Blá da Tribo do Blog

A entrevista do blog volta hoje com a jornalista Dulcivânia Freitas, paraibana boa gente, inteligente e espirituosa que aportou no Amapá como funcionária concursada da Embrapa, onde é competente Assessora de Comunicação.

Dulcivânia pilota o blog Além do Release, visita obrigatória para assessores, jornalistas e estudantes de comunicação, pela qualidade de seu conteúdo.

Vamos conhecer mais dessa tucuju adotiva.

dulcivania

Desembarque em Macapá ?

Desembarquei em 2 de maio de 2006. A tarde estava muito, muito, muito quente, mas como eu morava em Belém já estava acostumada com essa agonia de “oh meu Deus me ajuda a chegar no ar condicionado mais próximo”. O casal de amigos que me aguardava me apresentou ao Rio Amazonas. Não vou dizer que chorei porque é mentira, mas fiquei emocionada com aquele mundão de água moldurando a cidade e ali, debaixo de um sol escaldante, pensei “Vou ser feliz aqui”. E sou.       

A boa do final de semana – Sexta é cultura pura tipo teatro e os eventos da Confraria Tucuju. O sábado é para pagar contas e fazer mais (eheeheeeh), manicure, supermercado, arrumar gavetas, cabeleireiro, jantar fora romanticamente, enfim, Deus  fez o sábado enorme só pra mim….e o domingo é o dia da missa, massa, banca do Dorimar, cinema e dormir muuuuuuuuuuito.

Banho de rio ou banho de mar – Prefiro uma banheira com espuma cheirosa. Deixando a frescura de lado, rio é bom para banho sim…o mar é para admirar e fotografar. Tenho medo das ondas.  

Um lugar para comer – Ah dona blogueira, não sendo do lado do Banco do Brasil, tá bom demais. Com todo respeito aos culinaristas e apreciadores dos seus dotes, mas aquelas barracas não deveriam estar ali. Para não fugir da resposta, em Macapá eu vou de Flora, e no interior vou de Mineiroca, um balneário que não vou dizer onde fica para não “empestar” de gente…eehehehehe

Pirarucu na Castanha, da Flora
Pirarucu na Castanha, da Flora

Uma comida do meio do mundo e uma da Paraíba – Macapá pode ostentar o camarão no bafo, é gostoso demais! Se quiser me matar envenenada, prepare-me camarão no bafo..eheehehe

Na Paraíba eu vou de cuscuz com queijo coalho (faço muito bem), inhame com galinha de capoeira (aqui chamam caipira), creme de macaxeira com carne de sol e muita, mas muita buchada de bode.

Uma viagem inesquecível – Um tour pelo Rio Amazonas em novembro de 2005, a trabalho. Foram 19 dias em um navio da Marinha, conheci comunidades ribeirinhas e a partir daquele momento assumi minha condição de “amazônida” de coração. O bom é que isso ocorreu aos poucos e intensamente, sem forçar a barra ou somente para agradar o povo da região.       

Um bairro ou uma rua, em Macapá ou em outro lugar – A orla de Fazendinha é o local mais especial, mais fascinante, mais lindo, mais acolhedor, mais atrativo de Macapá….foi lá que comecei namorar meu marido, às 19 horas de 21 de julho de 2006. Tá explicado né?

O casamento, que ela tratava pelo msn com o Padre plugado lá da Paraíba
O casamento, que ela tratava pelo msn com o Padre plugado lá da Paraíba

Uma música do povo daqui – Jeito Tucuju, ouço quase todos os dias, várias vezes, em casa e no trabalho.  Sou louca por um autógrafo de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, é serio!

Outras artes do povo daqui- O Marabaixo é inebriante, foi esse o efeito sobre minha simples pessoa. Conheci melhor e de perto numa festa em louvor a São Jorge no bairro do Laguinho, a convite da maravilhosa Mariléia Maciel. Não acho suficiente gostar e admirar, acho que todos temos responsabilidade em contribuir para divulgá-lo, registrá-lo de diversas formas (vídeo, fotografias, livros etc).

Agora dá licença dona blogueira, vou aproveitar a oportunidade para dizer que sou fã da Boêmios do Laguinho.

Um livro na cabeceira – Nunca faltam os gibis da Turma da Mônica, atualmente dividem espaço com o livro “Jornalismo Político” (Roberto Seabra e Vivaldo de Sousa). São vários artigos de jornalistas da imprensa nacional, de professores de comunicação, que contam em linguagem bem simples e com franqueza desconcertante e educativa. O bom é que falam de teoria, história e também os macetes das técnicas de trabalho para editoria de política. Fiquei com vontade de presentear vários amigos, inclusive políticos, com este livro, mas como me sobra boa vontade e falta-me $ para tanto, vou comprar mais um e sortear solitariamente. eheheehehe         

Um filme – A Cor Púrpura, disparado. O melhor drama de todos os tempos no cinema, na opinião desta pessoa.

Macapá em uma frase – “Dona e guardiã do Rio Amazonas”.

fortalezablog

  • Grande amiga, grande profissional. Conta com meu respeito e admiração. Alcilene, parabéns pela entrevista.Dulcivânia, abração! Ah, aproveitando para parabenizar o cel. Dias pelo aniversário.

  • Como colega de trabalho da Dulcivânia Freitas, na Embrapa Amapá onde atuou como pesquisador, devo registrar aqui que esta é uma jornalista competentíssima na sua área de atuação nesta empresa. Até brinco com ela dizendo que poderia ser menos competente no seu trabalho de acessoria de comunicação, pois acaba assim me dando muito trabalho, quando esta faz seu trabalho de divulgação para a sociedade amapaense, dos projetos e atividades sendo realizadas pela Embrapa. Brincadeiras a parte. Pois esta é uma pessoa de alto astral que nos contagia no trabalho. Dulci, continue sempre com esta alegria e felicidade no que faz profissionalmente.Abcs

  • Desculpe pessoal, mas no fervor da emoção mandei “acessoria” ao invés de assessoria, forma correta.

  • Desculpe pessoal, mas no fervor da emoção mandei “acessoria” ao invés de assessoria, forma gramatical correta.

  • “Tudo na vida tem um propósito…
    Por mais simples que possa parecer.
    Nada acontece por acaso.
    Seja uma folha que cai,
    Ou um simples pássaro que voa
    Tudo tem uma razão, um motivo,
    um propósito…E sabe qual o meu propósito nesse momento?
    Tentar lhe dizer em poucas palavras,
    o quanto você é especial!!
    rsrsrsrsrs eitha q aproveita q hoje estou toda filosofando rsrsrsr DULCIVÂNIA é um amor de pessoa,nossa amizade começou de um jeito bem moderno através de uma teclada no msn pois é pois é pois é….teclei tanto q fui parar no alta com ela( muita calma nessa hora)fui cerimonialista rsrsr.Simpatica,é arretada como ela só,agora depois de lê a sua intrevista descobri q ela tambem é comilonaaaaaaa.trocando em miudos ELA É GENTE DA GENTE!

    • pq so tuuuuuuuuuuuuuuuu me faz dgtar intrevista rsrsrsr no lugar de entrevista…olha a hora dona AURORA

  • Pensar que ela é minha amiga e me fez ir ao casamento dela em Guarabira/PB. Tive o prazer de trabalhar com essa pessoa, as vezes agitada e muitas vezes compenetrada…. Divimos alegrias e angústias no labor diário. E hoje eu, cidadã amapaense estou em terras nordestinas, precisamente na Paraíba. Seria uma permuta escrita nas estrêlas???

