Deu no UOL

Governo revisa plano de banda larga para incluir Roraima e Amapá

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo fará uma revisão do Plano Nacional de Banda Larga para incluir os Estados de Roraima e Amapá nas áreas de cobertura do projeto.

“Na época em que nós elaboramos tinham alguns Estados que nós chegamos à conclusão que não teríamos condição técnica de incluí-los naquele momento”, disse Bernardo a jornalistas após participar de audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

“Acho que hoje já surgiram várias alternativas que permitem e exigem a revisão desse plano.”

A revisão será feita “logo”, segundo Bernardo, que classificou a expansão da Internet banda larga como principal prioridade do Ministério.

Para a inclusão de Roraima, será usada uma linha de fibra ótica que conecta o norte do Estado à Venezuela e o sul ao Amazonas.

No caso do Amapá ainda não há uma linha que chegue ao Estado, explicou Bernardo, mas há duas alternativas, ou do Pará ou da Guiana, que poderiam resolver o problema em até seis meses.

Outra prioridade será reduzir os preços dos serviços oferecidos. Segundo Bernardo, o preço de referência para o serviço de banda larga está em torno de 35 reais, o que poderá cair para 29 reais caso os Estados retirem a cobrança do ICMS.

(Por Hugo Bachega)

 

  • Pôxa, que alento para nós que vivemos no Amapá (amapaenses ou não) e temos que conviver com esse atraso, com essa falta de inclusão, que eu expresso como falta de cidadania digital. Nós que vivemos no Amapá, somos tratado com lixo, como escória, em termos de inclusão digital, de participação em sites, em consultas a bancos de dados, sequer podemos participar de investimentos em bolsas de valores, pois isso exige internet com boa velocidade, muitas vezes não podemos fazer ou consultar um extrato de banco.
    Mas também como podemos pedir representatividade em um estado que vive envolto em roubalheiras, em que é comum a “xambica” para altas autoridades. O que podemos exigir, ou pelo menos pedir de nossos representanes.
    Já pensou um deputado daqueles campeão de diárias, por exemplo, o deputado DM (diária money), fazendo um expediente (um requerimento, uma manifestação qualquer) para cobrar melhores serviços de internet e os empresários lhe oferecem 10 ou 15 mil para calar a boca, imagine o que fará um “bandido” desses? Com certeza ficará a favor do povo e contrariará seus bolsas? KKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!
    Somente o que alguns deputados receberam de diárias, segundo relatos da PF, daria para colocar internet de média velocidade em muitas, ou quiçá em todas as escolas do estado.

    • É verdade o Amapá é tratado como lixo,fim de mundo e nossos representantes nada fazem p/mudar este quadro.É bem verdade que a “corrupção” neste estado nos tira todos os sonhos de melhorias,mas a falta de interesse de nossos representantes é pior.Penso que tb temos nossa parcela de culpa nisto,pois além de elegermos maus politicos,ficamos tb de braços cruzados esperando que “eles” nos roubem os sonhos.

  • Não vale dizer que isso é conquista do governo Camilo! Com ainda não é tempo de bater ou criticar, digamos, não deu tempo pra tal feito!

  • no governo talvez a precocupação era outra, o negocio era harmonizar, internet eles nao estavam nem ai,se tivermos banda larga ate o final do ano, acendo uma vela para sao camilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *