O psiquiatra  e artista  plástico, Augusto Leite participará na próxima semana da exposição “Carroussel do Louvre”, no Museu do Louvre, o evento ocorre anualmente, na França em Paris.

A curadora do artista é Diva Pavessi que é brasileira, mora em Paris é uma das organizadoras do evento há mais de trinta anos e foi ela mesma que o convidou. Diva esteve em Macapá e em visita oficial com o seu vice-presidente, um marroquino que é doutor em etinobotânica e dono do museu de artes contemporâneas de Marraquexe.

Ambos queriam conhecer Macapá e principalmente Mazagão velho para ver de perto de onde vieram seus ancestrais de Mazagão do Marrocos. Diva selecionou duas obras de Augusto Leite. A primeira de título : “Sinfonia do Mapa” onde se lê na partitura as notas da música, canção do Amapá, além do açaí, garrafa de gengibirra e do tambor do marabaixo, uma natureza morta em óleo sobre tela. A segunda de nome “Remanso da Fortaleza Antiga”, também óleo sobre tela que retrata a Fortaleza de São José de Macapá na década de 50.

Diva Pavessi irá prestar uma homenagem no Louvre ao Amapá, expondo duas fotos: Uma das marabaxeiras em frente à Fortaleza, e do indígena, o historiador Ermano. Pela primeira vez foto em cores para mostras, as belezas que ela diz ter ficado encantada
As fotos são de Álvaro Benincasa.