está nos últimos ajustes para a realização de mais uma edição do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de Maio. Até o momento, 34 parceiros confirmaram presença no evento que ocorrerá das 08h às 14h, no Estádio Zerão, na zona sul de Macapá. A meta é atender 15 mil pessoas com serviços nas áreas da saúde, cidadania, educação, cultural, esporte e lazer.

Para quem procura atendimento de saúde, serão disponibilizados clínico geral, pediatra, dermatologista, odontólogos, exame de ultrassonografia, testes rápido de HIV, hepatite, HCV e HBSAC, vacina e farmácia, consulta de pré-natal, aplicação de flúor, orientação em higiene bucal, fisioterapeuta, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional, distribuição de camisinhas, acupuntura auricular e massagem terapêutica, estética, atendimento psicológico, prevenção de combate a incêndio e exames de PSA.

A população terá à sua disposição serviços de cidadania como atendimento jurídico nas áreas de família, consumidor, previdenciário, penal, criminal, trabalhista, registro tardio (encaminhamento), orientação sobre direito do consumidor, inscrição para bolsas e vestibular, corte de cabelo masculino, adulto e infantil, segurança no trabalho, uso de EPIs, riscos, material informativo sobre cursos profissionalizantes, vagas de emprego, feira de adoção de animais, emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª vias), emissão de cartão do SUS (1ª e 2ª vias) e CPF, registro de ocorrências, ação de combate às drogas, apresentação do canil das policiais Militar e Civil, divulgação sobre o desligamento do sinal analógico da TV, palestras sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e características empreendedoras, cadastro para estágio nos níveis médio, técnico e superior, cadastro de jovens de 15 a 29 anos no Programa Amapá Jovem e emissão da carteira do ID Jovem.

Os serviços nas áreas da educação, cultura e lazer são pintura facial para crianças, divulgação do EJA Sesi, apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, apresentação de paraquedismo, doação de livros didáticos e atividades lúdicas de contação de histórias, visitação e leitura à Biblioteca Sesc e oficinas de arte e literatura, Corrida do Trabalhador e do Cadeirante, jogos recreativos, futebol de sabão, entre outros serviços.

A programação do Dia do Trabalhador consta ainda de shows com o DJ John Silva, que vai agitar a Corrida do Trabalhador desde às 00h, do dia 1º de Maio, apresentações musicais do grupo de pagode “K Resenha”, aula de zumba, grupo de dança Vem Bailar, show de Josy Santos, venda de artesanato, espaço da Economia Solidária e praça de alimentação. Os trabalhadores também vão participar do sorteio de valiosos prêmios.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). São parceiros do Dia do Trabalhador a Associação dos Paraquedistas do Amapá; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros; Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel); Federação Amapaense de Atletismo (FAAp); Sesi; Sesc, Senac; Fecomércio; Senai; Procon; Estácio Famap; Ong Anjos Protetores; Centro de Estática Juci Serra; Super Fácil; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Prodap; Rádio Difusora de Macapá; CEA; Polícia Civil; Empresa “Seja Digital”; Secretaria de Estado da Educação (Seed); Cerpis; Lacen; Cerest; Sebrae; Cruz Vermelha; Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv) e Polícia Técnico Científica (Politec); Sest/Senat; Cerpis e Ativa System Brasil.

“São mais de sessenta serviços gratuitos à população oferecidos pelo Governo do Estados e os parceiros no Dia do Trabalhador. Estamos nos últimos ajustes da montagem de toda a estrutura dentro do Estádio Zerão para receber e atender os trabalhadores, seus familiares e a população de um modo geral, não só de Macapá como dos demais municípios”, acrescentou Maraína Martins, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

Ascom/Sete