Nos dias 21 e 22 de julho, o Estado do Amapá e diversos parceiros realizam uma grande ação de ocupação consciente do Parque do Forte, de 17h às 20h. As atividades serão voltadas para todas as idades, com programas de entretenimento, esporte, lazer e cultura. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade amapaense para o seu papel de cuidar e preservar o complexo turístico, composto da Fortaleza de São José de Macapá e do Parque do Forte, que passaram por uma recente revitalização e iluminação.

Haverá atividade para toda a família. Para as crianças terá recreação infantil e infanto-juvenil, teatro, contação de histórias, brincadeiras, pintura facial, aulas experimentais de artes marciais, jogos de frescobol, vôlei, futebol de sabão, campeonato de pipas, esportes radicais, dentre outros.

Terá espaço específico para quem curte um piquenique em família, exposição de fotografias e carros antigos, feira de adoção de animais, apresentações musicais de diversos ritmos e bandas marciais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.