Um conjunto de vasos ecológicos, feitos a partir de resíduos de caroços de açaí, será apresentado pela estudante Aira Beatriz Cardoso de Souza, 17 anos, do amapá, durante a International Conference of Young Scientists (ICYS), evento internacional que será realizado na Sérvia, de 19 a 25 de abril de 2018.

Vaso Ecológico

 

O objetivo do evento é reunir jovens com iniciativas promissoras para promover intercâmbio no cenário científico internacional. A conferencia ocorre anualmente e é sediada em distintas cidades, promovendo troca de experiências, culturas e conhecimentos. ​Esta é a 25ª edição do evento e será realizado em Belgrado, capital da Sérvia e uma das cidades mais antigas da Europa. Este ano, participarão 300 jovens estudantes de vários países, sendo 7 do Brasil.

 

Os vasos ecológicos passaram por análise química no laboratório da Embrapa Amapá, a fim de identificar o grau de nutrientes. Brevemente serão testados cientificamente quanto ao desenvolvimento de plantas.

 

Aira Souza é ganhadora de vários prêmios na área de agronomia e desenvolvimento sustentável.  Em 2015 ela criou o projeto Lixeira Sustentável, implementado na Escola Estadual Santa Maria, bairro do Cabralzinho, em Macapá (AP), o que lhe rendeu o Voto de Louvor outorgado pela Câmara de Vereadores de Macapá.  Em 2016 o projeto foi premiado em 1º lugar pela Universidade de São Paulo (USP) e implementado na Escola Santa Maria. Em 2017 Aira Souza obteve o segundo lugar em um evento de científico realizado no México, com o projeto dos vasos ecológicos.

Aira Souza

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Amapá