A partir desta quarta-feira (09) começa a operar em caráter experimental a Rádio Estação Conexão (89.9), dos alunos da Escola Conexão Aquarela. Para o lançamento oficial do veículo interno de comunicação, o colégio irá receber a imprensa, pais de alunos, professores e convidados especiais a partir das 9:00h.

A criação da Rádio Estação Conexão foi inspirada na vontade dos estudantes em produzir programas de rádio que falassem a linguagem do público adolescente, provocando uma participação mais intensa dos alunos de todas as séries. A escola então empregou esforços para que o projeto saísse do papel, fomentando a compra de equipamentos e selecionando os alunos interessados. Para a diretora geral da escola Conexão Aquarela, Eliane Verde, a rádio possui alguns objetivos específicos. “A rádio vai funcionar como um poderoso auxílio pedagógico para as disciplinas ministradas em sala de aula, além de estimulá-los à produção textual, o trabalho em equipe, o domínio de conhecimentos técnicos dos equipamentos e o compromisso dos estudantes em colocar os programas no ar”, frisou a diretora.

Os alunos do Ensino Médio e do 9° ano ficarão escalados para a manutenção dos programas e a utilização dos equipamentos do estúdio. Antes de serem convidados a participar do projeto, os alunos passaram por um treinamento com profissionais da área de jornalismo, para aperfeiçoar as técnicas radiofônicas.

Durante a capacitação, os estudantes aprenderam as etapas de formatação os programas, como estruturar uma grade de programação e a forma mais adequada de fazer um comentário ao vivo.. “O nosso interesse é que vai fazer a Rádio Conexão conquistar o público e ficar conhecida. Foi fundamental passar por um treinamento antes de ir para a rádio”, disse o aluno do 9° ano, Igor Ferraz.

Funcionários da escola

A rádio também abrirá os microfones para a participação da equipe técnica da escola. Nos finais de semana, assumem a bancada, equipe pedagógica e profissionais que contribuem para o funcionamento da escola. “Nossas reuniões e atividades internas também passarão por aqui”, afirmou o coordenador do Ensino Médio, professor Benedito Cardoso.

Educomunicação

Surgida no Brasil por volta de 1990, a Educomunicação tem como objetivo formar alunos mais críticos e conscientes das necessidades sociais. A aplicabilidade desses métodos aparece quando os veículos de comunicação complementam as práticas educativas. (Fonte: Revista Escola, Setembro de 2003)

Stefanny Marques

Assessora de Imprensa

Escola Conexão Aquarela