Escola Everaldo Vasconcelos passa por vistoria técnica de três órgãos

 

Na manhã deste domingo, 13, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) estiveram na Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior, no bairro Paraíso, no município de Santana. Eles foram avaliar a situação estrutural da unidade de ensino, cujo teto de um corredor desabou na noite do último sábado e machucou sete estudantes.


Os estudantes foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Estadual de Santana. Após exames e avaliação médica, todos foram liberados e se recuperam em casa. Quanto à escola Everaldo Vasconcelos, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar, resolveu isolar toda a unidade escolar, por precaução, para analisar a estrutura de cada bloco da instituição.
“Desde ontem, estamos aqui prestando auxílio aos estudantes que foram machucados pelo desabamento. Hoje, viemos com a Defesa Civil e técnicos da Seed e da Seinf, para avaliar a infraestrutura da escola.  Nesta semana, faremos inspeções em todos os blocos. Enquanto isso, a escola está interditada para garantir a segurança de todos. Só será permitida a entrada de técnicos e engenheiros responsáveis pela inspeção”, comunicou o comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho.


Recuperação escolar
O calendário letivo da Escola Everaldo Vasconcelos estava programado para encerrar somente no dia 19 de janeiro. Agora, é o momento da recuperação escolar. Os estudantes que estão em recuperação farão este processo na Escola Estadual São Bento, também localizada no bairro Paraíso, em Santana. A nova data da recuperação escolar será definida pela equipe pedagógica da Seed e da Everaldo Vasconcelos.
Atendimento especial
O Centro de Valorização da Educação (Cveduc) está à disposição dos professores da escola santanense. Localizado na Avenida Cora de Carvalho, bairro Central, em Macapá, o Cveduc oferta atendimentos e serviços de apoio especializado em saúde física e mental. Já os estudantes serão atendidos pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Seed.
Cronograma de reforma
A Escola Everaldo Vasconcelos é uma das três do município de Santana, incluídas no cronograma de manutenção predial. As obras já estavam previstas para iniciar no dia 22 de janeiro, quando a unidade finaliza o ano letivo de 2018. Agora, os trabalhos serão antecipados. A Seed vai aguardar o laudo do CBM/AP para tomar as providências necessárias para as atividades no ano letivo de 2019.
Em 2013, a Escola Everaldo Vasconcelos foi contemplada com uma licitação para reforma do prédio, mas a empresa contratada desistiu da obra. O contrato foi judicializado e rescindido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) por abandono dos serviços.
“Vamos acompanhar, junto com os órgãos técnicos envolvidos, toda a revisão que vai ser feita na infraestrutura da escola. A partir dessa inspeção, verificaremos os laudos e, só a partir daí, tomaremos a decisão de como ocorrerá essa intervenção de infraestrutura, se será total ou parcial. Precisamos aguardar essas informações para fazermos um pronunciamento para a comunidade escolar”, informou a secretária de Apoio à Gestão da Seed, Keuli Baia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *