Conhecido como o maior evento religioso mariano do Amapá, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2018 traz como tema “Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz” e o lema “Não diga: Sou jovem. A quantos te enviar, irás” (Jr 1,7). O ponto alto da festividade acontecerá no dia 14 de outubro, com missa e procissão que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas do centro da cidade.

Confira a programação:


14/10
Domingo
7h – Missa do Círio de Nazaré

A missa campal que antecede a saída da grande procissão do Círio é realizada na Praça do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita. Logo ao amanhecer, a comunidade se reúne ao som dos sinos, cânticos e orações. A celebração é presidida por Dom Pedro José Conti, bispo da Diocese de Macapá, ao lado do clero amapaense, que conta com o serviço de dezenas de diáconos e ministros.

14/10
Domingo
9h – Procissão do Círio de Nazaré

No segundo domingo de outubro (14), ocorre a maior procissão religiosa do Amapá, o Círio de Nazaré. O momento é de homenagem à santa que é considerada a Rainha da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré. A procissão inicia às 9h, depois da tradicional missa campal, percorrendo um trajeto de cerca de 4 quilômetros até a Igreja São José.

Percurso: Saída do Santuário Nossa Senhora de Fátima/Av. Cora de Carvalho/Rua Hildemar Maia/Av. Mendonça Furtado/Rua Hamilton Silva/Av. Presidente Vargas/Rua Cândido Mendes/Av. Mário Cruz/até a Igreja São José.

De 14/10 a 21/10 – Recitação do terço e ladainha de N. S. De Nazaré
Local: Catedral São José
18h – Terço Meditado
19h – Celebração da Santa Missa

O Novenário é a semana após o Círio, onde movimentos, pastorais e grupos organizam as atividades lembrando a ressurreição, meditando sobre o tema da festividade. A imagem é levada para a Catedral São José após a grande procissão do Círio, onde fica exposta no altar e pode ser vista pelos fiéis.