Fumaça e lágrimas. O incêndio na catedral de Notre Dame

*Helenilson Fonseca. Professor de francês e colunista de viagem do blog

Fumaça e lágrimas
Ela é o monumento mais visitado da Europa , com mais de oitocentos anos de idade , símbolo da arquitetura gótica e palco de tantos acontecimentos célebres no país dos homens livres. Nela mais de trinta reis foram coroados, e o imperador Napoleão . Ela resistiu a duas guerras , a revolução e testemunhou a ascensão da República.
A Catedral de Nossa Senhora de Paris, localizada na Ilha de La cité, é uma expressão máxima da história da França, não só pelo sua representatividade religiosa na idade média, como pelo tesouro arquitetônico composto pelas criptas reais que ela abriga, estátuas de reis e de papas, esculturas , lustres, entalhes em madeira e talvez o seu detalhe mais frágil e difícil de restaurar , os vitrais.
Um incêndio ocorrido hoje 15 de abril, pegou de surpresa todos os apaixonados pela França e pela história da civilização.
Notre Dame, como todos os outros monumentos da cidade mais turística do planeta, é uma verdadeira jóia que no dia de hoje veio abaixo, causando desolação em todos os entusiastas das artes, das viagens e da arquitetura.
Je suis désolé.
Quem teve a oportunidade de ir, e quem olhar algum documentário sobre a igreja, entenderá a perda que isso significa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *