Com recursos de emendas do senador Randolfe Rodrigues, Prefeitura de Macapá entrega hoje a Praça Veiga Cabral revitalizada

 

A Prefeitura de Macapá entrega à população nesta sexta-feira, 24, às 11h, as obras de revitalização da Praça Veiga Cabral. O novo projeto contemplou construção de novas calçadas, biblioteca verde, caramanchão e área de jogos para idosos, rampas de acesso a pessoas com deficiência, meio-fio, canteiros com arbustos, além dos memoriais da batalha do dia 15 de maio de 1895, do marco zero da cidade e da primeira pedra de Manganês trazida a Macapá pelo engenheiro Mário Cruz das minas de Serra do Navio, em 1946.

Com contrapartida da prefeitura, no valor de R$ 24.000,00, a obra custou R$ 422.617,14, faz parte do Programa Calha Norte e é resultado de emenda do senador Randolfe Rodrigues.

Praça-manganes

 

Histórico

Praça Veiga Cabral

Inaugurada como Praça São Sebastião, cenário para o lançamento da pedra fundamental da Igreja São José, em 1752, a atual Veiga Cabral foi a primeira praça da capital tucuju. A história das origens de Macapá está vinculada à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando foi estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Vinte anos depois, dia 4 de fevereiro de 1758, na Praça São Sebastião, foi levantado o Pelourinho, na presença do capitão general do Estado Grão-Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. Nas primeiras décadas do século XX, a praça era popularmente conhecida como Praça da Matriz, onde havia um coreto que recebia apresentações musicais das bandas da Guarda Territorial e do Mestre Oscar Santos.

 

 

Salvar

Salvar

  • só não consigo ver o que de relevante foi feito na praça, só maquiaram na verdade, acho que foi muito tempo parado p pouca coisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *