A corrupção não é um problema menor

Por Randolfe Rodrigues – Senador da República

A corrupção não é um problema menor, um detalhe, não é um discurso, como alguns podem querer dizer, udenista. A corrupção é uma das mais dramáticas mazelas não somente do Brasil, mas também do mundo. Em nosso País, lamentavelmente, tomou ares de dramaticidade. E o que estamos fazendo no Senado, com a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é um alerta. Quando a sociedade deixar de acreditar em suas instituições, em seus senadores, deputados, no Ministério Público, na Polícia Federal, no Executivo, o Estado democrático de direito estará ameaçado.
Temos que reforçar a atuação de instituições que honram a República. E neste país há instituições republicanas e que orgulham os brasileiros, como o Ministério Público e a Polícia Federal. Destaco trecho da nota de esclarecimento da Associação dos Delegados da Polícia Federal sobre sua operação mais recente: “É uma pena que aqueles que se dizem estarrecidos com a violência pelo uso de algemas não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no País, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhões de pessoas na miséria, inclusive, condenando-as à morte”.

 

Muitos ficam assustados, estarrecidos, por conta da algema, do vazamento, da foto. Mas esse estarrecimento tem de ser por causa dos milhões que deveriam ter ido para o turismo no Amapá, que poderiam ter dinamizado a economia do meu Estado. Esse estarrecimento deveria ser por causa dos bilhões desviados do Ministério dos Transportes, que poderia ter asfaltado estradas, construído ferrovias, melhorado a infraestrutura aeroportuária às véspera da Copa do Mundo no Brasil. Agora se fala do gado como se o problema não fosse o carrapato, como se o problema fosse o gado. O problema é o carrapato, e o carrapato que está sendo combatido por instituições republicanas, como a Polícia Federal e o Ministério Público, é a corrupção.
A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção manda uma mensagem à Presidência da República: Presidente Dilma, conte conosco! Faça a limpeza no Ministério dos Transportes! Faça no Ministério do Turismo! Faça na Agricultura! No Ministério do Turismo tem que demitir o Ministro. Não é possível que o Ministro tenha um secretário executivo, ao lado dele, sendo encarregado pela direção dos negócios da pasta, que não soubesse do esquema que estava sendo montado lá. Faça isso, Presidente, e não se preocupe com o fisiologismo.

 

Na Controladoria-Geral da União, manifestamos nosso apoio ao Senador Jorge Hage.
Deixamos claro que a presidente Dilma conta conosco, se for necessário, para ir às ruas mobilizar o povo brasileiro para apoiar medidas de combate à corrupção. Que ela não se submeta à chantagem, à pressão de base. Que ela se submeta à confiança do povo brasileiro, que está ao seu lado. Sendo necessário, nós iremos às ruas para defender o seu governo contra o fisiologismo, contra a chantagem, contra o achincalho. Será uma defesa do Brasil, uma defesa da República.
Estamos num momento crucial para o estado brasileiro. Dizem, no grego, que a palavra crise vem de crisol, que é o elemento purificador do ouro. A crise é uma síntese dialética. É nos momentos de maior crise que há o surgimento do novo. Que esta crise das instituições políticas que estamos vivendo hoje seja uma crise para construirmos o novo e refundarmos a República brasileira, desta feita sem a corrupção.

  • Fico feliz em saber que temos um senador que defende as instituições sérias desse país, só pesso que não se contamine pelo fisiologismo barato e pela corrupção, a sociedade brasileira está perto de uma revolta contra o sistema corrupto que se instalou no Brasil, espero que o senador proponha um projeto de Lei que puna com rigor o crime do colarinho branco, sendo a pena maior que a do latrocinio.
    Sucesso Senador.

  • E que ele lute também pelo fortalecimento e estruturação (prédios, equipamentos e pessoal) dos nossos órgãos de controle: Auditoria do Estado, Controladoria da União, TCU, TCE, Polícias, MPE e MPF, de modo que os recursos carreados ao Estado sejam efetivamente utilizados em prol da população.

  • Que bom ouvir uma voz que enaltece o trabalho dessas instituições como a PF e MP,enquanto milhares se calam ou levantam suas vozes a favor dos corruptos.É muito triste ver que a maioria dos nossos representantes são coniventes com este mal(corrupção) que assola o país.Parabéns senador Randolfe,o povo que te elegeu agradece pela defesa e acredita que em dias melhores p/o nosso Amapá.

  • A corrupção no brasil e algo tao malefico, abominavel, nojento e porque nao cultural na politica brasileira, que se for prender todos os politicos envolvidos com algum tipo de corrupção, vai faltar presidio. tudo no brasil e na base da propina, isso em tudo quanto e lugar. o guardinha de transito pede propina, o servidor da prefeitura pede propina em tudo quanto e lugar tem que se molhar a mao alguem para algo sair mais rapido ou ser aprovado.

  • Senador Randolf Rodrigues, ñ tenho como provar + fica aqui minha palavra de que foi uma emoção musical como se eu estivesse tocando o Bolero de Ravel em um piano de calda inteira ter votado em vossa excelencia, foi uma honra Senador ter acreditado e acredito em sua inteligencia privelegiada, morando aqui em Recife acompanho as noticias do meu lugar MCP pela internete em especial este tão verdadeiro Blog, este cancer chamado corrupção parece não ter fim neste tão belo Pais, neste momento da minha vida senador Randolf Rodrigues aos meus 54 anos de idade sinto a mão da corrupção ter tirado a comida do meu prato e parte da minha cultura, as vezes nas madrugadas aqui em Recife e no olhar dos predios e da brisa morna que vem da Praia de Boa Viagem sinto vontade voltar pra casa, pois tenho um grande Pai que precisa muito de mim, mais quando leio suas convições, proprosições e este seu desabafo que vem de um Senador da Repúplica eu na minha alienação vendo tantos roubos e ninguém vai preso, começo a sentir falta dos militares inquietos nos quartéis vendo toda esta roubalheira, todo este circo de não poder colocar algemas em ladrões e alguns segmentos da Justiça Brasileira fazendo injusticas, de boa mais uma vez me perdoem mais as instituições começam a ficar ameaçada e a tão sonhada democracia começa a se perder por maus brasileiros que roubam tanto dinheiro dos cofres púplicos. Estou exilado do meu estado ilustre Senador em face de uma infinita perseguição do atual partido que esta no poder em MEU ESTADO, fica aqui a minha tristeza mais a certeza e a esperança de que um dia com o avanço de suas lutas no Parlamento em Brasilia vossa excelencia com certeza sera o proximo Governador do Amapá, e ai eu vou arrumar minha mochila e meu violão e voltarei pro Amapá pra conversar com o povo pra votarem em vossa excelencia..parabens Senador Randolf pela luz, inteligencia e compromisso com o Amapá e o Brasil.Maestro Venilton leal(menestrel)..agradeço a atenção da notavél jornalista e agradeço a puplicação..abs

      • mano ñ fugi, sou um profissional da música erudita, bossa nova, musica instrumental e formado em Ciencias Sociais, amapaense nascido no bairro do trem, 54 anos dos quais 35 dedicados ao Amapá, amazônia e Brasil, este negocio de Harmonia ñ combina cmg parceiro, fui apenas diretor do teatro das bacabeiras nos anos ded 2003/2004 e 2005, o ex-governador Waldez Góes acreditou em minha arte minha capacidade institucional e adiminstrativa e acredito que fiz um grande trabalho naquele organismo de cultura, este negocio de harmonia não funciona pra mim amigo acredite talvez pros gutembergs e jocas grunhos da vida, nunca fui partidário apenas um tecnico a serviço do Amapá, mais foi bom ter saido do Amapá vejo minha música e arte ser reconhecida aqui em Recife, Fortaleza e parte do Nordeste aonde eu faço meus Shows, agora dia 28 vou estar no Brazilian Days em New Yorke tocando com o Beto Barbosa, a vida segue, Sr: Jonh Malkovick ou sei lá quem é vc, no + abs…agradeço a jornalista pela puplicação..abs

      • ei Jonh pra Macapá não da pra voltar agora, mais se vc quiser venha pra cá pra Recife mano que vou te levar na praia de Boa Viagem ai a gente toma uma cerveja e depois eu te jogo na praia do Pina pra te dar de tira gosto pros tubarões, nossa eles vão adorar carne de Traira da Amazonia..to te esperando mano…abs..obrigado Alcilene um abraço.

      • nada…apenas minha música é + valorizada aqui no Nordeste, morei muito tempo em Fortaleza, BH, Recife e consegui um trampo e estou aqui, paralelao a isto o atual Govenador ñ gosta de mim, ñ sei porque cargas d’agua…enfim sou tecnicro ñ sou partidário..+ politicos passam o amapa, minha música assim como de muitos outros grande nomes da musica do ap, ficam guardados no sentimento do povo..abs.

  • Acho que o senhor, Senador, é uma das nossas últimas esperanças. Sei que a carga é pesada, mas acho que a maioria dos amapaenses estão depositando no senhor toda sua esperança, e tenho fé, que vai conseguir. Do jeito que está, tá muito difícil. Um abraço.

  • Parabéns ao jovem senador da Republica que tem demonstrado que ainda existe esperança para construirmos um Brasil mais justo e solidário. Depois de 25 anos de atuacao como professora na rede federal de ensino, com 9 anos no Amapá e o restante aqui em Natal, percebo que estamos colhendo frutos nessa nova geração que ajudamos a formar. Muito Obrigada Senador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *