Por Luciana Capiberibe

Amanhã a Assembléia Legislatida do Amapá vai conceder título de cidadão amapaense a dois grandes brasileiros atendendo a projetos do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB-AP). Serão homenageados os jornalistas Antonio Corrêa Neto, natural do Largo do Carmo, Cidade Velha, Belém do Grão Pará e Elson Martins, que é Acreano, nascido nos seringais daquele estado.

Entre outros feitos, Correa Neto e Elson Martins são fundadores do jornal Folha do Amapá. Correa Neto já foi diretor de jornalismo da TV Amapá, passou por diversas rádios, onde manteve programas de opinião e chegou a ser preso no governo Barcellos por se opor ao regime ditatorial que aquele governador mantinha no Estado. Hoje mantém Sítio de informações políticas na internet www.correaneto.com.br – um dos mais infl uentes do Estado.

Elson Martins fundou o jornal “O Varadouro” no Acre, que deu grande visibilidade as ações de Chico Mendes e aqui no Amapá foi fundador do jornal Folha do Amapá, de cunho fortemente oposicionista, que serviu como escola para o surgimento de vários jornalistas num período em que o Amapá não contava com faculdade de Jornalismo.

Elson Martins é reconhecido por ser um paciente formador de novos talentos no jornalismo. Recentemente Martins foi homenageado na série “De Galvez a Chico Mendes”, de Gloria Perez, quando seu personagem na vida real foi vivido por um ator num dos últimos capítulos da série Global.