Macapá é o primeiro município brasileiro a celebrar com o Ministério do Turismo o Termo de Compromisso para promover e apoiar a execução das ações de qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais de turismo que atuam na linha de frente da atividade dentro da plataforma “Brasil Braços Abertos”. A assinatura foi realizada durante audiência entre o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o prefeito de Macapá, Clécio Vieira, a secretária municipal de Turismo, Juli Pereira, e o senador Davi Alcolumbre.

O “Brasil Braços Abertos” é uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância em ambiente digital com oferta de 80 horas de aulas online. As inscrições para 2017 já estão abertas e poderão ser feitas até 30 de setembro. O aluno poderá realizar o curso por meio de celular, tablet ou notebook e contará com videoaulas e jogos educativos. Os interessados podem acessar a plataforma pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição e devem ser concluídas até o dia 30 de dezembro.

Entre as responsabilidades do município estão o acompanhamento e monitoramento da participação e desenvolvimento do aluno durante a execução dos cursos com o objetivo de promover e incentivar sua conclusão. Ainda segundo o documento, cabe ao gestor local a articulação e promoção junto ao setor produtivo local da inserção dos candidatos no mercado de trabalho e manutenção do cadastro atualizado dos profissionais qualificados.

“Estou muito feliz com a assinatura deste termo de compromisso que demonstra que os gestores de Macapá têm consciência da importância do turismo como atividade econômica e estão preocupados em oferecer um serviço cada vez mais qualificado para os turistas que visitam a cidade. Nosso intuito é que tenhamos cada vez mais parceiros nessa missão de qualificar quem está na linha de frente do turismo brasileiro”, afirmou o ministro.

Os secretários municipais poderão realizar o cadastro pelo link (http://brasilbracosabertos.turismo.gov.br/município) e indicar um servidor efetivo para atuar como gestor da iniciativa. Ao final do curso, os profissionais poderão obter o certificado de conclusão pelo site do programa.

EXPERIÊNCIA – O canal “Braços Abertos” teve uma versão piloto durante os Jogos Rio 2016, que contou com a inscrição de 8,2 mil quiosqueiros, ambulantes, trabalhadores do setor de hospedagem e outros profissionais do setor. “Inicialmente ele foi pensado para quem já opera no turismo, mas que muitas vezes não tem condições de voltar a uma sala de aula para se qualificar. Assim, levamos a proposta de criação desse aplicativo e foi um sucesso. As pessoas aderiram, se qualificaram e viram que de  maneira lúdica e estimulante conseguiram ter a qualificação devida que, agora, disponibilizamos para todo o Brasil”, comentou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra.