Neste ano, 15 estabelecimentos locais participam do evento, que reúne porções e petiscos que enaltecem a rica gastronomia amapaense com foco na comida de bar

Macapá – Bares e restaurantes de Macapá já confirmaram presença na lista de estabelecimentos concorrentes da 2ª edição do festival Bar em Bar. O evento, consolidado em todo o país, valoriza a gastronomia brasileira e neste ano em Macapá, começa nesta sexta-feira, 30, e segue até o dia 30 de dezembro.

Uma comitiva de profissionais da gastronomia visitou dezenas de bares e os participantes, selecionados e confirmados foram: Scorpions Snooker Bar, Petiscaria MMA, Banca Rio’s Beer, Sankofa Gastrobar, Casebre Comer & Beber, Vitruviano Gastrobar, Osteria Il Giardinetto, Treta Club, Cancun Mexican Food Bar, Lá Bart Bar e Restaurante (Araxá), Lotus Bar e Restaurante, Bar e Restaurante da Capitú (Orla do Santa Inês), Restaurante Japan, 313 Restaurante e Empório do Índio.

De acordo com o executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel no Amapá, Sandro Bello, a 2º edição do Bar em Bar enaltece os aspectos sociais e afetivos que todos os estabelecimentos de alimentação fora do lar promovem. “O brasileiro gosta de bares e sempre marca um encontro com familiares e amigos nesses estabelecimentos. Além de fomentar a economia, o evento incentiva os chefs e proprietários de bares a criarem pratos e petiscos cada vez mais interessantes e atrativos para o público”, disse.

“A gastronomia é a arte de extrair dos alimentos e bebidas o que eles têm de melhor. E a comida de bar ou boteco não foge desse requinte todo. São frituras, carnes, frios, hambúrgueres, defumados e petiscos deliciosos em porções com receitas exclusivas criadas especialmente para quem adora combinar os sabores diversos com uma boa bebida,” finaliza o executivo.

O festival também funcionará no formato de concurso, um grupo de jurados irá avaliar as criações gastronômicas dos chefs em cada estabelecimento, e ao final do circuito, elegerão a melhor comida de bar de Macapá.

Serviço:

Festival Bar em Bar

Degustação: de R$ 15,00 a R$ 20,00

De 30/11 a 30/12

Nos melhores bares e restaurantes de Macapá, confira os locais.

 

Menu Bar em Bar

1. Petiscaria MMA
Picanha da Orla
Tiras de picanha na chapa acompanhada de molho de mostarda Djon. Harmoniza com chopp ou cerveja
Chef Marcelo Bertolucci

2. Banca Rio’s Beer
Mini Kaftas
Acompanhadas de molho picante. Harmoniza com as cervejas India Pale Ale (IPA), Bitter e English IPA

3. Sankofa Gastrobar
Bolinho de Feijoada
Cremoso, recheado com bacon, calabresa e couve em redução de feijoada. Acompanha creme picante, laranja e dose de cachaça. Harmoniza com caipirinha clássica e cerveja
Chef Willy Miranda

4 Casebre Comer & Beber
Mini hambúrguer de Carne seca com geleia de pimenta
Com carne seca desfiada, queijo coalho e geleia de pimenta no pão de macaxeira. (05 unidades). Harmoniza com cerveja
Chef Fábio

5. Vitruviano Gastrobar
Marupá
Linguiça artesanal mista, carne bovina e suína, tempero da vovó, acompanha molho vinagrete, molho tucupi reduzido e farofa flocada. Harmoniza com whisky, cachaça, vinho e cerveja
Chef Eugênio Gato e cozinheira Josiane Lima

6. Osteria Il Giardinetto
Bignè da Osteria
Massa choux salgada com ragù de linguiça artesanal, mascarpone caseiro e geleia de pimenta dedo de moça. Harmonização com prosecco de Valdobiadene
Chef Orazio Cattani

7. Treta Club
Pastel de Tacacá
Pasteizinhos com recheio de jambu, goma, camarão e molho de tucupi. Harmoniza com cerveja pilsen e puro malte
Chef Karla Nascimento

8. Cancun Mexican Food Bar
Takitos Cancún
Tortilla mexicana de milho, frita, recheiada com camarão regional salteados com pimentas jalapana e chiplote, massala, salsinha e coentro picados, pimentões coloridos picados sob uma cama de molho Guacamole. Harmoniza com drink.
Chef Wal Chagas

9. Lá Bart Bar e Restaurante (Araxá)
T-bone Suíno
Corte suíno envolto de um maravilhoso tempero. Acompanha farofa de soja e pimenta. Lá Bart. Harmoniza com cerveja.
Chef Bart

10. Lotus Bar e Restaurante
Filé ao catupiri
Cubos de filé com catupiri gratinado. Acompanha chips artesanais. Harmoniza com Gin
Chef Franklin William

11. Bar e restaurante da Capitú (Orla do Santa Inês)
Camarão à Capitú
Camarão rosa crocante, acompanha molho rosè e legumes refogados. Harmoniza com cerveja e whisky
Chef Capitú

12. Scorpions Snooker Bar
Pastelbúrguer
Burguer artesanal, muçarela, presunto e salada de alface, tomate e pepino entre  pastéis recheados de muçarela. Acompanha batata frita. Harmoniza com chopp e cerveja.

Chef Iana

13. Empório do Índio
Pastéis de vatapá
Mini pastéis recheados de um delicioso vatapá. Harmoniza com cerveja.
Chef Índio

14. Restaurante Japan
Japan Kushikatsu
Tradicional petisco japonês empanado , com carne, queijo e legumes selecionados. Harmoniza com saquê e cervejas tipo weissbier.
Chef Yukio Nagano

15. 313 Restaurante
Bolinho de pirarucú com recheio de queijo manteiga e banana da terra. Acompanhado dos molhos: chutney de cupuaçu e pesto de jambú, castanha e espuma de tucupí. Harmoniza com drink cítrico e refrescante a base de limão, cachaça e abacaxi.
Chef Geane Gomes

M.sc. Turº

Sandro Belo Barriga

ABBTur nº 15865 AP

Executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá – Abrasel/AP

55 (96) 98135-7900