O 1º Encontro “Ouvir você, Mulher” será no município de Santana, neste sábado, 14 de julho, e reunirá mulheres de todo o estado para um diálogo sobre sua a participação, presença e afirmação na vida política, profissional, social e familiar. O Encontro integra o Programa Mulheres Transformadoras, do MDB Mulher, criado para incentivar mulheres para que participem, ocupem seus lugares e ajudem na transformação social do país. Entre os objetivos do encontro está a elaboração de uma agenda de prioridades com políticas públicas para mulheres que será apresentada para candidatos na eleição de 2018.

O programa Mulheres Transformadoras foi planejado para encorajar a participação feminina na política, e garantir o espaço para que possam defender os direitos das mulheres brasileiras em nível municipal, estadual e federal, independente de partido ou ideologia. O programa foi lançado em diversas cidades do país, e no Amapá será realizado o 1º Encontro “Ouvir você, Mulher”, para promover a formação cidadã de mulheres, apontar lideranças e incentivar para que participem da vida política, exponham suas verdades, denunciem e se apropriem de seus direitos de cidadãs brasileiras.

No Amapá, os índices sinalizam que o trabalho precisa ser mais intenso e urgente, para garantir a participação das mulheres nas eleições, não somente como candidatas, mas como eleitoras conscientes de seu papel e seu poder como mulher. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, de 2016, o Amapá é o primeiro no ranking de proporção de mulheres responsáveis pelo domicílio na região Norte, e o terceiro em nível nacional, com 45,9% de mulheres no comando de casas e famílias.

“Vamos realizar o 1º Encontro “Ouvir você, Mulher” de acordo com a nossa realidade. Teremos rodas de conversa, consultas e será aberto um diálogo franco, para estimular que falem e fortalecer o empoderamento e apropriação das mulheres. Da região Norte somos o estado que mais tem mulheres responsáveis por suas famílias, e elas precisam ser ouvidas, ter um instrumento de diálogo e representantes que se identifiquem com suas batalhas diárias, e as prioridades debatidas no Encontro serão pontuadas e incluídas em um documento que será entregue aos candidatos nesta eleição”, disse a presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes.

A presidente tem uma extensa caminhada pelos direitos das mulheres ao longo de sua carreira política e vida pessoal. Enfrentou dificuldades sozinha em Belém para estudar e conseguiu se formou em sociologia; foi uma das primeiras mulheres do Amapá e assumir mandato na Câmara Federal e defender direitos das brasileiras; se destacou em nível nacional e preside o MDB Mulher Nacional desde 2013; assumiu a Secretaria Nacional de Mulheres, e recentemente travou embate para assegurar sua candidatura ao senado ser a primeira senadora pelo Amapá.

Serviço:
Encontro “Ouvir Você, Mulher”
Data: 14 de junho
Hora: 16h
Local: Villa Show Eventos – Rua Adálvaro Cavalcante, 745, Centro de Santana.