  • Muito boas as dicas da Dulci, especialmente para os novatos em Macapá como eu.
    E bonita a relação que ela construiu com essa cidade que ela aprendeu a amar.
    abraço

  • Voltou em alto estilo o bate-papo. Dulce espirituosa e sempre divertida mostrou que tem muito bom gosto.Comida,música,revistas da mônica (também amo!) e o laguinho,sempre de braços abertos para quem se deixa encantar por ele.ótima entrevista, excelente entrevistada!!léia

  • Li aí um comentário de uma pessoa que conheceu a Dulcivânia de uma forma moderna, pelo MSN, pois eu a conheci através do bate-papo do Gmail, onde até hoje a gente se encontra e troca idéias. A Dulcivânia é uma pessoa muito humana e que inspira confiança. Logo que a conheci, mesmo na frieza do mundo cibernético deu pra sacar que ela tem uma garra muito grande e tem também o dom de acreditar nas pessoas, tão raro num mundo de gente desconfiada como o nosso. Ela é solidária, gentil e querida. É isso, no que depender de mim ela terá seu merecido título de cidadã amapaense.

  • Que bacana, Alcilene! eu fiquei tão bonitinha na foto de trabalho no campo..eheheeh
    Obrigada a vc e aos comentaristas daqui e aos que se manifestaram ao telefone, no MSN, no Gmail, por e-mail e pessoalmente. Quando ficarmos zangados, por algum motivo, vou lembrar disso pra raivinha passar mais rápido ok..eheehehe

    Uma atenção especial aos daqui:
    1-Gabriel, se é assim me convida pra ir pra festa de São Tiago em Mazagão, por tua conta ok..eheeheheh

    2- Bjs, Marcos!prepara o gogó pra proxima semana…rs

    3- Jackelina, vc longe mas sempre por perto…adooro!!!

    4- Joana, ai ai…as angústias e alegrias do labor! viva tudo!!

    5- Maguida…chegue mais! vc também vai conhecer muitas pessos legais aqui.

    6- Mariléia, amoooooooooooooo T!!

    7- Carlos, o maioral da dramaturgia paraense, nossa…que luxo e alegria ser tua amiga!!!

    8- Luciana, além dos “papo marisa”, “papo cabeça”…também é muito legal se descabelar contigo dançando “Sonífera Ilha” e outros sucessos que amamos…rsss

  • Entrevista boa essa ai… a Dulci é excelente profissional e serve como exemplo pra muitos “outros” que ocupam cargos de assessoria. É também um grande exemplo de pessoa.

  • Linda, amiga, Companheira, são sinônimos a essa pessoa maravilhosa que Deus colocou no meu caminho e me deu a honra e o prazer de conhecer.
    Dulci é 100%. Eu quero ser igual a você quando eu crescer. Ah e vamos marcar p eu provar esse cuscuz com queijo coalho. 🙂

  • Existem pessoas que te inspiram conhecimento e são referências em valores. A Dulcivânia é uma dessas pessoas: competente, ética, humilde e totalmente apaixonante. Amiga pessoal da mimha família, a tenho no meu coração, como um dos grandes presentes que conheci no meio jornalístico. Amiga, beijos meu, do Glebson, da Maria e do Antônio, que já está doido para te conhecer. Te amo.

  • Dulci, querida, adorei tua entrevista. As respostas transparentes, divertidas e inteligentes te retratam muito bem. Um beijo e obrigada pelo carinho de sempre…desculpe minhas faltas…rs.
    Alcilene, parabéns pelo trabalho.

  • Du, vc é uma pessoa maravilhosa, simples que apesar da distância está sempre próxima da gente. Gosto de vc, de sua sinceridade, nos momentos mais precisos. Adorei sua entrevista e vc é isso mesmo! Vc é sempre vc em qualquer lugar. Beijos

  • oi pessoal eu sou de macapá.
    sou muito bonito, e se tiver alguma garota(0)enteressado em mim me ligem 9143-3728, se for de um celular da vivo ou residencial liguem a cobrar q eu retorno.

  • Olá minha amiga tudo bem?lembra de mim?estou com muita saudade de vc,até que fim consegui lhe encontrar,vc é muito especial para mim e minha mãe a Maria que morava em belem com o Zeca.Agora estamos morando no maranhão com a minha vó,vc lembra que a senhora é minha madrinha o tempo passa mas pessoas como vc agente nunca esquece guarda no coração para sempre,um abraço bem forte DEUS abençoe sua vida e sua carreira mas e mais tambem tenho vontade de ser jornalista beijos ate a proxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *