Boas Notícias

Brasília, 15/09/2011 – Em 9 meses, o Governo do Amapá – GEA – está recebendo manifestações claras de ter recuperado a credibilidade diante do Governo Federal. Duas audiências ao governador do Amapá Camilo Capiberibe (PSB) e à Bancada do Amapá, nesta quinta, 15, foram pontuadas por elogios à determinação, competência, eficácia, compromisso com os princípios públicos e transparência do novo governo do Amapá. Bem diferente do que se ouvia no final de 2010 e no início deste ano, em qualquer endereço da Esplanada dos Ministérios.

Transportes – No Ministério dos Transportes, o ministro Paulo Sérgio Passos elogiou a mudança de comportamento ao ver a evolução dos projetos e obras dos trechos Sul e Norte da BR 156 e o interesse do Governo do Estado em executar novas obras em parceria com o Governo Federal.

“Eu fico satisfeito em ver que as obras estão andando. As obras do PAC não tem restrição de orçamento. Mas se tinha uma obra que era enrolada era esta aqui. Chegamos a pensar várias vezes em tirar a obra do estado. Parabéns, governador”, elogiou o ministro Passos dirigindo-se ao governador Camilo Capiberibe e ao secretário Sérgio La Roque.

A Secretaria dos Transportes está executando três lotes no trecho Norte da BR 156 e as obras deverão estar concluídas até o final de 2012. Agora, o Governo do Estado quer executar o trecho Sul da BR, com 244 quilômetros, e tocar a pavimentação dos 196 quilômetros da BR 210, entre Porto Grande e Serra do Navio. O governador pediu ao ministro que o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – realize os estudos de viabilidade técnica dessa rodovia. O governador pleiteou recursos para que o trecho urbano da Tancredo Neves seja dotado de mecanismos de segurança e duplicado. Já para a Duca Serra, entre Macapá e Santana, o GEA pediu que seja realizado estudo de viabilidade para federalizar o chamado “Ramal do 9”, até o Porto de Santana. O GEA está buscando recursos para ampliar e modernizar o Porto, adequando-o à modal rodo-hidroviária que escoará a produção agrícola do Centro-Oeste com a duplicação da BR 163.

Previdência – No Ministério da Previdência, o Secretário de Políticas de Previdência Social Leonardo Rolim afirmou que “o governo passado cometeu vários equívocos”, que o atual governo “mudou radicalmente a postura em relação ao regime previdenciário” e “continuando como está vai resolver”. Ele elogiou a determinação do GEA em negociar os débitos e honrá-los por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, cuja elaboração deverá iniciar nesta sexta, 16, por equipes do Governo do Amapá, da Advocacia Geral da União e do Ministério da Previdência. O GEA deve ao sistema previdenciário cerca de R$ 177 milhões. Os três poderes estaduais têm débitos com a Previdência. A afirmação foi categórica. Até uma negociação feita no governo passado parou de ser paga em 2009 e 2010 e terá o pagamento retomado. O TAC permitirá que o GEA receba o Certificado de Regularidade Previdenciária. Com isso, sairá da inadimplência, poderá captar recursos federais e tomar empréstimos, como no BNDES. Até emendas parlamentares destinadas às obras de infraestrutura no Amapá foram sistematicamente perdidas por conta desse calote. O valor que deverá ser resgatado, em emendas da Bancada e dos parlamentares, pode chegar a R$ 90 milhões neste ano.

Sizan Luis Esberci

 

  • Se o governo está realmente trabalhando, acredito que não esteja fazendo nenhum favor, afinal o seu discurso de campanha era que faltava gestão então tem que trabalhar e muito, pois o PSB já passou pelo governo e também como os outros partidos deixou a desejar, agora o governador (CAMILO)tem que fazer esse resgate, sucesso governador nessa árdua tarefa que é administrar esse ESTADO.

  • Chegou ao rídiculo a situação trágica em que o Estado do Amapá foi deixado pela administração dos ex-governadores Waldez Góes e Pedro Paulo Dias de Carvalho, que comandaram o tão famoso Grupo da Harmonia, responsável pelas mais diversas mazelas contra o povo amapaense. Sabemos que não está sendo fácil para o Governador Camilo Capiberibe e sua competente equipe colocarem o Amapá no rumo do desenvolvimento e de total viabilidade de funcionamento do aparelho estatal, mas os frutos serão colhidos ao longo desta nova caminhada, contrapondo-se às forças da incompetência que geriu o Estado nesses últimos oitos anos. Confiamos na garra do novo governo e no seu total comprometimento com as causas sociais dos amapaenses.

  • Sério que alguém acha que esse governo ta fazendo um bom trabalho? “Menos pior” que o anterior com certeza! mas fazendo um bom trabalho ?!

  • Parabéns ao GEA por estar no caminho certo e por honrar as dividas deixadas pelo governo(caloteiro) passado.Tarefa árdua,mas Camilo tem disposição e competencia junto com sua equipe, p/fazer um Amapá melhor,eu acredito.Os resultados já estão aparecendo a água já esta chegando nas torneiras da minha casa,já tomo até banho de chuveiro(rsrsrs),acreditem.

  • Os Amapaenses contentam-se com pouco ou quase nada…..Por isso que este estado não sai do buraco…Sou de MCP, mas sinceramenete, qdo estou fora a trabalho ou lazer tenho vergonha de dizer que sou deste lugar ATRASADO…

    • Senhora Rafaela, vc deveria se envergonhar de dizer isso. Temos que ter orgulho da nossa terra. O Amapá é uma terra maravilhosa que recebe todos de braços abertos. Infelizmente passamos oito anos sob os desmandos de um governo cheio de corrupição, mas isso não é motivo para nos envergonharmos de sermos tucujus, seja por nascimento ou adoção.

    • MUDE-SE,vá p/Brasília o “país da Alice”(hehehe…),ou melhor,da “Dilma”.Lá não tem corrupção,nem corruptos,tudo uma MARAVILHA,né? Já morei em muitos estados deste país,mas nunca reneguei minhas origens tucuju,me orgulho de ser amapaense,sou guerreira e não devo nada à ninguem,portaanto,não tenho dq me envergonhar.O Amapá é lindo,nossos politicos é que são feios.

  • Muito feliz,pq o gov. está recuperando a credibilidade.Eu acreditei,eu acredito sucesso ao nosso Governador Camilo Capiberibe.

  • Parabens ao governador camilo por resgatar a credibilidade do amapa perante ao governo federal era o que tava faltando gestao e compromisso serio com o povo do amapa dessa vez o amapa vai sai do buraco aos poucos pois ainda falta muito o que fazer nesse estado tao abandonado que ficou durante oito anos.

  • O amapa ainda preciosa evoluir muito na politic alocal pois sabe-se que ainda somos um povo imaturo em termos de politica ta comprovado ao mesmo tempo que o brasileiro e anafabeto politico pois nao sabemos cobrar de nossos representantes empenho bem o que quero dizer que politico nao e para se fazer assistencialismo jamais como viamos no governo waldez constantemente quem ta reclamando do governo camilo sao esses que mamaram nas tetas durante oito anos de um governo que foi acusado pela policia federal de desviarem milhoes de reis da saud e da educaçao dai o porque do amapa esta verdadeira vergonha nacional em termos de corrupçao pois for ado estado o amapaense e taxado de corrupto.
    por isso digo parabens ao governador camilo por ajeitar esse estado com braços de ferro e pulso sem ficar refem de ninguem pois ainda acredito na gestao de camilo capiberibe pois ainda falata muito trabalho a ser feito por esse estado tao belo que o amapa de gente honesta e trabalhadora gente essa que nao merecem sofrer mais como foi esse antro de corrupçao.

  • O amapa merece uma saude e educaçao de qualidade porque todos nois pagamos impostos altissimos para termos uma qualidade de vida boa pois sabe-se que saude e educaçao nao e um favor e um direito de todos e dever do estado garantir esses direitos ao cidadao mais carente po8is acredito tambem em um amapa melhor para todos sem desigualdade social.

  • Papo para Ignorante o que ele tá fazendo nada mais é que impedindo uma intervenção federal caso a crise internacional se agrave ! Não sei pra quem melhorou a vida no Estado, para a população mais carente acredito que não foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *